O que é o Movimento Manguebeat?

Por: Novabrasil
14 de maio de 2022

O Movimento Manguebeat surgiu no Recife, capital de Pernambuco, a partir do ano de 1991. O Movimento Manguebeat constituiu em um cenário cultural de corte musical responsável por misturar vários elementos da cultura regional de Pernambuco com a cultura pop, como o rock’n roll e o hip-hop.

Além disso, o Movimento Manguebeat desenvolveu uma forma de exprimir toda essa mistura de maneira visual. O uso do chapéu de palha, típico da cultura pernambucana, aliado a acessórios da cultura pop produziu um efeito visual acentuado nos integrantes.

Ao longo da matéria, você verá quem foi Chico Science e qual a importância do artista para o Movimento Manguebeat e os principais cantores que marcaram a história do Movimento Manguebeat. Continue a leitura!

Chico Science, elétrico 'mangueboy', foi um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat
Chico Science, elétrico ‘mangueboy’, foi um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat. | Foto: Divulgação.

25 anos sem Chico Science: saiba a importância do artista para o Movimento Manguebeat

Tudo começou conforme o contexto histórico da época. O local onde a cidade de Recife foi fundada, no ano de 1537, é cortada por seis rios. A região ficou conhecida como “cidade estuário”, por possuir sua costa cercada desses cursos d’água.

Em meados do século XVII, após uma expulsão dos holandeses, Recife passou a crescer muito em completa desordem, até terem seus rios e mangues aterrados, o que significa aterrar áreas enormes de desova em um ecossistema de diversidade entre os seres vivos.

Devido a essa situação, cerca de cem anos após a fundação da cidade, era evidente os malefícios que surgiriam às condições de sobrevivência para os habitantes da região de Recife.

Diante de todo esse caos, surge um grupo de músicos com novas ideias para que a situação da cidade seja transmitida para todo o país. Foi em 1991 que o Movimento Manguebeat apareceu no cenário musical. 

No ano de 1960, o conceito de contracultura se encaixou muito bem no que chamamos de movimento tropicalista e, depois de longos trinta anos, um abalo musical significante nasce para fazer a diferença, mostrando a realidade do Nordeste brasileiro, com o Movimento Manguebeat. 

Chico Science, Nação Zumbi e Mundo Livre S/A são os maiores nomes que marcaram o Movimento Manguebeat. Chico Science junto com Fred Zero Quatro (vocalista da banda Mundo Livre S/A), o jornalista Renato Lins e outros companheiros escreveram o manifesto do Movimento Manguebeat.

Nomeado de Caranguejos com cérebro, o texto foi divulgado no ano de 1993 no encarte do primeiro disco de Chico e Nação Zumbi: Da lama ao caos. Dividido em três partes, o texto tem como objetivo explicar cada um dos tópicos apresentados e mostrar a necessidade de expansão dos pensamentos com mensagens dos mangueboys.

O Movimento Manguebeat ganhou uma influência muito importante do livro Homens Caranguejos, do sociólogo Josué de Castro, que abordou uma comparação do ciclo de vida do homem miserável ao de um caranguejo, por se alimentar de dejetos orgânicos presentes no mangue.

A banda Nação Zumbi se tornou porta-voz do Movimento Manguebeat, pois suas composições e musicalidades inovadoras ganharam o reconhecimento necessário através dos meios de comunicação de massa, o que consagrou o nome de Chico Science no meio artístico cultural.

5 cantores que marcaram o Movimento Manguebeat

Agora que você já viu o que é Manguebeat e qual a importância do artista Chico Science para o Movimento Manguebeat, conheça quais são os 5 cantores (ou bandas de Manguebeat) que mais marcaram o Movimento Manguebeat:

1. Nação Zumbi

Esta banda brasileira nasceu no ínicio da décadad de 1990 na cidade de Recife, capotal de pernambuco, a partir da união do Loustal, uma banda de rock pós-punk, com o Lamento Negro, bloco de samba-reggae.

O líder e vocalista, Chico Science, junto com a banda Mundo Livre S/A, foram os responsáveis por fundar o Movimento Manguebeat.

2. Mundo Livre S/A

A história dessa banda se inicia por volta dos anos 90, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife. Foi nessa região que Fred Rodrigues Montenegro nasceu, hoje é conhecido por “Zero Quatro”. 

Na sua infância, jogava futebol, tinha vários irmãos e cantava o hino nacional no pátio da escola. Foi na cidade em que nasceu que ele descobriu o poder dos palcos.

A memória é marcada junto com os amigos em uma churrascaria, assistindo ao show de uma banda no momento em que é convidado para tocar pela primeira vez em uma guitarra de verdade. A partir disso, ter uma banda passou a ser muito mais que um sonho.

3. Cordel do Fogo Encantado

No ano de 1997, um grupo teatral chamou a atenção da cidade de Arcoverde, em PE. Nascia, então, o espetáculo Cordel do Fogo Encantado. Em sua formação, os nomes de José Paes de Lira, Clayton Barros e Emerson Calado. Por cerca de dois anos, o espetáculo já fazia muito sucesso e percorria o interior do estado.

4. Mombojó

Desde a formação da banda, em abril de 2001, Mombojó colecionou várias experiências fundamentais para o trabalho da banda atual. No ano seguinte, esta participaria de alguns dos principais eventos musicais de Pernambuco, na qual recebeu o seguinte comentário no 10º Abril pro Rock:

“Os novatos da Mombojó foram a grande revelação da nova cena de Recife na noite de domingo, com sua música de alto poder combustível, feita com guitarras, computadores e cavaquinhos”.

5. China

China era um rapaz raro. Você não iria encontrar um vocalista que berrasse como Iggy Pop, que cantasse baixinho como um fã de João Gilberto e que estava no romantismo jovem guarda.

Cada esquina em que passava, enlouquecia as senhoras casadas e jovens descoladas universitárias sem apelar para o visual da moda ou ostentar um corpo musculoso.

Além disso, o rapaz trabalhava muito bem, tanto no palco como no estúdio e escrevia versos certeiros, com refrões grudentos e viciantes.

Gostou do conteúdo? Se você é amante da música popular brasileira e deseja estar por dentro dos sucessos da MPB, assim como o Movimento Manguebeat, não deixe de acessar a NovaBrasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!

BRASILIDADE
 

DESTAQUES | PODCASTS