A música brasileira é cheia de talento, isso é algo indiscutível, certo? Porém, alguns cantores podem estar de fora das suas playlists e isso é um erro. Pois, uma boa música pode deixar o seu dia cem vezes melhor e, por isso, ter grandes nomes do rap nacional é essencial deixar a sua lista de reprodução mais rica. 

Colocar uma música de qualidade do rap nacional na sua playlist é expandir seu repertório. Por isso, quem não tem um belo rap antigo ou atual na sua lista favorita de músicas, é porque está por fora, né?

Para te ajudar, decidimos escrever alguns nomes importantes e necessários do rap nacional e que é quase obrigatório ter na sua lista de músicas.

Veja a seguir os nomes.

Veja alguns nomes do rap nacional que você deve ter na playlist. Na foto, integrantes do grupo Racionais MC’: Edi Rock, KL Jay, Mano Brown e Ice Blue
Veja alguns nomes do rap nacional que você deve ter na playlist. Na foto, integrantes do grupo Racionais MC’: Edi Rock, KL Jay, Mano Brown e Ice Blue. | Foto: Instagram/@jef.salgado.

Mas para falar de rap nacional, você deve entender mais sobre essa cultura e vida desses artistas, pois suas letras trazem pedaços da sua vivência. Todos tiveram que batalhar para desmistificar a ideia que rap não é música para todos. 

Por isso, entender um pouco da história de cada artista é muito importante para o processo de conhecer mais sobre a cultura do rap. Nenhuma música vive sem contar histórias, não é? 

Após entender um pouquinho da vida de cada artista, você entenderá melhor as suas letras e as músicas poderão te fazer refletir mais sobre diversas questões do dia a dia, da sociedade e do Brasil como todo.

Sabotage

Conhecido por muitos como, o Rei do Canão, Sabotage é um grande marco na história do rap nacional, pois suas letras mostram a realidade que é vivida dentro das favelas.

A história do Sabotage pode ser igual a de diversas pessoas que vieram de baixo, pois ele encontrou na música uma maneira de achar refúgio e falar sobre a realidade em que vivia.

Sabotage começou a carreira de uma maneira que é quase o sonho de todos, sendo estimulado por dois dos maiores rappers do Brasil, Mano Brown e Ice Blue, do grupo Racionais MC’s (que será aprofundado daqui a pouco nesse texto, continue lendo).

Confira o depoimento de Mano Brown sobre Sabotage:

O talento de Mauro Mateus dos Santos era interminável. Sabotage possuía o dom de fazer rap para todas pessoas da favela se sentirem representadas. E o cara ainda arriscou na carreira de ator, acredita? E participar de três obras: Carandiru, O InvasorSabotage (um documentário sobre sua própria vida).

Entretanto, o Rei do Canão deixou nos deixou no dia 24 de janeiro de 2003 após ser baleado 4 vezes. Porém, Sabotage deixou uma legião de fãs por todo o país e, além disso, deixou o seu legado para toda a história do país, as suas músicas.

Emicida

Saindo do passado e entrando no presente e futuro, Emicida está como um dos grandes nomes da história do rap nacional. Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, é facilmente reconhecido por todos os lugares que passa nos dias de hoje por conta de todo seu trabalho como artista.

O jovem Leandro começou a sua história no rap nas batalhas de rap que participou e foi lá que o nome artístico, Emicida, que é uma mistura das palavras “homicida” e “MC”, isso se deu por conta do seu talento nas rimas e, então, seus amigos diziam que ele matava os adversário nas batalhas.

O nome do rapper também é uma sigla para “Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidade Domino a Arte”. Então, surgiu Emicida.

Então, ele é, com certeza, um nome crucial para incluir em sua playlist, pois as letras tocam o coração de quem ouve. Por exemplo, para quem ainda pensa que não nunca ouviu Emicida na vida, busca a música “Levanta e Anda”, depois disso você terá certeza que já escutou seu som. 

E isso é porque sua qualidade é excepcional. Ultrapassando muitas bolhas no Brasil, Emicida se tornou figura carimbada em diversos programas em todos os canais do país. Isso é algo de muito orgulho, pois mostra, cada vez mais, a expansão do rap no Brasil.

Racionais MC’s

Racionais MC’s dispensa apresentações, certo? O maior grupo de rap nacional que já existiu é obrigatório ter na sua playlist, hein? Ta ‘vacilando’ se deixou de escutar um rap do grupo.

Este foi criado por Mano Brown (que para muitos é o rei do rap basileiro), Ice Blue, KL Jay e Edi Rock e teve seu início na década de 80. O grupo foi essencial para mostrar a todos os problemas vividos pelas pessoas dentro das favelas brasileiras, isso era feito dentro das suas músicas, que hoje são consideradas clássicos do rap nacional e da música brasileira em si.

Os seus álbuns são um completo sucesso, “Holocausto Urbano” lançado em 1988, foi o primeiro disco do grupo. Mas “Sobrevivendo no Inferno”, feito em 1997, levou o Racionais MC’s para um outro nível de conhecimento no Brasil. Naquele ano foram vendidas 500 mil cópias, o que para aquela época eram números surreais.

Portanto, Racionais MC’s com as suas letras que falam sobre violência policial, miséria, dor, esperança e que dão ensinamentos para os mais jovens, se tornou o maior grupo de rap nacional. Por isso, dedique um tempo para escutar esses clássicos da música brasileira e coloque elas na playlist.

Djonga

Para fechar com chave de ouro essa lista, não podia faltar ele, né? Djonga. O mineiro Gustavo Pereira Marques, é hoje considerado um dos maiores expoentes do rap nacional. E não é à toa, pois suas letras, assim como os outros da lista, são fortes e emanam um forte discurso sobre o dia a dia das pessoas na favela.

Djonga tem sua grande característica suas letras agressivas para ferir aqueles que estão ferindo um dos seus. E assim, mostrando que o rap não é música marginalizada. 

Heresia” foi o primeiro álbum lançado por ele, em 2017, algo que de cara já foi um sucesso. Após isso, Djonga lançou mais quatro álbuns “O Menino Que Queria Ser Deus”, “Ladrão”, “Histórias Da Minha Área” e “Nu”. Todos foram aclamados por quem ouviu e foram parar em diversas playlists. Djonga já marcou presença no Faro Novabrasil. Ouça o podcast completo aqui. 

Quer saber mais sobre a música nacional? Acesse Novabrasil e descubra novas músicas para colocar nas suas playlists.