Tim Maia, o Síndico do Brasil, marcou a história da música brasileira com seu talento único. Conhecido também como o soulman brasileiro, ele teve contato com o gênero soul durante o período em que esteve nos Estados Unidos, ainda na juventude, e este acabou sendo uma das principais marcas do seu estilo musical.

Músicas como “Você”, “O Descobridor dos Sete Mares” e “Gostava Tanto de Você” marcaram a trajetória do cantor, que deixou muita saudade após sua morte prematura. A seguir, saiba como foi o último show de Tim Maia, o Síndico do Brasil, e descubra a origem do apelido.

O último show de Tim Maia: o cantor passou mal em show no Teatro Municipal de Niterói
O último show de Tim Maia: o cantor passou mal em um show no Teatro Municipal de Niterói. | Foto: Montagem/Divulgação.

O último show do Síndico do Brasil

O último show do soulman brasileiro aconteceu no dia 08 de março de 1998, no Teatro Municipal de Niterói, município do Rio de Janeiro, e resultou em uma gravação para a televisão e um disco. O cantor chegou a subir no palco, mas não conseguiu completar os primeiros versos da canção, fez sinal de espera com as mãos e se retirou.

A plateia foi avisada que Tim Mais tinha passado mal, mas logo voltaria. O cantor, no entanto, foi atendido por médicos da plateia que perceberam que se tratava de uma crise de hipertensão, não voltou ao palco e foi levado para o hospital.

Ele tinha sofrido uma parada cardiorrespiratória e uma embolia pulmonar, então foi internado no Hospital Antônio Pedro, em Niterói. Em estado grave, ele foi colocado em coma induzido para fazer a intubação. Inicialmente, ele apresentou melhora, mas logo voltou a piorar e teve uma hemorragia digestiva.

O quadro foi se agravando cada vez mais e, uma semana após o show, no dia 15 de março, ele veio a óbito depois de um choque séptico, que é um colapso provocado por uma infecção generalizada.

Tim Maia já vinha passando por problemas de saúde, principalmente devido à obesidade, e nos deixou de forma precoce aos 55 anos. O enterro aconteceu no Cemitério do Caju, localizado no Rio de Janeiro, cidade onde ele nasceu.

Confira o último show de Tim Maia:

Por que Tim Maia era conhecido como Síndico?

Tim Maia ficou conhecido por sua música, personalidade, talento, mas também como “Síndico do Brasil”. O apelido surgiu graças à canção W/Brasil, de Jorge Ben Jor. Na música, o colega de Tim Maia fala que se o Brasil fosse um prédio, o soulman brasileiro seria o síndico. Nos trechos, Ben Jor canta: “Eu vou chamar o síndico / Tim Maia! Tim Maia! / Tim Maia! Tim Maia!”. 

A música, no entanto, não foi puramente ficcional. De fato, o cantor já foi síndico em um prédio onde morou na Barra da Tijuca. 

Mesmo com sua passagem rápida pelo mundo, Tim Maia, o Síndico do Brasil, viveu intensamente e escreveu uma história que será sempre lembrada. Após 24 anos de sua morte, ele ainda é considerado um dos principais nomes do MPB e uma inspiração para muita gente!