Filmes biográficos são um sucesso no Brasil. Principalmente quando falamos de biografias de cantores que marcaram gerações e, infelizmente, partiram cedo demais. O filme Cazuza: O Tempo Não Para foi um dos filmes que levou milhares de brasileiros ao cinema para contemplar a história do cantor Cazuza.

O cinema nacional é cheio de pérolas e tem vários títulos que emocionam. O Tempo Não Para é um deles. É um filme musical que, além de relembrar a carreira de Cazuza, toca seus espectadores com muita música boa e cenas emocionantes. A trilha sonora filme Cazuza também é sensacional. Você já viu O Tempo Não Para? Corre pra ver que você não vai se arrepender!

Daniel de Oliveira e Marieta Severo fazem parte do filme de Cazuza
Daniel de Oliveira e Marieta Severo fazem parte do filme de Cazuza. | Foto: Reprodução.

Baseado na história do cantor Cazuza, “O Tempo Não Para” traça a trajetória do cantor que encantou multidões em seu curto tempo de vida e carreira. O roteiro do longa é inteiramente baseado em um livro escrito pela mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, que foi muito presente e importante na vida do cantor e, portanto, no filme que conta a história de sua vida. Vamos saber mais sobre o enredo?

Essencialmente, o filme retrata Cazuza como uma figura profundamente carismática (como sempre foi) que, mesmo antes de ingressar na banda Barão Vermelho, atrai as pessoas de maneiras atrevidas para fazerem parte de sua vida social ou amorosa. Na verdade, seu talento musical era inato e ele teve sorte de seu pai, João Araújo, fazer parte de uma gravadora brasileira. 

O filme enfatiza bem o quanto os dois não se davam bem e tinham uma relação difícil, e também retrata como sua mãe era super protetora com Cazuza desde menino. Assim, como punição pelo comportamento rude do filho, o pai o obrigou a trabalhar com o produtor Ezequiel ‘Zeca’ Neves.

O pai de Cazuza só não esperava que ele e Zeca acabariam se identificando na sexualidade, paixão pela música e pelo estilo de vida de uma verdadeira estrela do rock. Não demorou muito para que, logo, os produtores assumissem a famosa Barão Vermelho, levando a banda ao sucesso nacional até os dias de hoje. Alguns anos depois, Cazuza decidiu deixar a banda e seguir carreira solo.

O roteiro passa a correr em bom ritmo, com foco em Cazuza, seus pais e o produtor Ezequiel Neves, como o principal do elenco coadjuvante. Todos os outros personagens giram em torno de Cazuza, mas não ganham muita importância na trama. 

Apenas participam do enredo dando segmentos a algumas histórias. Por exemplo, os membros da banda incluem seu parceiro musical, o guitarrista Roberto Frejat e muitos de seus amigos, alguns dos quais são interpretados por atores famosos como Andrea Beltrão e Leandra Leal. 

Em suma, o filme retrata a vida frenética de Cazuza, apresentando uma imagem que, em alguns momentos, beira a autodestruição e adoecimento de Cazuza. Mesmo sob medicação para Aids, ele continuou a beber e usar drogas. Ainda assim, sentiu-se desesperado quando recebeu a notícia de sua doença, sinal de sua grande gratidão e paixão pela vida que levava.

É um filme emocionante e que faz bem aquilo que se propõe a fazer. A história de Cazuza é relatada detalhadamente no longa e conquista ainda mais fãs para o cantor. O Tempo Não Para faz a música como um ótimo cenário para uma trama interessante e envolvente.

Assista ao trailer:

O filme “Cazuza: O Tempo Não Para” tem na direção: Walter Carvalho, Sandra Werneck. No elenco Daniel de Oliveira é Cazuza e tem seu companhia grandes nomes como Marieta Severo, Reginaldo Faria, Andrea Beltrão, Leandra Leal, Emílio de Mello, Cadu Fávero, André Gonçalves, Arlindo Lopes, Dudu Azevedo, André Pfeffer, Maria Flor, Fernanda Boechat, Pierre Santos, Vitor Hugo, Débora Falabella.

Novabrasil

Acompanhe a Novabrasil e acompanhe mais a vida de Cazuza, tanto músicas quanto curiosidade. Além de  outras centenas de artistas da música brasileira também. Conheça novos cantores e reconecte-se com os grandes clássicos da MPB ouvindo a rádio.

Aqui no site, você também se mantém informado sobre as novidades do mundo da música e do cinema musical, inclusive outras curiosidades sobre “O Tempo Não Para”. Acompanhe e fique por dentro de tudo o que há de novo!