Depois de 2 anos parados, finalmente teve Carnaval! No final deste mês, os desfiles de 2022 ocorreram no Rio de Janeiro. O maior destaque deste ano foi a Grande Rio, que fez história e conquistou o título pela primeira vez em quase 30 anos no Grupo Especial.

A escola de samba de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, já bateu na trave algumas vezes, sendo vice-campeã quatro vezes. A última foi em 2020, quando perdeu o título por pouco.

Além da Grande Rio, outras escolas surpreenderam no Carnaval do Rio de Janeiro de 2022. Confira os destaques:

Carnaval 2022 a Grande Rio foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2022
Carnaval 2022 a Grande Rio foi a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2022. | Foto: Reprodução/Instagram.

Destaques do Carnaval do Rio de Janeiro 2022

Acadêmicos do Salgueiro

Salgueiro desfilou com enredo sobre resistência
Salgueiro desfilou com enredo sobre resistência. | Foto: Reprodução/Instagram.

A escola Acadêmicos do Salgueiro foi um dos destaques do Carnaval do Rio 2022, conquistando o 6° do Grupo Especial com a pontuação de 268,3. O Salgueiro se apresentou na sexta-feira (22) com o enredo “Resistência”. Viviane Araújo, que espera seu primeiro filho, participou do desfile. Rafaella Santos, irmã de Neymar, foi musa da escola de samba.

Portela

Portela homenageou Baobá
Portela homenageou Baobá. | Foto: Reprodução/Instagram.

A Portela também se saiu bem nos desfiles de 2022. A escola de samba ficou com o 5° lugar do Grupo Especial, recebendo a pontuação de 269,2. A Portela apresentou o enredo “Igi Osè Baobá” no sábado (23), que homenageou uma árvore africana chamada Baobá. A ideia foi valorizar a ancestralidade africana.

Unidos de Vila Isabel

Vila Isabel homenageou Martinho da Vila
Vila Isabel homenageou Martinho da Vila. | Foto: Reprodução/Instagram.

A Unidos de Vila Isabel conquistou uma posição de destaque com o 4° lugar, após fazer a pontuação de 269,3. Neste ano, a escola de samba encerrou os desfiles do Grupo Especial, sendo a última a se apresentar no sábado (23).

O enredo foi “Canta, Canta, Minha Gente! A Vila é de Martinho”, que homenageou o cantor Martinho da Vila. A atriz Sabrina Sato voltou para a Vila Isabel e desfilou como Rainha de Bateria.

Unidos do Viradouro

O Viradouro representou a folia pós-gripe espanhola
O Viradouro representou a folia pós-gripe espanhola. | Foto: Reprodução/Instagram.

A Unidos do Viradouro também se destacou no Carnaval do Rio de Janeiro 2022. A escola de samba conquistou o 3° lugar do Grupo Especial com uma pontuação de 269,5. A apresentação aconteceu na sexta-feira (22) e trouxe o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”.

A escola representou o Carnaval após a gripe espanhola, em 1919, fazendo referência à volta da festividade depois da pandemia de Covid-19. Erika Januza desfilou como Rainha de Bateria.

Beija-Flor de Nilópolis

Beija-Flor trouxe enredo sobre cultura negra
Beija-Flor trouxe enredo sobre cultura negra. | Foto: Reprodução/Instagram.

A Beija-Flor de Nilópolis bateu na trave e não conquistou o título de campeã por três décimos.

A escola de samba ficou com o 2° lugar do Grupo Especial após fazer a pontuação de 269,6. A apresentação fechou o primeiro dia de desfiles, na sexta-feira (22), e teve o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”, que buscou enaltecer a cultura dos negros. O enredo foi cantado por Neguinho da Beija-Flor.

Acadêmicos da Grande Rio

A Grande Rio impressionou com enredo sobre Exu
A Grande Rio impressionou com enredo sobre Exu. | Foto: Reprodução/Instagram.

O maior destaque do Carnaval do Rio de Janeiro 2022 foi a vitória da Grande Rio. A Acadêmicos da Grande Rio bateu na trave quatro vezes e conquistou seu primeiro título da história com a pontuação de 269,9.

A escola de samba de Duque de Caxias se apresentou no sábado (23) com o enredo “Fala, Majesté! Sete chaves de Exu”, que teve o objetivo de lutar contra a intolerância religiosa e desmistificar a imagem de Exu, entidade de religiões de matrizes africanas. A atriz Paolla Oliveira foi Rainha de Bateria da escola e comemorou a vitória.

Desfile das Campeãs

As seis escolas de samba que tiveram as melhores pontuações voltam para o Desfile das Campeãs, que ocorre neste sábado (30). A Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti e São Clemente ficam de fora do Desfile das Campeãs depois de ocuparem as piores colocações. 

Por ter ficado na última colocação, a São Clemente foi rebaixada para a Série de Ouro do Carnaval do ano que vem.