Parceria com Samuel Rosa, a música fala sobre o término de Nando com Marisa Montes

A canção Resposta é a segunda parceria de Nando Reis com Samuel Rosa, lançada no disco Siderado, do Skank, de 1998.

Nando e Samuel se conheceram em meados dos anos 90, no programa Rock Gol, da MTV, um campeonato de futebol disputado por músicos da cena nacional. Logo, eles criaram uma grande amizade e afinidade e passaram a compor juntos.  

A primeira parceria dos dois é a canção É Uma Partida de Futebol, lançada pelo Skank no disco O Samba Poconé, de 1996, e que foi um tremendo sucesso, tornando-se música tema da Copa de 1998. 

Como acontece na maioria de suas parcerias, a letra é de Nando Reis e a música de Samuel Rosa. Normalmente, Samuel manda a melodia para Nando e ele cria a letra em cima dela.Mas, no caso de É Uma Partida de Futebol foi diferente: Nando mandou – por fax – a letra para que Samuel musicasse.

Nando Reis e Samuel Rosa no palco do Espaço das Américas, em São Paulo (2019) | Foto: Reprodução/Facebook.

A ‘Resposta’ nunca veio

Já no caso de Resposta, como tornou-se uma constante na parceria entre os dois, Nando recebeu a melodia de Samuel em uma fita cassete e teria que escrever uma letra em cima dela. Tinha, inclusive, um prazo para que ele entregasse a letra e esse prazo estava se esgotando.

Nando então, pressionado pelo prazo, escreveu a letra em um quarto de hotel no Rio de Janeiro, em uma madrugada só, em cima de uma conversa que tinha tido naquela noite.

Em um dos vídeos do seu canal no Youtube, o ex-Titã conta que resolveu então escrever uma canção sobre uma Resposta que nunca veio. Uma Resposta que ele esperava de algo que é irrespondível, que é um pedido de perdão.

Ele se refere ao fim de seu relacionamento com a também cantora e compositora Marisa Monte, com quem namorou nos anos 90 e cujo término se deu por conta de algo que ele fez que a magoou. Ele estava inconformado e arrependido e desejoso de superar sua indelicadeza por meio da comunicação.

Nando Reis e Marisa Monte no Canecão, Rio de Janeiro (2009) | Foto: Christian Rôças/Flickr.

Na época em que namoravam, Nando mostrou um caderno que ele tinha com diversos versos e composições suas para Marisa e eles começaram também a compor juntos.

E na letra da música ele conta que, depois do término, ele lia os versos deste caderno, pensando no que Marisa tinha achado deles. Na letra, ele diz que não teve respostas dela sobre o que achou dos versos, mas – na verdade – teve sim, pois eles até compuseram canções juntos a partir daqueles versos. 

Um exemplo disso é a canção Ainda Lembro, parceria de Nando e Marisa, lançada no disco Mais, da cantora, em 1991, que fez um imenso sucesso.  A frase “Ainda lembro que eu estava lendo”, de Resposta – inclusive – faz referência à Ainda Lembro.

Nando, apesar de pedir perdão e desejar reverter a situação do término, sabia que já estava distante de voltar a ter um relacionamento com Marisa Monte. E Nando finaliza esse vídeo em que conta a história da letra da música dizendo que existem coisas que nunca terão Resposta mesmo.

Regravação de Milton Nascimento

A canção  estourou e foi um super sucesso no Brasil inteiro. No ano seguinte, 1999, Milton Nascimento gravou Resposta em seu disco Crooner, junto com Lô Borges, deixando Nando e Samuel muito lisonjeados. É a única composição dos dois gravada por Milton.

Depois disso, Nando Reis e Samuel Rosa lançaram várias outras parcerias de sucesso como: Ali, Dois Rios, Ainda Gosto Dela e Sutilmente.

Nando Reis é um dos grandes artistas confirmados no Festival Novabrasil 2022, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Para saber mais informações, clique em: festivalnovabrasil.com.br