Para entender o surgimento do reggae no Brasil, em primeiro lugar, é necessário fazer uma viagem no tempo. Ou seja, chegar até suas origens, raízes e passar por todo o desenvolvimento desse estilo musical. Desse modo, o reggae é um gênero que tem o seu início no Ska e no Rocksteady, estilos muito conhecidos na Jamaica, no final dos anos 50 e início dos anos 60. 

Essa combinação de ritmo conquistou muitas pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Assim, possibilitou o surgimento de muitos cantores e músicas que são populares até hoje, portanto, o reggae foi inspiração para muitos compositores escreverem grandes canções nacionais.

Caetano, Toni Garrido e Natirruts
Caetano, Toni Garrido e Natirruts. | Foto: Divulgação/Instagram/Montagem.

Onde surgiu o reggae?

O reggae surgiu na década de 60, na Jamaica, e  teve Bob Marley, cantor e compositor, como o seu principal ícone. Nesse sentido, o nome “reggae” foi inspirado no som que se faz na guitarra, ou seja, o “re” seria o movimento para baixo, enquanto o “gae”, o movimento para cima.

Além disso, o reggae tem entre as suas principais características os cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, como também é tocada no terceiro tempo de cada compasso. Portanto, se trata de um ritmo lento e dançante que conquistou diversas pessoas.

Esse estilo musical também teve influência do Rastafari, um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, aspectos messiânicos. Por isso, toda essa crença, combinada com o uso das aspirações políticas, afrocentristas e a maconha, conquistou pessoas pelo mundo inteiro, principalmente pelo interesse no ritmo do reggae originado por Bob Marley. 

Além disso, a característica principal do gênero reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre preconceito, desigualdade, fome e outros problemas sociais. Outro ponto está na defesa e valorização das ervas entorpecentes, pois segundo a visão do movimento Rastafari, elas poderiam trazer muitas vantagens à sociedade. No entanto, atualmente, existem muitas outras observações sobre o reggae que não ficam exclusivas à cultura Rastafari, sendo assim, envolvem outros temas como o amor, sexo e outros aspectos.

Como o Reggae surgiu no Brasil?

A chegada do reggae no Brasil ainda é um tema um pouco polêmico, devido ao fato de não existir nenhum estudo histórico mais específico sobre o assunto, mas existem algumas direções que podem ser seguidas para tentar compreender como esse gênero musical desembarcou no País. Além disso, o primeiro contato dos brasileiros com o Reggae pode ser simbolizado pela visita de Jimmy Cliff, em 1969, para participar do FIC (Festival Internacional da Canção).

Desse modo, em 1972, Caetano Veloso gravou Nine Out of Ten, lançada no Brasil no mesmo ano, no álbum Transa. A canção foi considerada uma marca na história do reggae no Brasil. Outro cantor que também influenciou para o surgimento do reggae no Brasil foi Gilberto Gil, que se arriscou na linguagem do gênero em 1977, no disco Revela, porém, não se jogou totalmente nesse estilo musical. Por outro lado, logo depois, gravou a música No Woman No Cry, de Bob Marley, essa versão se tornou um grande sucesso no País, com mais de 500 mil cópias do compacto vendidas.

No mesmo momento que surge o reggae no Brasil, alguns estados, por exemplo, Pará, Maranhão e Bahia, também começavam a se apaixonar pelo gênero musical que era distribuído pelas mãos de um vendedor de discos importados. 

Em seguida, nos anos seguintes, os primeiros álbuns começaram a ser desenvolvidos no Brasil e, combinado com a vinda de Bob Marley ao País em 1980, o estilo começou a decolar de vez por aqui. Além disso, no mesmo ano, Gilberto Gil e Jimmy Cliff fizeram uma turnê muito popular pelo Brasil, e começaram então a surgir as primeiras bandas de reggae no Brasil.

Quais são os principais artistas do reggae no Brasil?

Além de Caetano Veloso e Gilberto Gil, começam a aparecer novos cantores de reggae do Brasil. Assim, no final dos anos 1970, aparece o Grupo Karetas, em Recife, considerado a primeira banda de reggae no Brasil. Outro cantor apontado como um dos pioneiros desse estilo musical no País é Edson Gomes, nascido na Bahia, o artista gravou seu primeiro disco Reggae e Resistência, em 1988, e seus hits foram compartilhados por todos os cantos.

Na segunda metade dos anos 1980, muitos outros grupos começaram a surgir, entre eles a Tribo de Jah, no Maranhão, inclusive, o estado carrega o apelido de “Jamaica Brasileira”, principalmente pelo fenômeno que o reggae se tornou no local. 

Além disso, a Tribo foi uma das responsáveis pelo fortalecimento e difusão desse título. Desse modo, o grupo, formado na Escola de Cegos do Maranhão, possui uma trajetória de sucesso até os dias atuais, levando em sua bagagem shows realizados em diversos lugares do planeta, entre eles na Argentina, Jamaica, Europa, entre outros.

Ainda na década de 1980, chega a vez do reggae se misturar ao rock, com a banda Paralamas do Sucesso. Em 1986, no Rio de Janeiro, começa a trajetória de uma das bandas que atravessou gerações e contribuiu ainda mais para a cena: o Cidade Negra. Logo depois, em 1992, o grupo carimbou o passaporte e voou até Montego Bay, na Jamaica. Assim, tornaram-se o primeiro conjunto de artistas latino-americanos a participar do Reggae Sunsplash Festival. 

Nesse sentido, com a apresentação de artistas brasileiros fora do país e o fortalecimento do cenário nacional, o número de bandas se multiplicou na década de 90. Entre elas podemos destacar alguns nomes que ficaram populares entre o grande público, por exemplo, Natiruts, Adão Negro, Alma Djem e Planta & Raiz.

Curiosidades sobre o reggae

Uma das principais curiosidades do reggae no Brasil aconteceu em 2012, após completar trinta e um anos da morte de Bob Marley, a presidente Dilma Rousseff decidiu homenagear o cantor jamaicano instituindo o Dia Nacional do Reggae. Assim, a data é comemorada no dia 11 de maio, mesmo dia em que o artista morreu, aos 36 anos. 

Além disso, o texto compartilhado pelo Palácio do Planalto para divulgar a decisão dizia que nesta data “se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”.

Bob Marley
Bob Marley. | Foto: by PeterMurphy © Fifty-Six Hope Road Music Ltd.

O reggae no Brasil é um gênero musical popular entre os brasileiros e que possibilitou o surgimento de muitos cantores, compositores e artistas que desenvolveram canções que até hoje despertam sentimentos e emoções no público. Por isso, se você quer conhecer os melhores reggae do Brasil, clique aqui e explore os conteúdos da Novabrasil FM!