Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Feliz aniversário, Tiê!

Lívia Nolla
15:00 17.03.2024
Brasilidade

Feliz aniversário, Tiê!

A cantora e compositora paulistana Tiê nasceu em 17 de março de 1980 e completa 44 anos hoje e nós preparamos uma matéria especial sobre sua vida e obra, para homenageá-la nesta data especial. O início da carreira Neta da consagrada atriz Vida Alves, Tiê cresceu em um ambiente cheio de arte. … Continued

Lívia Nolla - 17.03.2024 - 15:00
Feliz aniversário, Tiê!
Tiê | Imagem: Divulgação

por Lívia Nolla

Tiê | Imagem: Divulgação
Tiê | Imagem: Divulgação

A cantora e compositora paulistana Tiê nasceu em 17 de março de 1980 e completa 44 anos hoje e nós preparamos uma matéria especial sobre sua vida e obra, para homenageá-la nesta data especial.

O início da carreira

Neta da consagrada atriz Vida Alves, Tiê cresceu em um ambiente cheio de arte. Cursou Relações Públicas na FAAP e estudou canto em Nova York, e  – ainda criança – fez uma pequena participação como a filha do personagem de Jayme Periard, no filme Rádio Pirata.

Tiê foi modelo da Ford Models e atuou em um comercial dirigido por Fernando Meirelles que foi premiado em Cannes. Também foi dona de um Café Brechó, onde conheceu o tecladista Dudu Tsuda (Jumbo Elektro) e o consagrado cantor e compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira canção e viajou pelo Brasil e Europa em turnê, dando assim, início oficial em sua carreira musical.

Primeiros álbuns

Em 2009, o primeiro álbum da cantora, intitulado Sweet Jardim, contou com a colaboração solidária de diversos artistas, como Toquinho, além de artistas da cena independente de São Paulo.

No álbum, Tiê canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, entre elas os sucessos: Assinado Eu; Te Valorizo; Passarinho; A Bailarina e o Astronauta; Dois (parceria com Thiago Pethit); a faixa título; e a regravação de Se Enamora (versão de Edgard Poças para a canção È L’Amore, de Garofalo, Monti, Vicenzo Giuffré e Giannino Gastaldo).

Sweet Jardim está na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

O segundo álbum de Tiê, A Coruja e o Coração, foi lançado em 2011 e indicado à categoria Revelação do Prêmio Multishow de 2010, tendo shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona.

O álbum reúne canções autorais, parcerias, versões com arranjos mais encorpados e novos elementos, como a presença de bateria e percussão na maioria das músicas. Traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders; e versões de músicas de Thiago Pethit, Dorgival Dantas e Tulipa Ruiz.

Entre os principais sucessos do álbum: Na Varanda da Liz (feita em parceria com Plinio Profeta e João Cavalcanti, em homenagem à primeira filha de Tiê); Piscar O Olho (parceria com Plinio Profeta, Rita Wainer e Karina Zeviani, que entrou para a trilha da novela Cheias de Charme, da Rede Globo); e Pra Alegrar O Meu Dia (parceira com Ka e Rafael Barion).

Tiê | Foto: Ingrid Brandão / Reprodução Facebook Tiê
Tiê | Foto: Ingrid Brandão / Reprodução Facebook Tiê

Mais e mais sucessos

No ano de 2014, Tiê lançou seu terceiro álbum de estúdio, Esmeraldas, que teve como carro chefe a canção A Noite, um dos maiores sucessos da carreira da cantora –  versão dela, em parceria com Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer, para a canção La Notte, de Giuseppe Anastasi – que entrou para a trilha sonora da novela I Love Paraisópolis, também da Rede Globo.

O álbum também trouxe o sucesso Isqueiro Azul (parceria com Rita Wainer)

Em 2018, o álbum Gaya contou com a participação de Luan Santana e Ximena Sariñana trouxe mais sucessos: Mexeu Comigo (parceria com Adriano Cintra, que conta com um clipe feito unicamente por mulheres); Amuleto (de Bruno Caliman); e Pra Amora (parceria com André Whoong, escrita em homenagem à segunda filha da cantora, Amora).

Em 2019, foi a vez de Tiê lançar seu primeiro álbum ao vivo: Dix Ao Vivo. Em seguida, em 2021, a cantora lançou um álbum com diversas gravações que realizou em parcerias com outros artistas, como David Byrne, Alexandre Carlo, Jorge Drexler e Filipe Catto, chamado Encontros.

O último lançamento de Tiê – que acabou de tornar-se mãe de sua terceira menina: Rosa – foi o álbum Eu Te Amo, de 2022, em parceria com Adriano Cintra, em duo intitulado FogoFera.

Viva, Tiê!

Tags relacionadas

aniversário Cantora Livia Nolla MPB música Música Brasileira musica popular brasileira Tiê
< Notícia Anterior

Especial Aniversário Elis Regina

17.03.2024 10:00
Especial Aniversário Elis Regina
Próxima Notícia >

Viva Aracaju, Terra Cajueiro Papagaio!

17.03.2024 18:00
Viva Aracaju, Terra Cajueiro Papagaio!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business