Você com certeza já deve ter ouvido a frase “Toca Raul” em algum show ou apresentação, não é? A tão famosa frase é apenas um dos vários legados deixados por Raul Seixas.

O grande cantor brasileiro de MPB, Raul Seixas, foi de extrema importância para a construção e caracterização do que chamamos hoje de música popular brasileira, com seus vários hits.

Raul Seixas é um grande ícone não só da MPB, mas também da cultura brasileira, inspirando vários outros artistas, e com fãs que mantêm o seu legado vivo para as próximas gerações. A seguir, saiba mais sobre o cantor Raul Seixas aqui!

Raul Seixas em ensaio fotográfico para capa do álbum ‘Raul Seixas’ (1983)
Raul Seixas em ensaio fotográfico para capa do álbum ‘Raul Seixas’ (1983). | Foto: Ariel Serevino/editado.

Biografia de Raul Seixas

Raul Seixas nasceu no dia 28 de junho de 1945, na Bahia. Ele foi um grande cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro, fazendo com que o nome Raul Seixas se tornasse um dos mais importantes nomes do rock brasileiro. Entre suas diversas obras, as mais famosas são Maluco Beleza, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Mosca na Sopa e Ouro de Tolo.

Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, com 44 anos, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo, vítima do abuso de álcool e drogas.

Vida pessoal

Raul Seixas, nascido Raul Santos Seixas, nasceu no dia 28 de junho de 1945, em Salvador, Bahia. O cantor era filho de Raul Varella Seixas, um engenheiro de estradas de ferro, e de Maria Eugênia Santos Seixas.

Com sete anos, Raul Seixas iniciou o ensino primário. Em 1957 ele ingressou no Colégio São Bento, mas foi reprovado na segunda série três vezes, então foi mandado para o colégio interno Marista, onde completou apenas a terceira série.

Raul Seixas era um grande fã dos livros da biblioteca de seu pai, e gostava de criar suas próprias histórias, sempre desenhando os personagens em seus cadernos da escola. Apesar de ter seguido a carreira musical, seu sonho era se tornar um escritor.

Quando era adolescente, Raul Seixas ficava horas ouvindo músicas dos ídolos Elvis Presley e Little Richard, e em 1959 fundou o fã clube “Elvis Rock Club”, com o seu amigo Waldir Serrão.

Raul Seixas: Como iniciou sua carreira?

O cantor já era conhecido na capital baiana, então decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, em 1968, junto com a sua banda Os Panteras, e nesse período foi descrito como “passando fome por dois anos na Cidade Maravilhosa”. Foi nessa época que a amizade de Chico Anysio e Jerry Adriani nasceu, junto com o sucesso Let Me Sing, Let Me Sing.

Em 1969, com o fim da banda e triste com o fracasso, Raul Seixas volta a sua terra natal, e em 1970 ele volta ao Rio de Janeiro, mas dessa vez como produtor. Junto de sua esposa Edith Wisner, Raul Seixas se mudou para o Leblon.

Em maio de 1972, Raul Seixas conheceu a pessoa que possibilitou a mudança de todo o rumo de sua história, seu companheiro Paulo Coelho.

Junto com Mago, Raul Seixas escreveu alguns de seus grandes sucessos e que até hoje estão na mente do povo. Um ano depois de se conhecerem, Raul Seixas fez o lançamento do seu primeiro disco solo, chamado Krig-há, Bandolo!, que conta com diversas músicas em parceria com seu amigo Paulo Coelho, junto com uma adoração dos dois pelo famoso ocultista britânico Aleister Crowley.

Já no ano de 1974, Raul Seixas criou a “Sociedade Alternativa”, ao lado de Paulo Coelho. Era um conceito de sociedade livre, e foi inspirada no ocultista Aleister Crowley, que foi o tema de Gita, disco lançado naquele mesmo ano.

Ainda em 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho foram presos pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e se exilaram nos Estados Unidos até 1975.

Quando os dois voltaram ao Rio de Janeiro, Raul Seixas lançou Novo Aeon, que garantiu um enorme sucesso com a música Tente Outra Vez, que foi composta em parceria com Paulo Coelho.

Principais sucessos

Alguns dos principais sucessos de Raul Seixas são:

Maluco Beleza

Maluco Beleza se tornou a música mais tocada de Raul Seixas no País alguns anos atrás. Raul desabafa nessa canção sobre seu estilo de vida, que sempre foi meio maluco e também meio lúcido. Como o mesmo disse, é o caminho que ele escolheu seguir.

Metamorfose Ambulante

Com certeza, Metamorfose Ambulante é uma das canções de Raul Seixas que tem mais sucesso hoje em dia, além de ter muito a ver com ele, junto com sua letra repleta de contradições.

Tente Outra Vez

Tente Outra Vez foi lançada em 1975, no álbum que marcou sua volta ao Brasil, Novo Aeon, e é um clássico de Raul Seixas, sendo uma balada rock com um arranjo épico.

Cowboy Fora da Lei

Essa faixa é mais puxada para o lado do country-rock, que combina com o nome da canção. A música conta com o som de um banjo e um violão de aço, além da letra com comentários sobre política.

Como surgiu a expressão “Toca Raul”

A expressão “Toca Raul” é algo que todo músico já deve ter escutado em seus shows. O cantor China diz que já deve ter ouvido o grito mais de mil vezes, e que se cada vez que se irritasse com alguém gritando “Toca Raul”, ele teria que parar seu show a cada cinco minutos. Também complementa que acredita que “Toca Raul” hoje em dia é mais um bordão do que coisa de fãs, e que muitas pessoas fazem apenas pela brincadeira, “pela galhofa”.

Já o artista Pata Tatá Aeroplano diz que antes era algo mais sério, mas hoje em dia o conceito mudou. Acredita que as pessoas que pedem para tocar Raul Seixas no meio de um show, na verdade, querem algo inusitado, querem quebrar o protocolo, e que chegou ao ponto que ultrapassa gerações, já que até as pessoas mais novas gritam a famosa frase.

Essa é a história por trás da expressão “Toca Raul”. Quer saber mais sobre MPB? Clique aqui e fique por dentro dos conteúdos da Novabrasil FM, a rádio que toca sempre Raul!