Uma ótima atividade no final de semana para quem gosta de filmes e MPB é assistir filmes. Seja disponíveis gratuitamente na internet ou nas plataformas de streaming. Sobre o assunto, os filmes na Netflix, por exemplo, tem muito a oferecer. 

Aqui, no site da Novabrasil, já listamos para você 10 documentários essenciais para quem gosta de MPB (para conferir, clique aqui). Agora, nesta matéria, vamos te mostrar alguns títulos sobre músicos brasileiros especificamente na plataforma.

Confira aqui!

MPB: Confira 8 filmes sobre músicos brasileiros na Netflix | Foto: Reprodução/Elis.

8 documentários e filmes na Netflix sobre músicos brasileiros, confira!

Veja, abaixo, algumas dicas de filmes na Netflix para você conhecer mais sobre a MPB!

1- Emicida: AmarElo – AmarElo – É Tudo Pra Ontem (2020)

Documentário original da Netflix, é apresentado nos bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo do rapper e também ativista Emicida, com o objetivo de celebrar o grande legado da cultura negra brasileira. O documentário original Netflix é de 2020 e tem 1 hora e 29 minutos de duração.

2- Chico: Artista Brasileiro (2015)

No documentário Chico – Artista Brasileiro, Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana.

Além de seus prórios relatos, partindo de músicas apresentadas, dizendo como cada uma nasceu, outros nomes importates da música brasileira também participam, dando seus depoimentos. O documentário disponível na Netflix é de 2015 e tem 1 hora e 55 minutos.

3- Elis (2016)

Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando.

Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a Pimentinha não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos. O filme é de 2016 e tem 1 hora e 55 minutos de duração.

4- O Barato de Iacanga (2019)

A história do Festival de Águas Claras, o lendário festival ao ar livre de música brasileira que, fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, ficou conhecido por muitos como o Woodstock do Brasil.

Unindo entrevistas com artistas e fundadores do evento à imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória que tornou o festival um símbolo da contra cultura no país. O documentário tem 1 hora e 33 minutos de duração e foi lançado em 2019.

Por causa de toda a fama da primeira edição, o festival teve mais três, mesmo com a proibição da ditadura militar. As outras edições contaram com nomes como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, João Gilberto e Alceu Valença

5- Tim Maia (2014)

Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia. O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.

6- Os Quatro Paralamas (2020)

Dirigido por Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário.

Em um papo na sala da casa de Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos.

7- Chorão: Marginal Alado (2019)

O documentário retrata a vida e a carreira do cantor brasileiro Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Além de depoimentos sobre sua vida pessoal e profissional e imagens de arquivo, o filme acompanha a história de uma das estrelas do rock mais importantes do Brasil.

Chorão viveu duas décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheios de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose de drogas, em 2013.

8- Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo (2022)

Gravado ao longo de trinta anos, o documentário do Racionais MC’s segue o grupo mais influente do rap nacional, desde sua criação. Mostrando a origem e ascensão do grupo, o documentário traz imagens inéditas de Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock. Além de entrevistas, o documentário reforça o impacto e legado das músicas que introduziram o gênero no país, desde os primeiros shows de rap na ruas de São Paulo.

Fundado em 1988, o nome do grupo é inspirado no álbum Tim Maia Racional e conseguiram lançar das músicas em uma coletânea, e anos depois apareceria no famoso álbum Holocausto Urbano, primeiro álbum do grupo que levantou temas como a violência e crime.

Após o lançamento, o grupo tornou-se conhecido na cena do rap da periferia paulistana e da Grande SP. Seus trabalhos foram marcados por serem voltados para as comunidades pobres, além de projetos criados com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.