Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Pickleball: moda passageira ou veio para ficar?

Luciano Borborema
14:31 22.03.2024
Brasilidade

Pickleball: moda passageira ou veio para ficar?

Por Roberto Nonato Você sabe o que é o Pickleball? E como faz para praticar essa modalidade? Trata-se de uma nova atração esportiva que tem ganhado cada vez mais participantes aqui no Brasil. O escritor, empresário e praticante de pickleball, Juca Fernandes, em entrevista à Novabrasil, destacou que o esporte surgiu há algumas décadas nos … Continued

Luciano Borborema - 22.03.2024 - 14:31
Pickleball: moda passageira ou veio para ficar?
Divulgação

Por Roberto Nonato

Você sabe o que é o Pickleball? E como faz para praticar essa modalidade? Trata-se de uma nova atração esportiva que tem ganhado cada vez mais participantes aqui no Brasil. O escritor, empresário e praticante de pickleball, Juca Fernandes, em entrevista à Novabrasil, destacou que o esporte surgiu há algumas décadas nos EUA. A pandemia fez com que o jogo fosse mais divulgado e conquistasse mais adeptos. O fato de ser jogado numa quadra facilitou o distanciamento que era pedido na fase aguda da pandemia. Hoje são cerca de 30 milhões de pessoas que praticam o esporte nos EUA.

O presidente da Confederação Brasileira de Pickleball, Paulo André, lembra que a atividade tem obtido mais adeptos, segundo pesquisa da própria Confederação. “O esporte vem tomando espaços e deverão ser entregues 21 quadras públicas na cidade de São Paulo. Além disso, teremos o campeonato paulista e também o brasileiro da modalidade”, diz Paulo.

O esporte é praticado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Atualmente, há competições para pessoas acima dos 80 anos e os atletas, além da parte física, também elogiam a socialização que ocorre quando estão jogando.

Por ser um esporte praticado numa quadra e com raquete, pode lembrar o tênis ou o beach tênis. Mas, o pickleball é praticado numa quadra dura, de cimento, com uma resina antiderrapante. O espaço tem metade do tamanho de uma quadra de tênis e o jogo é feito em duplas ou simples, praticado com uma raquete e uma bola com vários furos.

De acordo com Juca Fernandes, os movimentos do pickleball lembram os movimentos de tênis, mas o atleta corre menos e a bolinha tem uma velocidade menor. A contagem de pontos vai até 11.

A modalidade deve se consolidar por aqui, a exemplo do beach tênis. “O pickleball veio de modo até mais veloz que o beach tênis e veio para ficar mesmo. É fácil de praticar, a quadra é menor e isso facilita”, conclui Juca.

E aí, vai encarar uma  disputa no Pickleball?

Tags relacionadas

esporte Pickleball
< Notícia Anterior

Especial Jorge Ben Jor - PARTE 1

22.03.2024 10:00
Especial Jorge Ben Jor - PARTE 1
Próxima Notícia >

Especial Jorge Ben Jor - PARTE 2

23.03.2024 10:00
Especial Jorge Ben Jor - PARTE 2
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business