Os anos 2000 estão em alta. Isso não é mais novidade. Assim, pessoas que viveram essa época ou jovens que nasceram após 2010 estão cada vez mais interessados em relembrar ou em conhecer o que foi essa fase. 

Muito do que acontece em uma data pode ser entendido a partir de uma análise do cenário cultural, principalmente musical. Assim, no mês do rock, as bandas e cantores de rock  dos anos 2000 nacionais merecem destaque.

A banda Fresno foi uma das que fizeram mais sucesso nos anos 2000
A banda Fresno foi uma das que fizeram mais sucesso nos anos 2000. | Foto: Internet.

Fresno

Com a volta de um estilo de vida que tem raízes no que foi o emo dos anos 2000, o Fresno é uma das únicas bandas dessa época que conseguiram se reinventar e ainda estar em muitas playlists atuais. A verdade é que muito desse mérito vem do fato de que as canções escritas pela banda gaúcha são carregadas de poesia, fortes e bem construídas. 

Assim, os hits “Milonga“, “Alguém Que Te Faz Sorrir” não ficaram datados e, por isso, é possível considerar que essas músicas não estão somente na lembrança dos fãs, mas sim em seus fones de ouvido. 

Pitty

A Pitty é uma incrível artista que integra o corredor de bandas e cantores do rock nacional que até hoje estão em atividade e ainda fazem um tremendo sucesso. Natural da Bahia, Pitty já chegou no cenário musical quebrando barreiras e paradigmas, uma vez que esse não era um ambiente muito ocupado por mulheres. 

Hoje, a cantora é considerada a grande herdeira de Rita Lee, sendo a princesa do rock. 

As suas músicas, como “Admirável Chip Novo“, “Teto de Vidro“, “Equalize” e na “Na Sua Estante” entraram para a lista de queridinhas do rock brasileiro dos anos 2000. Quer saber mais sobre a história e carreira de Pitty? Ouça o Acervo MPB já disponível em nossos canais.

NX0

O NX Zero foi um grande “estouro” dos anos 2000. Tendo seu primeiro álbum lançado em 2004, o NX Zero é até hoje reconhecido por suas letras românticas e melódicas. E, não. Não é difícil encontrar alguém que ainda tenha um crush em algum dos integrantes da banda, pois eles eram considerados verdadeiros galãs. 

Já em seu primeiro álbum, “Diálogo?”, a banda NX Zero teve muito reconhecimento, não demorando para que a banda fechasse contrato com uma boa gravadora. A partir daí, o sucesso foi tremendo, tendo eles mais de 40 prêmios divididos entre os 6 álbuns de sua carreira. 

CPM 22

Ao falar em bandas e cantores de rock brasileiros nos anos 2000, é impossível deixar o CPM 22 de fora. Mesmo sendo originalmente criada no ano de 1995, a banda paulista somente ganhou força nos anos 2000, tendo o seu ápice com o lançamento da canção “Dias Atrás” que tocou na novela Malhação e chegou ao grande público. 

Dessa maneira, é praticamente impossível que, ao recordar essa época, não venha na cabeça uma trilha sonora que contenha pelo menos uma música (das várias) do CPM 22, e muito provavelmente essa canção será “Um Minuto Para o Fim do Mundo“. 

Detonautas

O Detonautas é mais uma banda de rock nacional dessa lista que não foi criada necessariamente nos anos 2000, mas tiveram seu ápice durante essa década. Formada em 1997 na cidade do Rio de Janeiro, o Detonautas é uma banda que ficou bastante conhecida devido às suas letras que conseguiam denunciar corrupção e violência, mas, no mesmo disco, era possível ouvir falar de amor. 

Dessa maneira, músicas como “Olhos Certos“, “O Dia Que Não Terminou” e ela “Me Faz Tão Bem” faziam um tremendo sucesso nessa época e estão gravadas na mente de quem viveu e curtiu essa fase. 

Cine

O Cine é uma banda paulista de rock nacional de São Paulo que surge em uma cenário pop que já era propício ao desenvolvimento do gênero que eles tocavam. Dessa maneira, o sucesso da banda já foi garantido e ela conseguiu decolar bem no início da carreira. 

Mesmo sendo pensada mais para os jovens da época, o Cine teve uma contribuição muito boa para o rock da época e músicas como “Garota Radical”, “As Cores” e “Vem Aqui” marcaram bastante essa geração. 

Cachorro Grande

Apesar de ter sido formada em 1999, o primeiro álbum da banda gaúcha Cachorro Grande foi lançado somente em 2001, homônimo a banda, que conseguiu decolar algumas canções como “Dia Perfeito” e “Sexperienced“. 

Em 2004, a banda colocou no mundo o seu segundo álbum, que foi intitulado “As Próximas Horas Serão Muito Boas” e trouxe o seu grande sucesso, chamado “Sinceramente“.

Glória

O Gloria é uma banda paulista de rock nacional formada em 2002 que não se limita ao rock mais popular, sendo uma banda de metalcore. Assim, o seu som agradou mais a parte da população que era fã de um som mais pesado, o mais interessante é que, mesmo com músicas fortes, as letras do Glória sempre retratam acontecimentos cotidianos. 

Relembre um de seus sucessos, a música “Minha Paz”.

Pedra Letícia

O Pedra Letícia é uma banda de rock nacional formada em 2005 em Goiânia, a capital de Goiás. A sua grande fama veio devido ao fato de que as letras das canções da banda eram extremamente cômicas e, por isso, alcançaram a grande mídia. A banda fez tanto sucesso que até hoje é famosa, chegando a fazer parte do extinto Programa do Porchat, da TV Record. 

Strike

Ainda dentro das bandas de rock nacional que foram formadas dentro do Centro-Oeste, temos o Strike, uma banda mineira nascida em 2003 que fez muito sucesso nesse período. A fama e o reconhecimento da banda vieram mesmo em 2007, quando eles lançaram o álbum “Desvio de Conduta“, que continha o hit “Paraíso Proibido“.

Melhor do que relembrar essas bandas e os Cantores de Rock nacional dos anos 2000 é escutá-los. Como a Novabrasil sabe da importância que esses artistas tiveram para a música brasileira e identifica muitos fãs que têm muita saudade de ouvir essas canções, ela toca músicas de artistas nostálgicos e de artistas atuais.