Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Aniversário de Chico Science: 10 principais sucessos da carreira

Novabrasil
09:30 13.03.2023
Brasilidade

Aniversário de Chico Science: 10 principais sucessos da carreira

Se não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 02 de fevereiro de 1997 –  vítima de um acidente de carro, com apenas 30 anos de idade – um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, Chico Science, estaria completando 57 anos no dia de hoje. Em sua homenagem, relembre 10 de … Continued

Novabrasil - 13.03.2023 - 09:30
Aniversário de Chico Science: 10 principais sucessos da carreira
Chico Science, elétrico 'mangueboy', foi um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat. | Foto: Divulgação.

Se não tivesse nos deixado inesperadamente no dia 02 de fevereiro de 1997 –  vítima de um acidente de carro, com apenas 30 anos de idade – um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, Chico Science, estaria completando 57 anos no dia de hoje. Em sua homenagem, relembre 10 de seus principais sucessos.

Chico Science, elétrico 'mangueboy', foi um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat
Chico Science, elétrico ‘mangueboy’, foi um dos artistas mais importantes do movimento Manguebeat. | Foto: Divulgação.

Chico Science

O cantor e compositor pernambucano, nascido em Olinda com o nome de Francisco de Assis França (o Science entrou como nome artístico porque ele sempre gostou de mexer com a alquimia dos sons, como um cientista), cresceu ouvindo ritmos nordestinos como coco, ciranda, maracatu e embolada, mas também gostava muito de rock, hip-hop (fez parte de um dos principais grupos de dança de rua do Recife), jazz e soul music americana (uma das suas maiores influências era James Brown).

Foi dessa mistura que surgiu, em 1991, a banda Chico Science & Nação Zumbi – da qual ele era líder – e que fazia um som revolucionário, com canções energéticas, muito bem elaboradas, que mesclavam funk rock com maracatu, embolada, psicodelia e música Afro.

Com a banda, Science lançou dois álbuns que conquistaram Disco de Ouro: Da Lama ao Caos (de 1994, considerado pela revista Rolling Stone Brasil o 13º melhor disco brasileiro de todos os tempos) e Afrociberdelia (de 1996, que também entrou para  lista dos 100 melhores discos da música brasileira de todos os tempos, na posição 18).

Manguebeat

Science foi também um dos principais colaboradores do movimento de contracultura  Manguebeat nos anos 90. O movimento – que teve início com o Manifesto Caranguejos com Cérebro, escrito por Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A), em 1991 – além de trazer as inovações musicais já citadas, também preza pela valorização das culturas regionais nordestinas, pelo desenvolvimento de um senso local de identidade própria para a criação de melhores condições de vida da população da região e pelo estado de conservação do manguezal e sua melhor exploração.

O Manguebeat é representado por um caranguejo – animal típico dos mangues e fonte de alimentação para as comunidades locais – e também por uma antena parabólica na lama, que mostra – além presença da tecnologia como marca do movimento – que os caranguejos presentes no manguezal estavam antenados com tudo que acontecia ali.

O grupo se identifica com o movimento estético afrofuturismo, que une elementos africanos e ficção científica, e influenciou uma geração de artistas que veio depois.

O legado

Depois da morte de Science, a banda Nação Zumbi (que segue firme até os dias de hoje) lançou um disco em homenagem ao artista: o CSNZ, de 1998.

É um álbum duplo com canções inéditas de estúdio, gravadas ao vivo com Chico e remixagens das suas músicas segundo visões de nomes como David Byrne e Arto Lindsay. No final, há ainda uma canção feita especialmente para Science, pelo pelo músico inglês Goldie: Chico – Death of a Rockstar.

Também depois de sua morte, o artista ganhou algumas homenagens pelas ruas de Recife: além de um Memorial formado por três salas, que conta a sua história, há uma estátua sua na Rua da Moeda, no Recife Antigo, e um caranguejo metálico gigante na Rua Aurora, onde morou.

10 principais sucessos de Chico Science

Para homenageá-lo no dia de hoje, preparamos uma lista especial com 10 de seus principais sucessos! 

1- Banditismo por Uma Questão de Classe (composição Chico Science)

2- A Cidade (composição Chico Science)

3- A Praieira (composição Chico Science)

4- Samba Makossa (composição Chico Science)

5- Da Lama Ao Caos (composição Chico Science)

6- Risoflora (composição Chico Science)

7- Maracatu Atômico (de Jorge Mautner e Nelson Jacobina)

8- Manguetown (parceria de Chico Science com Lúcio Maia e Dengue)

9- Macô (parceria dele com Jorge Du Peixe e Eduardo BiD com participação de Gilberto Gil e Marcelo D2)

10- Rios, Pontes e Overdrives (parceria de Chico Science com Fred 04)


Tags relacionadas

Brasilidades Chico Science cultura cultura brasileira cultura nacional manguebeat Nação Zumbi Notas musicais sucessos chico science
< Notícia Anterior

Marisa Orth no Radar!

12.03.2023 12:00
Marisa Orth no Radar!
Próxima Notícia >

Rubel se aventura em vários ritmos musicais em novo álbum

13.03.2023 12:00
Rubel se aventura em vários ritmos musicais em novo álbum
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business