“São tantas emoções…”.Se existe um nome conhecido em todo o país, esse nome é Roberto Carlos. Também conhecido como O Rei ou Rei Roberto Carlos, o cantor ganhou título de nobreza após mudar por completo a música brasileira. O artista é dono das maiores composições do Brasil, músicas conhecidas por todos e que já embalaram diversos romances, além de ser tema de inúmeras novelas.  

Sua carreira começou ainda muito jovem, no final dos anos 50, com a banda The Sputniks. O grupo, que misturava blues e rock e fazia muito sucesso entre os jovens da época, era formado por Roberto Carlos, Arlênio Lívio, Edson Trindade, Wellington Oliveira e Tião Maia (que anos mais tarde adotou o nome artístico de Tim Maia). Na mesma época, o cantor conheceu aquele que viria a ser seu melhor amigo e companheiro musical, Erasmo Carlos.  

Na década de 60 abandonou os The Sputniks para seguir carreira solo, mas foi apenas no final da década que ele se destacou. Roberto Carlos abraçou seu lado rock and roll e passou a cantar músicas mais agitadas, com forte guitarra e ritmo quente. Nesse mesmo período, ele se juntou a Erasmo e Wanderléa e juntos deram início à Jovem Guarda. Sua música de maior sucesso na época foi O Calhambeque.  

Na década de 70, ganhou o título de Rei, isso porque adotou um repertório romântico, ao qual é fiel até os dias de hoje. Porém, seu maior sucesso da época, Amigo, canção que estourou em 1977, não segue esse estilo, apostando em uma letra que fala sobre uma amizade verdadeira.

Músicas Roberto Carlos: confira os principais sucessos de Roberto Carlos
Músicas Roberto Carlos: confira os principais sucessos de Roberto Carlos. | Foto: Reprodução.

É devido a todos esses sucessos que Roberto Carlos é considerado por muitos o maior artista brasileiro. A seguir, confira os 6 grandes sucessos do Rei Roberto Carlos, canções que agitam e embalam muitas pessoas! 

O Calhambeque

O Calhambeque, canção lançada em 1964, foi a primeira grande música de sucesso de Roberto Carlos em sua carreira solo e foi um divisor de águas para o surgimento da Jovem Guarda. A música está presente no álbum É Proibido Fumar. 

A inspiração para a música veio do primeiro carro do cantor, apelidado de calhambeque, um Ford 1929, com motor Cadillac. O carro é uma das grandes paixões do Rei e, em 2008, foi restaurado e está em sua coleção pessoal até hoje.  

Confira, a seguir, um trecho da música: 

Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia 

Pois há muito tempo um conserto ele pedia 

E como vou viver sem um carango pra correr? 

Meu Cadillac, bi-bi 

Quero consertar meu Cadillac”

Outra Vez

Outra Vez está entre as músicas mais famosas de Roberto Carlos, um dos motivos é sua letra dolorosa. A canção, entretanto, não foi composta pelo Rei, mas sim por Isolda, uma compositora conhecida por trabalhar com ele e outros tantos artistas. Segundo ela, a inspiração para a letra veio em uma noite em que estava desprovida de qualquer tipo de ambição. 

A música, lançada em 1977, fez tanto sucesso que após Roberto Carlos, vários outros cantores regravaram a canção. A seguir, confira um trecho da letra:  

Você foi o maior dos meus casos 

De todos os abraços, o que eu nunca esqueci 

Você foi dos amores que eu tive 

O mais complicado e o mais simples pra mim 

Você foi o melhor dos meus erros 

A mais estranha história que alguém já escreveu 

E é por essas e outras 

Que a minha saudade faz lembrar de tudo outra vez”

Eu te amo, te amo, te amo

Para aqueles que amam as baladas românticas do Rei, Eu te amo, te amo, te amo é a música certa para você! Isso porque a letra é daquele tipo de não fala sobre mais nada além de amor, sobre a saudade de um grande amor e o desejo de tê-lo por perto. A música foi lançada em 1968, no álbum O Inimitável. 

Na época, Roberto estava fazendo uma transição entre as músicas que o tornaram popular na Jovem Guarda, mais rock and roll, para as letras mais românticas que canta até os dias de hoje e que agradam a tantos.  

Confira um trecho da música de Roberto Carlos a seguir:  

Cartas já não adiantam mais 

Quero ouvir a sua voz 

Vou telefonar dizendo 

Que eu estou quase morrendo 

De saudade de você 

Eu te amo! 

Eu te amo! 

Eu te amo! 

Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!”

Jesus Cristo

Além de um romântico invicto, Roberto Carlos é religioso, católico assumido e devoto de Nossa Senhora. Uma de suas canções mais famosas é Jesus Cristo, música em que fala sobre um dos maiores símbolos religiosos do mundo. A música foi lançada nos anos 70 e, desde então, já foi regravada por diversos artistas. Ela, inclusive, ganhou versões em italiano e espanhol. 

Nos anos 90, a música retornou ao topo das paradas, mas dessa vez na voz de Mara Maravilha. A seguir, confira um trecho de Jesus Cristo: 

Como essa nuvem branca 

Essa gente não sabe aonde vai 

Quem poderá dizer o caminho certo 

É você, meu Pai 

Jesus Cristo! Jesus Cristo! 

Jesus Cristo, eu estou aqui 

Jesus Cristo! Jesus Cristo! 

Jesus Cristo, eu estou aqui”

Como É Grande o Meu Amor Por Você

A canção mais famosa de Roberto Carlos é Como É Grande o Meu Amor Por Você, sendo considerada uma das músicas mais bonitas do País. Ela, inclusive, já foi tema de diversos casais de novelas, além de embalar o namoro de muitos casais. Isso porque esse é o tipo de canção que expressa os sentimentos que não sabemos como expressar. 

Como É Grande o Meu Amor Por Você foi lançada em 1967 e desde que chegou ao público, conquistou a todos. Até hoje, ela está presente no repertório do Rei e, devido ao seu grande sucesso, vários artistas regravaram, como Ivete Sangalo. 

Confira um trecho da música a seguir: 

Eu tenho tanto pra lhe falar 

Mas com palavras não sei dizer 

Como é grande o meu amor por você 

E não há nada pra comparar 

Para poder lhe explicar 

Como é grande o meu amor por você”

Agora que já conferiu as músicas mais famosas de Roberto Carlos, está na hora de ouvir todas as canções e se apaixonar. Para ajudar você a ouvir todas as canções do Rei, a Novabrasil criou uma playlist exclusiva, com as músicas que talvez você não sabia que eram do Roberto. Confira agora clicando aqui!