Liniker é uma artista que, aos 26 anos, é considerada uma das maiores revelações da música brasileira. Liniker é uma mulher trans e uma das vozes mais presentes do movimento. A cantora nasceu no interior de São Paulo e ganhou mais popularidade com o EP Cru, lançado em 2015.

Desde então, passou por diversos locais em turnê, como no Brasil inteiro, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Angola e em 16 países da Europa. Diante de tudo isso, resolvemos preparar este artigo para te mostrar como Liniker impacta o cenário da música brasileira com representatividade. Veja!

Liniker na Indigo Borboleta Anil Tour em São Paulo
Liniker na Indigo Borboleta Anil Tour em São Paulo. | Foto: Divulgação/Instagram.

Quem é Liniker?

Liniker de Barros Ferreira Campos nasceu em Araraquara, interior de São Paulo, no ano de 1995. É uma cantora e compositora que conta com influências de estilos como jazz, samba e soul. A partir de 2015, ganhou mais destaque em razão de sua potência vocal e por suas letras românticas. Liniker possui um timbre grave versátil e consegue transitar naturalmente para o agudo em frequentes falsetes.

Agora que você descobriu quem é Liniker, precisa conhecer a carreira dessa grande artista brasileira. Prossiga com a leitura para o próximo tópico!

Liniker na Indigo Borboleta Anil Tour em São Paulo
Liniker na Indigo Borboleta Anil Tour em São Paulo. | Foto: Thi Santos/Instagram.

Carreira

Em 2015, surgiu a banda Liniker e os Caramelows. Em 15 de outubro daquele ano, a banda lançou o EP Cru, por meio do primeiro single, Zero. Os vídeos com as interpretações das canções geraram milhões de visualizações rapidamente.

Em 16 de setembro de 2016, a banda Liniker e os Caramelows lançou seu álbum de estreia, intitulado Remonta, gravado com o apoio dos fãs, que contribuíram com um financiamento coletivo. O disco foi um sucesso e reverberou internacionalmente, ganhando a atenção da imprensa.

No dia 22 de março de 2019, aconteceu o lançamento do segundo álbum da banda, intitulado Goela Abaixo. Esse álbum conta com canções como Calmô e Intimidade. Além disso, teve a participação de Mahmundi em Bem Bom. Em março de 2018, Lava, o primeiro single, é lançado.

No início de 2020, em uma entrevista à Rolling Stone, Liniker e Barone, baixista e produtor do grupo, anunciaram a separação de Liniker e os Caramelows, após cinco anos juntos, para iniciarem projetos paralelos.

Em setembro de 2021, a cantora Liniker lançou seu primeiro álbum em carreira solo, o Índigo Borboleta Anil, que teve a colaboração de Milton Nascimento e de Tassia Reis.

Liniker também fez trabalhos como atriz, participando do elenco de Manhãs de Setembro, série da Amazon Prime Video. Na série, a cantora é a protagonista, chamada Cassandra. Cassandra é uma motogirl de aplicativo que descobre um filho de dez anos e precisa receber ele e a ex-namorada na kitnet onde mora.

Até aqui, já deu para perceber como a artista Liniker é importante e possui uma carreira bastante admirada. Quer saber como Liniker possui relação com a representatividade? Então, prossiga com a leitura para o próximo tópico deste artigo!

Representatividade

Liniker, em 2014, ingressou na Escola Livre de Teatro, localizada em Santo André. A partir disso, começou a adotar uma identidade visual andrógina. Sendo assim, artisticamente, seu visual passou a ser composto por turbantes, saias, batons, bigodes e outros elementos.

O visual de Liniker descontrói de forma enfática os padrões imputados ao sexo masculino, sendo que, a cantora, como intérprete e pessoa, não se define como homem, nem como mulher. Diante disso, a artista se tornou um grande exemplo de pessoa não-binária.

Em relação ao pronome de tratamento, Liniker prefere que lhe refiram no pronome feminino.

Liniker de Barros Ferreira, nascida no dia 3 de julho de 1995, em Araraquara, no interior de São Paulo, é um dos grandes nomes da nova geração da MPB. A família de Liniker é repleta de músicos e carrega em seu nome uma homenagem ao jogador de futebol inglês, Gary Lineker, artilheiro da Copa do Mundo de 1968. A vocalista da banda Liniker e os Caramelows sempre escutou samba-rock e soul e, durante a adolescência, resolveu seguir a carreira musical.

Liniker consiste em uma personalidade extremamente importante como figura de representatividade para a comunica LGBTQIA+, tanto por seu visual, que , tanto por seu visual, que, tanto por seu visual, que demonstra uma identidade andrógina, quanto por suas músicas, que carregam expressões diretamente ligadas à comunidade e suas ideologias. A cantora também se posiciona a respeito da importância de uma pessoa trans e negra ter visibilidade na mídia e como isso pode afetar os outros também.

De forma geral, em seu canto e em suas composições, a artista busca enfatizar a representatividade que, há muitos anos, não ressoavam com tanta força na música e em uma só cantora. Liniker é uma mulher trans, negra e LGBTQIA+ que conseguiu conquistar um espaço de destaque e único no cenário nacional. Sendo assim, acabou se tornando uma referência para muitos que também desejam expressar o amor em qualquer forma.

Gostou de saber como a cantora Liniker é uma figura marcante para a representatividade e para a comunidade LGBTQIA+? Então, que tal escutar canções dessa artista? Separamos os principais sucessos de Liniker no próximo tópico. Vamos lá?

Principais sucessos de Liniker

No decorrer dos últimos anos, Liniker conquistou espaço como uma das principais sensações da música brasileira. A banda Liniker e os Caramelows fez com que a cantora fosse indicada ao Grammy Latino e desenvolveu inúmeras turnês internacionais, conquistando público de todo o mundo ao cantar sobre suas experiências íntimas de uma forma cativante e sensível.

No ano de 2015, um dos principais sucessos de Liniker foi lançado, o single Zero. Essa canção se tornou um sucesso de visualização. Motivados, em 2016, Liniker e os Caramelows decidiu lançar seu primeiro álbum, chamado Remonta. Com esses títulos, o grupo alcançou o sucesso.

Além de Zero, outras duas músicas de sucesso da cantora Liniker que queremos te apresentar aqui neste artigo são: Baby 95 e Caeu. Vale a pena escutar!

Se você está procurando por “Liniker cantora”, esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre Liniker. Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e venha explorar os demais artigos aqui do blog da Novabrasil FM!