Você conhece a Elana Dara? A cantora, de apenas 22 anos, conseguiu fazer um nome para si no mercado musical. Elana Dara muda tudo o que é esperado dentro do cenário musical com sua transição entre gêneros.

Elana Dara vem trazendo uma nova realidade para o âmbito musical, em que vai de um gênero para o outro e inova cada vez mais, acompanhada de grandes nomes como Xamã.

Quer saber mais sobre a nova e experimental carreira de Elana Dara, além de algumas curiosidades sobre a cantora? Confira aqui e conheça mais sobre ela!

Quem é Elana Dara?

Elana Dara é uma cantora curitibana de 22 anos, que acompanha sua voz com seu violão e faz uma fusão inconfundível de MPB, pop e R&B. A sua voz aveludada faz com que consiga cada vez mais desafiar e passar dos estereótipos do cenário musical.

Saiba mais sobre Elana Dara
Saiba mais sobre Elana Dara. | Foto: Divulgação/Instagram.

A cantora é autodidata, e começou a estudar música quando tinha apenas oito anos e adquiriu o seu primeiro violão. A curitibana foi ganhando cada vez mais notoriedade com os covers que postava na internet e, após um ano de carreira, ela já tinha 530 mil inscritos e alcançado a marca de 52 milhões de visualizações na sua página oficial no YouTube, e mais de 400 mil seguidores no seu Instagram.

Elana Dara era uma criança muito tímida e para entrar nesse ramo, você não pode ter isso como característica. A mesma diz que no começo de sua carreira ela era mais tímida, porém, chegou em um momento em que simplesmente não ligava mais para as coisas que causavam essa timidez.

Ela acredita que nessa carreira, trabalhando no ramo da música, não existe espaço para alguém que seja tímido. Dara afirma que as pessoas desse meio estão sempre em contato com os fãs, e aquele é um momento único, já que pode ser difícil encontrar aquela mesma pessoa novamente. Por esse motivo, ela escolheu começar a aproveitar o máximo dessa experiência e garantir que ela seja a melhor possível, mas não dá para fazer isso com a timidez, por isso a deixou de lado.

Carreira de Elana Dara

Quando mais nova, Elana Dara escrevia poesias, mas tornar essas palavras em composições se tornou uma paixão quando criou o seu primeiro single autoral. Muda Tudo é o marco do seu início de carreira como cantora profissional.

Elana transforma tudo em música, desde histórias de conhecidos até filmes, séries e leituras do dia a dia. No ano de 2019, Elana Dara assinou o seu primeiro contrato com a Warner Music Brasil, e lançou ainda mais quatro singles no ano seguinte.

A primeira música com a Warner foi Falei de Você Pra Minha Mãe, lançada no mês de março e muito bem recebida pelo público, atraindo ainda mais fãs para o trabalho da artista. Hoje em dia, essa música já conta com 7 milhões de plays no Spotify, além de já passar de 4,2 milhões de visualizações.

O próximo single foi Ninguém Dá Certo Cmg, lançado em junho. A canção atraiu mais 7,2 milhões de visualizações e cerca de 4 milhões de plays no Spotify. Nos meses outubro e dezembro, ela lançou respectivamente as músicas Sem Fim, uma parceria com Nilo, e Aperte o Play, junto com Papatinho, PK e Xamã, mostrando a versatilidade de Elana Dara como artista.

De acordo com Elana, por ser muito tímida na infância, ela fazia a segunda voz das músicas para a sua irmã, que já cantava. Isso porque ela tinha vergonha e não queria que ninguém escutasse a sua voz.

A cantora nunca tinha feito aula nem de violão e nem de canto, a tornando uma autodidata no assunto de arte. Ela via o que achava legal e tentava aprender. Algo que foi fundamental para Elana Dara seguir sua carreira foi o seu canal de covers.

A curitibana começou a perder toda a sua timidez e ganhou confiança em sua voz. Ela aprendeu a fazer não só a segunda voz, mas também a primeira, e fazia isso por meio de um aplicativo e de um microfone que havia sido presente de seus tios, e foi nesse momento que percebeu que era boa naquilo que fazia.

É comum que no estúdio alguém peça para que ela “dobre a voz”, e com todo o acervo de melodias que possui em sua cabeça, ela acaba exagerando, e admite que muitas vezes é cortada por seu produtor, se não iria muito mais longe do que o necessário para aquele momento.

Conheça os principais sucessos de Elana Dara

Apesar de ser bem jovem, Elana Dara já possui um grande acervo musical e colaborações com músicos famosos, como Xamã e Vitor Kley. Conheça, a seguir, algumas músicas de Elana Dara!

  • O Amor Não É Pra Mim (com participação de Vitor Kley);
  • Aff…;
  • Sempre Estrago Tudo;
  • Falei de Você Pra Minha Mãe;
  • Ninguém Dá Certo Cmg;
  • Acredito em Fadas;
  • Histórias da Minha Cabeça;
  • Carente Pra Sempre;
  • Sou Uma Bagunça;
  • Sem Fim (com participação de Nilo);
  • Muda Tudo;
  • Aperta o Play ( com participação de Xamã e PK);
  • Amor e Samba.

5 curiosidades sobre a cantora Elana Dara

  Veja, aqui, algumas curiosidades sobre a cantora Elana Dara:

  • Elana Dara começou sua carreira, de fato, após se inscrever em um concurso da Covers Brasil;
  • Elana Dara ganhou esse mesmo concurso, e o prêmio foi cantar com a banda mineira Lagum;
  • O show com a banda Lagum ocorreu na época em que Elana Dara ainda morava em Curitiba, sua terra natal, na Ópera de Arame. O show que fez com Lagum teve seus ingressos esgotados;
  • Elana Dara é muito fã da banda Lagum e disse que quando viu eles pensou em como seria legal conhecer e cantar com a banda no palco;
  • Não cogitava seguir a carreira artística e sim, ir para o lado da arquitetura e engenharia.

Agora você já conhece melhor a cantora Elana Dara. Quer conhecer mais sobre o mundo da música e MPB? Visite a página da Novabrasil!