Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

História da canção Uma Brasileira – Aniversário de Herbert Vianna

Lívia Nolla
10:00 04.05.2024
Autor

Lívia Nolla

Pesquisadora Musical
Brasilidade

História da canção Uma Brasileira – Aniversário de Herbert Vianna

Você conhece a história da música Uma Brasileira, de Herbert Vianna e Carlinhos Brown e grande sucesso da banda Os Paralamas do Sucesso? 04 de maio é dia de comemorar o aniversário do cantor, compositor e multi-instrumentista carioca Herbert Vianna, um dos maiores nomes da música popular brasileira da atualidade. Herbert completa hoje 63 anos … Continued

Lívia Nolla - 04.05.2024 - 10:00
História da canção Uma Brasileira – Aniversário de Herbert Vianna
História da canção Uma Brasileira – Aniversário de Herbert Vianna

Você conhece a história da música Uma Brasileira, de Herbert Vianna e Carlinhos Brown e grande sucesso da banda Os Paralamas do Sucesso?

04 de maio é dia de comemorar o aniversário do cantor, compositor e multi-instrumentista carioca Herbert Vianna, um dos maiores nomes da música popular brasileira da atualidade. Herbert completa hoje 63 anos de idade!

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Herbert Vianna | Foto: Cecilia Acioli/Folhapress

Sobre Herbert Vianna

Herbert Vianna surgiu no cenário musical em 1983, quando fundou uma das principais bandas brasileiras de todos os tempos: Os Paralamas do Sucesso.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, mudou-se ainda criança para a Capital Federal, por conta do trabalho do pai, que era militar. Foi em Brasília que conheceu o baixista Bi Ribeiro e, ainda criança, teve seu primeiro contato com a música, principalmente com o rock’n roll.

Herbert e Bi se reencontraram no Ensino Médio, já morando no Rio de Janeiro, juntaram-se com o baterista João Barone e fundaram Os Paralamas do Sucesso. Vital e Sua Moto (composição de Herbert) foi a canção responsável por fazer a banda tornar-se conhecida no país inteiro. Vital era o nome do primeiro baterista da banda, Vital Dias, que foi substituído por Barone antes mesmo da banda estourar.

Junto com outras bandas que começaram em Brasília – como Capital Inicial e Legião Urbana –  Os Paralamas do Sucesso fazem parte do movimento que revolucionou o rock nacional brasileiro. Seguem mais fortes do que nunca até os dias atuais, tendo nos presenteado com mais de 20 álbuns e grandes sucessos ao longo de sua brilhante carreira, como:

  • Óculos
  • Meu Erro
  • Lanterna dos Afogados
  • Caleidoscópio
  • Quase um Segundo (todas composições solo do aniversariante de hoje);
  • Alagados (parceria de Herbert, Bi e Barone);
  • Romance Ideal (parceria de Herbert Vianna com Martin Cardoso);
  • Tendo a Lua (parceria com Tete Tillet);
  • Aonde Quer Que eu Vá (parceria com Paulo Sérgio Valle); e tantos outros.

Herbert Vianna também lançou cinco discos solo ao longo de sua carreira eé um dos maiores compositores do nosso país: fez parcerias incríveis com outros grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, em A Novidade; Carlinhos Brown, em Uma Brasileira; e Leoni e Paula Toller, em Por Que Não Eu?.

Herbert Vianna | Foto: Maurício Valadares/Divulgação

Ele compõe sobre amor como ninguém, mas também escreve canções de cunho político e social e que relatam fatos do cotidiano. Escreveu grandes hits que tornaram-se sucesso em algumas das principais vozes femininas da música brasileira como Zélia Duncan, Ivete Sangalo, Fernanda Abreu, Pitty, Cássia Eller, Ana Carolina, Marisa Monte e Daniela Mercury.

Exemplo também de esperança e superação, Herbert Vianna sofreu um acidente com o ultraleve que pilotava em 2001, que levou ao falecimento de sua esposa e mãe dos seus filhos – a inglesa Lucy – e que o fez perder parte da memória e o deixou paraplégico. 

Mas, surpreendentemente, o artista voltou aos palcos no ano seguinte e continua nos brindando com sua música e genialidade até os dias atuais.

Para saber mais sobre a vida e a obra deste gigante da nossa música, escute o Acervo MPB Especial Os Paralamas do Sucesso, nossa série de áudio-biografias original Novabrasil.

Hoje, para prestar uma homenagem a este artista tão importante da nossa música, vamos contar a história de um dos maiores sucessos compostos por Herbert Vianna: Uma Brasileira, parceria do artista com Carlinhos Brown.

Os Paralamas do Sucesso | Foto: Divulgação

História da canção Uma Brasileira, de Herbert Vianna e Carlinhos Brown

Recentemente, em uma participação de sua banda – Os Paralamas do Sucesso – no programa Caldeirão com Mion, na TV Globo, Herbert Vianna declarou que Uma Brasileira foi composta em homenagem ao grande amor de sua vida, sua esposa e mãe de seus três filhos: a inglesa Lucy Needham, que faleceu em 2001, no acidente de ultraleve que ela e Herbert sofreram e que deixou o músico paraplégico e viúvo.

O artista contou que Lucy (que era repórter da BBC e conheceu Herbert em uma entrevista que fez com Os Paralamas, e logo se apaixonaram) era muito interessada e curiosa na cultura brasileira e estudava muito as coisas de nosso país, sempre com muito interesse e profundidade. 

Por isso, no momento em que – em 1994 – ele teve contato com a melodia composta por Carlinhos Brown, Herbert quis escrever algo que homenageasse esta “alma brasileira” de sua esposa. Ele queria que a letra trouxesse apenas o refrão na língua primária de Lucy, o inglês, e que o restante falasse desse genuíno interesse dela no Brasil.

Carlinhos Brown e Herbert Vianna | Foto: Mário Marques/Arquivo Correio

O encontro com a percussividade de Brown

Brown e Os Paralamas do Sucesso se encontraram na Bahia, em 1994, e Brown apresentou para Herbert esta melodia que estava compondo e que continha apenas alguns fonemas, sons sem significado, uma forma bastante livre e percussiva de compor, um talento muito natural do baiano.

Herbert, que tinha uma forma mais formal de compor e se cobrava em sempre dar um sentido para todas as suas letras, encontrou na musicalidade solta de Brown uma inspiração perfeita para aquela letra específica que ele queria escrever para Lucy, uma inglesa que não tem o português como língua primária, mas que ama se aprofundar em tudo o que é do Brasil. 

Brown mostrou para Herbert que o sentido poético também pode estar no som das palavras, e que uma letra pode extrapolar a noção convencional de que tudo tem que ter um sentido, uma explicação. Apesar dessa liberdade toda e da percussividade das palavras usadas, fazendo uma brincadeira com a língua portuguesa e seus significados, a música Uma Brasileira não deixa de ter um sentido.

Uma Brasileira – Herbert Vianna e Carlinhos Brown

Rodas em sol, trovas em dó
Uma brasileira, ô
Uma forma inteira, ô
You, you, you

Nada demais
Nada através
Uma légua e meia, ô
Uma brasa incendeia, ô
You, you, you


Deixa o sal no mar
Deixe tocar aquela canção

One more time, ime, ime
One more time, ime, ime
One more time, ime, ime, ime, ime

Tatibitate
Trate-me, trate
Como um candeeiro, ô
Somos do interior do milho
E esse ão de são
Hei de cantar naquela canção

Tatibitate, por exemplo, é – genialmente – uma palavra que existe, e que significa: “Aquele que tem dificuldade em falar ou pronunciar bem as palavras”. Outras partes da canção remetem a coisas bem brasileiras, como o milho, o candeeiro, o interior, e também falam sobre a paixão: a brasa que incendeia, “you, you, you” (que significa “você”, na língua inglesa). 

Os Paralamas do Sucesso convidaram para gravar Uma Brasileira junto com eles no álbum Vamo Batê Lata, de 1995, outro artista que é rei em colocar a percussividade em suas canções e em trazer letras que – muitas vezes aos ouvidos menos apurados e sensíveis – podem parecer sem sentido, mas que – poeticamente – fazem todo o sentido do mundo: o alagoano Djavan.

Uma Brasileira tornou-se um dos maiores sucessos da história da banda!

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Herbert Vianna.

por Lívia Nolla

Tags relacionadas

brown compositor Djavan Herbert Vianna história da canção história da música música Música Brasileira música popular brasileira Os Paralamas do Sucesso Paralamas saudando Grandes Compositores da MPB uma brasileira
< Notícia Anterior

Agrishow: Novabrasil faz transmissão especial do maior evento agro do país

03.05.2024 12:25
Agrishow: Novabrasil faz transmissão especial do maior evento agro do país
Próxima Notícia >

Novabrasil é parceira do Festival Feira Preta; Preta Gil é atração

04.05.2024 10:10
Novabrasil é parceira do Festival Feira Preta; Preta Gil é atração
colunista

Lívia Nolla

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business