Ator e diretor Milton Gonçalves nos deixou segunda-feira (30)

Ontem, segunda-feira (30), o Brasil se despediu de um de seus maiores artistas: Milton Gonçalves – ator, diretor e uma verdadeira referência das telas brasileiras. Com sua arte, Milton não somente emocionou a todos, como, também, inspirou e abriu caminhos para uma geração que viria depois.

Segundo a família, o ator de 88 anos morreu em casa, no Rio, por consequências de um AVC que sofreu em 2020. O velório aconteceu hoje (31), terça-feira, no Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro e foi aberto para que o público também se despedisse. 

A filha de Milton, Catarina Gonçalves, em depoimento ao G1 disse: “A morte dele foi muito calma, muito bonita. Eu estava ao lado dele e foi como se ele estivesse indo dormir. Foi muito calmo. Apesar dele ser um grande ator dramático, não teve nada de drama nesse momento. Foi muito calmo”. Viúvo, o ator deixou 3 filhos e 2 netos.

Milton Gonçalves tem mais de 60 anos de carreira | Foto: Marcos Serra Lima/ EGO.

A carreira e conquistas de Milton Gonçalves

Com mais de 60 anos de carreira, Milton Gonçalves deixa um legado. Lutou pela igualdade, combateu preconceitos e sempre deixou claro seu posicionamento de querer mais espaço para atores negros. 

Em depoimento ao documentário ‘A Negação do Brasil’ (2000), de Joel Zito Araújo, o ator e direção declarou “Nós, atores negros, temos tão poucos papéis… E você vê que eu tô desfilando aqui uma série de personagens, eu deveria estar mais do que satisfeito, contente e feliz, mas eu não acho essas coisas devam ser feitas como uma andorinha sozinha. Eu acho que tem que ter mais pássaros voando. Não existe nada mais angustiante do que você pousar num poleiro, olhar para um lado, olhar para o outro e ver que você está sozinho.”

‘O bem-amado’, ‘Pecado capital’, ‘Sinhá Moça’, ‘A Grande Família’ (1972) e ‘Escrava Isaura’ foram apenas alguns dos trabalhos que realizou. Só na TV Globo, foram mais de 40 novelas. No cinema, estrelou mais de 50 filmes. Milton Gonçalves foi o primeiro brasileiro a apresentar um prêmio no Emmy Internacional no mesmo ano em que foi indicado. Ao lado da atriz americana Susan Saradon, apresentou a categoria melhor programa infanto-juvenil. Milton foi indicado na categoria de melhor ator.

 

Veja as homenagens de artistas fizeram a Milton Gonçalves

Milton Gonçalves era reconhecido como um grande professor entre o meio artístico, o que ficou claro nas diversas homenagens que recebeu de artistas como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Camila Pitanga, Lima Duarte, Ary Fontoura, Zezé Motta, entre outros.

 

  • Lázaro Ramos

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Lázaro Ramos (@olazaroramos)

 

  • Taís Araújo

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Taís Araujo (@taisdeverdade)

 

  • Camila Pitanga

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Camila Pitanga (@caiapitanga)

 

  • Lima Duarte

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Lima Duarte (@limaduarte)

 

  • Ary Fontoura 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ary Fontoura (@aryfontoura)

 

  • Zezé Motta 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Zezé Motta (@zezemotta)

 

Nós, da Novabrasil, deixamos todo nosso respeito, admiração e solidariedade a família de Milton Golçalves. Viva, Milton!