A música brasileira é composta por artistas incríveis que colocam suas vozes marcantes e todo o seu talento em canções que são reconhecidas pelo mundo todo. Dentre tantos cantores e compositores, o pernambucano Lenine se destaca por ser um artista completo e multitarefas.

Nascido no dia 2 de fevereiro, o cantor comemorou 63 anos em 2022. Depois de tantos anos de vida e de carreira, as músicas dele seguem sendo cantadas, ouvidas e admiradas por muitas pessoas.

Neste artigo, vamos te apresentar mais sobre Lenine. Falaremos sobre sua vida e carreira musical, além de expor algumas de suas principais músicas e curiosidades envolvendo o cantor. Confira.

Quem é Lenine?

Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, conhecido como Lenine, nasceu em Recife, no dia 2 de fevereiro de 1959. Cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, letrista, ator, escritor, produtor musical, Lenine pode ser considerado um artista completo e versátil.

Filho de José Geraldo e Daisy Pimentel, Lenine recebeu esse nome devido a uma homenagem que seu pai, defensor dos ideais comunistas, queria fazer ao líder soviético Lenin, responsável pela deflagração da Revolução Russa.

O interesse de Lenine pela música começou quando ele ainda era criança. Ele tinha costume de pegar o violão da irmã mais velha escondido, roubando a chave do armário onde o instrumento ficava guardado, tirando as canções somente de ouvir.

O artista pode ser considerado um colecionador de prêmios e homenagens. Ele é ganhador de seis Grammys Latino, dois prêmios da APCA e nove Prêmios da Música Brasileira. Ao longo de sua trajetória, acredita-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido mais de 500 canções.

Conheça mais sobre o grande compositor Lenine
Conheça mais sobre o grande compositor Lenine. | Foto: Reprodução.

Carreira de Lenine

Falando sobre a carreira de Lenine, o cantor e compositor coleciona sucessos. Ainda jovem, ele integrou o elenco de novos talentos revelados pelo Festival MPB 81, realizado pela TV Globo com sua composição “Prova de Fogo”, gravada em parceria com Zé Rocha.

Em 1983, saiu seu primeiro disco solo chamado Baque Solto, e o segundo foi realizado dez anos depois, junto com o instrumentista carioca Marcos Suzano, “Olho de Peixe”.

Em 2002, saiu seu terceiro disco solo, Falange Canibal, que ganhou o Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo”. Com o passar dos anos, Lenine continuou lançando canções e, em 2006,  ingressou na fileira dos artistas que gravaram a série MTV Acústico com seus melhores sucessos.

Em 2015, o álbum Carbono foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, juntamente com a canção “Simples Assim”, a qual foi indicada para a categoria “Melhor Canção Brasileira”.

Em 2016, ele foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira nas categorias: “Melhor Álbum” (Carbono) e “Melhor Cantor”, tendo vencido nesta última. Em 2017, é vencedor do Prêmio da Música Brasileira nas categorias: Melhor álbum de MPB e “Melhor Cantor de MPB”

Como destacamos, Lenine é um artista completo, ou seja, é conhecido por sua vez e também pelo seu desempenho como compositor e instrumentista. Além de todos os prêmios que conquistou, demonstrando ainda mais sua versatilidade, ele já atuou como diretor musical e produtor musical e participou do curta-metragem infantil “Cada Um com Seu Cada Qual”.

Principais composições do cantor pernambucano Lenine

Veja, a seguir, trechos de 3 principais músicas de Lenine que são consideradas grandes sucessos.

Lenine músicas veja alguns sucessos
Lenine músicas veja alguns sucessos. | Foto: Reprodução.

Paciência

A música “Paciência” faz parte do álbum “Na Pressão”, lançado em 1999. A canção é um dos maiores sucessos de Lenine e, com sua letra, busca uma reflexão sobre a pressa da vida e a rotina desenfreada. Confira o ao vivo, no 7° Festival NOVABRASIL, em 2016.

“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede um pouco mais de alma

A vida não para

Enquanto o tempo acelera e pede pressa

Eu me recuso faço hora vou na valsa

A vida é tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal

E a loucura finge que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência

E o mundo vai girando cada vez mais veloz

A gente espera do mundo e o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência”

É O Que Me Interessa

“É O Que Me Interessa” é uma das canções do álbum “Labiata”, lançado em 2008.

“Me traz o teu sossego, atrase o meu relógio

Acalma a minha pressa

Me dá sua palavra, sussurre em meu ouvido

Só o que me interessa

A lógica do vento, o caos do pensamento

A paz na solidão

A órbita do tempo, a pausa do retrato

A voz da intuição

A curva do universo, a fórmula do acaso

O alcance da promessa

O salto do desejo, o agora e o infinito

Só o que me interessa”

Simples Assim

“Simples Assim” está presente no álbum Carbono, lançado em 2015. Confira a música no 7° Festival NOVABRASIL, em 2016.

“Do alto da arrogância qualquer homem

Se imagina muito mais do que consegue ser

É que vendo lá de cima, ilusão que lhe domina

Diz que pode muito antes de querer

Querer não é questão, não justifica o fim

Pra quê complicação, é simples assim

Focado no seu mundo qualquer homem

Imagina muito menos do que pode ver

No escuro do seu quarto ignora o céu lá fora

E fica claro que ele não quer perceber

Viver é uma questão de início, meio e fim

Pra quê a solidão, é simples assim

É, eu ando em busca dessa tal simplicidade

É, não deve ser tão complicado assim

É, se eu acredito, é minha verdade

E é simples assim”

5 curiosidades sobre Lenine

Além de conhecer a carreira e as músicas de Lenine, vamos te deixar mais próximo do cantor apresentando algumas curiosidades sobre ele. Confira:

1. Time

Apesar de não ser fanático por futebol e não ter nenhuma influência dentro da sua família para o time, Lenine torce para o time Sport, conhecido como Leão da Ilha. Seu pai torcia para o Santa Cruz e sua mãe para o Naútico.

2. Paixão pelas orquídeas

O amor pelas orquídeas é uma das marcas do cantor. Uma vez, em seu sítio, uma flor chamou atenção do cantor e ele decidiu fotografar e pesquisar mais sobre ela. Ele descobriu que era uma orquídea e, desde então, é encantado por essa espécie.

3. Parcerias

Lenine já fez parcerias com importantes nomes da música brasileira, como Maria Rita, Maria Bethânia e Capital Inicial.

4. Versatilidade

Além de suas inúmeras habilidades, Lenine também se destaca pela sua versatilidade nos gêneros musicais. Lenine representa principalmente a MPB, mas tem influência também da Bossa Nova, Frevo, Maracatu, Pop, Samba e Blues.

5. Engenheiro Químico

Além de suas habilidades musicais e artísticas, Lenine é formado em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Quer saber mais sobre Lenine e outros grandes astros da MPB, Pop e outros artistas brasileiros, nós te mostramos como! A NovaBrasil FM, em seu blog, disponibiliza os melhores textos sobre esses artistas. Além disso, se deseja ouvir as melhores canções do país, sintonize em nossa rádio e ouça o melhor da música!