O mês de junho já está aí e com ele vem uma das celebrações mais amadas do Brasil: a Festa Junina! Depois desse tempo todo de isolamento social, não tem como não ficar animado para comemorar bastante este ano.

A Festa Junina é uma comemoração que, a princípio, chegou ao Brasil com um caráter religioso e cristão, mas se tornou uma festa popular marcada pelo imaginário da cultura “caipira”. A seguir, saiba tudo sobre a Festa Junina: origem, principais festas do nordeste e pratos típicos.

A Festa Junina é uma das principais comemorações típicas do Brasil
A Festa Junina é uma das principais comemorações típicas do Brasil. | Foto: Pixabay.

Qual a origem da Festa Junina no Brasil?

No Brasil, a festividade foi trazida pelos portugueses por volta do século XVI. Inicialmente, a ideia era que o centro da comemoração fosse a homenagem a santos católicos, como São João (24 de junho) e Santo Antônio (13 de junho).

O significado da festividade, no entanto, foi se alterando ao longo dos anos. Hoje, ela também é uma festa popular e muito tradicional em regiões como o Nordeste.

Vale lembrar ainda que nem sempre ela foi uma festa cristã. Historiadores apontam que, inicialmente, essa era uma comemoração pagã comum na Europa, quando as pessoas festejavam a passagem da primavera para o verão, que recebe o nome de solstício de verão.

Essa passagem, no hemisfério norte, acontece justamente em junho e a celebração era feita a partir da crença de que afastaria maus espíritos ou pragas que pudessem afetar a colheita. 

A festa foi apropriada pelos cristãos, que adicionaram a celebração ao próprio calendário e passaram a usar a data para homenagear santos que já tinham suas datas comemorativas no mês de junho.

Hoje, a Festa Junina é marcada por roupas de “caipira”, como camisas xadrez, chapéus de palha, vestidos de chita e muito mais. Além disso, estilos musicais como sertanejo e forró são os mais comuns e compõem a famosa quadrilha, dança tradicional junina. Bandeirinhas, balões e fogueiras são mais elementos típicos da festividade que também ajudam a construir o imaginário da festa “caipira”.

As principais festas juninas do Nordeste

Não dá para falar de Festa Junina sem falar do Nordeste. No Brasil, a festividade é uma tradição da região que não pode passar em branco! Em meio às inúmeras celebrações, algumas festas típicas da região são muito famosas e atraem vários turistas. Conheça algumas das principais:

1. Forró Caju, Sergipe

A festa Forró Caju é uma das principais celebrações de Sergipe. O evento acontece no município de Aracaju e recebe diversas atrações. Nos últimos dois anos, a celebração aconteceu de forma virtual e este ano promete voltar com tudo. 

Em 2022, a comemoração vai durar 6 dias, do dia 23 ao dia 29 de junho, e vai receber 80 atrações locais e 12 nacionais.

2. Bumba-Meu-Boi, Maranhão

A festa que acontece em São Luís, no Maranhão, tem como protagonista o Bumba-Meu-Boi, lenda do Folclore brasileiro.

A celebração acontece há mais de 200 anos e nela é realizado um desfile com uma encenação da história do Auto do Boi, que traz a narrativa de uma mulher negra chamada Catrina, que estava grávida e desejou comer a língua de um boi. O problema é que ele era o boi favorito do dono da fazenda. Seu marido, Pai Francisco, decidiu então atender seu pedido, matar o boi e fugir, mas acabou pedindo ajuda do padre para ressuscitar o animal.

O Bumba-Meu-Boi foi considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2011. Já em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu a festa como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

3. O São João de Campina Grande, Paraíba

O São João de Campina Grande é uma das principais festas juninas do Brasil, não é à toa que recebe o nome de ‘Maior São João do Mundo’. A festividade dura 30 dias e, neste ano, vai acontecer do dia 10 de junho a 10 de julho. O artista Genival Lacerda, que morreu devido a complicações da covid-19, será homenageado neste ano. Em 2019, ele abriu a programação e, em 2022, seu filho João Lacerda vai participar do momento de abertura.

O São João de Campina Grande recebe diversas atrações durante esses dias de festa. Elba Ramalho, Juliette, Alok e Wesley Safadão são alguns dos nomes já confirmados.

Comidas Típicas da Festa Junina

Uma das melhores partes da Festa Junina é a comida! Nada melhor do que aproveitar a época do ano para comer os pratos típicos da comemoração. Os tipos de comida podem variar um pouco em cada região, mas, em geral, são comuns comidas à base de milho, amendoim, caldos etc. Veja a seguir uma lista com alguns dos pratos típicos de Festa Junina: 

  • Pamonha; 
  • Curau; 
  • Milho Cozido; 
  • Paçoca; 
  • Pé de Moleque; 
  • Canjica; 
  • Quentão;
  • Bolo de Milho;
  • Cuscuz;
  • Arroz Doce;
  • Pipoca; 
  • Bolo de Fubá;
  • Cocada; 
  • Caruru;
  • Maçã do Amor;
  • Cachorro-quente.