A Jovem Guarda ditou moda e influenciou centenas de jovens brasileiros. O movimento, ocorrido nos anos 60, marcou nossa música e deixou uma série de heranças culturais.

A seguir, saiba mais sobre a história desse marco, além de seus principais artistas e composições!

Jovem Guarda: o movimento dos jovens felizes

A Jovem Guarda surgiu como um programa de TV que começou a ser transmitido pela Record em 1965.

Antes disso, eram transmitidos jogos de futebol no horário, mas a cobertura deu tão certo que os estádios começaram a ficar vazios, então a emissora foi proibida de continuar com as transmissões.

O programa surgiu para tapar esse buraco na programação e acabou virando um verdadeiro fenômeno.

O show, que era voltado para os jovens, era apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com o enorme sucesso de audiência, a marca e estética da Jovem Guarda começou a se popularizar.

A Jovem Guarda foi um movimento que movimentou a juventude dos anos 60
A Jovem Guarda foi um movimento que movimentou a juventude dos anos 60. | Foto: Reprodução/montagem.

Os jovens eram movidos pelo amor, alegria, rock e soul. A juventude politicamente ativa os chamava de loucos, mas eles eram apenas felizes.

As principais influências da Jovem Guarda foram os Beatles, Elvis Presley e Rolling Stones. As canções alto astral e a guitarra elétrica foram companhias constantes.

O movimento não foi só musical, foi uma verdadeira explosão de cultura. A música, a moda e o comportamento jovem no geral, todos estavam embalados pelas influências da Jovem Guarda na década de 60.

Relembre 7 sucessos da Jovem Guarda

Músicas boas da Jovem Guarda é o que não falta, o movimento deixou uma série de composições que hoje trazem nostalgia para muitos e uma pitada de inveja para os que não tiveram a oportunidade de viver. De Wanderléa a Erasmo Carlos, relembre 7 sucessos da Jovem Guarda:

1) Prova de Fogo – Wanderléa

2) O Calhambeque – Roberto Carlos

3) Tô Doidão – Reginaldo Rossi

4) Quando Vi Você Dormindo – Wanderléa

5) O Gênio Cabeludo – Reginaldo Rossi

6) Pra Nunca Mais Chorar – Vanusa

7) Festa de Arromba – Erasmo Carlos

Gostou de aprender sobre a Jovem Guarda e relembrar os maiores sucessos desse movimento? Para mais conteúdos como este, continue acompanhando a Novabrasil por aqui!