As músicas podem servir como uma fonte de conscientização sobre diversos problemas atuais, como os enfrentados pelo meio ambiente. Além disso, essas músicas trazem um ar de tranquilidade, boas energias e alergias aos ouvintes.  

Assim como a preocupação com o meio ambiente, outras questões podem ser abordadas em forma de música. Isso ocorre muito em relação às críticas sociais, que estimulam a discussão da população sobre temas que precisam de uma maior atenção. Aliás, a denúncia é um dos carros fortes nos festivais de MPB. 

Ao longo da matéria, você verá uma lista de músicas interessantes que se relacionam com o meio ambiente para entendermos melhor sobre sua importância e abrirmos a mente para que, juntos, possamos fazer a nossa parte para cuidar do planeta. Continue a leitura!

Foto de capa do livro "Pantanal" (Edições Sesc, 2020), do fotógrafo João Farkas. Alarmante registro da mata sendo incinerada
Foto de capa do livro “Pantanal” (Edições Sesc, 2020), do fotógrafo João Farkas. Alarmante registro da mata sendo incinerada. | Foto: João Farkas.

Músicas sobre o meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela ONU, e é comemorado no dia 5 de julho. O objetivo  da criação da data era conscientizar a população a respeito da importância de preservar os recursos naturais do planeta, e criar uma postura mais crítica e ativa em relação aos problemas ambientais enfrentados mundialmente. 

O universo da música também encontra sua forma de se expressar. Pensando nisso, alguns artistas compuseram canções que retratavam a realidade do meio ambiente do nosso planeta, a fim de chocar e conscientizar as pessoas. Confira quais são as 15 músicas que conscientizam sobre a crise mundial do meio ambiente: 

1. Manguetown – Chico Science

Chico Science, líder da nação zumbi, compôs uma canção especialmente sobre os manguezais no Brasil. A saúde desses ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela poluição urbana, problema muito recorrente dentre as grandes cidades. 

2. Planeta Água – Guilherme Arantes

Sendo um dos cantores mais importantes e marcantes do pop-rock nacional, Guilherme Arantes foi um dos finalistas do Festival MPB-Shell com sua música “Planeta Água”, composta por ele mesmo. Essa é uma das músicas mais conhecidas do MPB e aborda o meio ambiente, sendo um belo exemplo para conscientizar-nos.  

3. Passaredo – Chico Buarque

A perda da biodiversidade é uma das piores consequências em relação aos impactos causados pelos seres humanos no meio ambiente. Passaredo, por sua vez, trata desse problema muito constante no mundo em que vivemos. 

4. O Sal da Terra – Beto Guedes

Ao compor o sucesso “O Sal da Terra”, a música em parceria com Ronaldo Bastos fez tanto sucesso que deu título ao grande documentário sobre Sebastião Salgado, mineiro renomado e preocupado com as questões ambientais e da natureza. 

5. Herdeiros do Futuro – Toquinho (part. Leandro e Leonardo)

Toquinho é um dos grandes nomes da MPB e gravou a música “Herdeiros do Futuro” ao lado da dupla Leandro e Leonardo. Os cantores conseguiram trazer uma música infantil sobre o meio ambiente para atingir um outro público-alvo e conscientizar as crianças. 

6. Xote Ecológico – Luiz Gonzaga

O forró é um estilo musical que também possui sua versão abordando questões sobre o meio ambiente e a natureza. A canção “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga, alerta sobre o estilo de vida do ser humano, que esgota as nossas riquezas naturais.

7. Sobradinho – Sá & Guarabyra

A música “Sobradinho” é uma das canções mais importantes que retratam sobre o meio ambiente da nossa cultura. A música denuncia as interferências das grandes empresas na natureza e seus impactos ambientais. 

8. Passarinhos – Emicida (part. Vanessa da Mata)

As aves são sinônimos ou símbolos de liberdade. Na música “Passarinhos” não foi diferente. A parceria entre Vanessa da Mata e Emicida propuseram que esses animais, além da liberdade, fossem utilizados para representar um pedido de socorro para o meio ambiente e a natureza. 

9. O Rio – Marisa Monte

A água é um elemento essencial para a sobrevivência da humanidade, e é sobre isso que retrata a cantora Marisa Monte, em sua canção “O Rio”. Essa é uma das canções que busca valorizar as contribuições desse recurso necessário para a nossa rotina. 

Gostou do conteúdo? Se você é amante dos estilos musicais brasileiros e deseja estar por dentro dos sucessos da MPB e de outros gêneros musicais, assim como as músicas que retratam o meio ambiente, não deixe de acessar a Novabrasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!