Quando pensamos em música brasileira, automaticamente pensamos na MPB. Isso porque esse é um estilo que nasceu originalmente em nosso país, que possui em seu DNA uma mistura entre sons, questões políticas e muito mais.

Além disso, esse é um gênero que vem conquistando jovens até hoje, pois fala sobre a realidade do povo brasileiro, mesmo que as gerações já sejam outras.

A MPB surgiu como um substituto para a Bossa Nova, um estilo que era muito popular no país, mas que não atendia verdadeiramente sua população. Isso porque era um estilo ligado à burguesia, que não falava diretamente com a massa. Em contrapartida, estilos como o Samba se concentravam apenas nas periferias.

, Chiquinha Gonzaga – considerada percursora da MPB | Fonte: Internet.

Sendo assim, a MPB surgiu para unir o país, falando sobre uma só luta, sobre um só povo e muito mais. Dito isso, a seguir, explicaremos a importância da Música Popular Brasileira e o porquê devemos celebrar esse gênero até hoje!

Por que celebrar a MPB é importante para a cultura do país?

A MPB (Música Popular Brasileira) é um gênero musical que surgiu na década de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, como um substituto para a Bossa Nova. A Bossa, como era popularmente chamada, era um estilo de música muito conhecido, mas dito como burguês por muitos, sendo assim, esse gênero não atendia a toda a população brasileira.

A MPB, por sua vez, seria um gênero que falaria sobre a realidade do povo como um todo, tratando sobre o social e político do país. 

Esse novo estilo que surgia era uma união entre a Bossa Nova, o Samba, entre outros gêneros brasileiros. A MPB surgiu nos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, também conhecido como UNE.

Mas foi em 1964, após o Golpe Militar, que a MPB ganhou força em todo o país, pois era o único gênero musical que confrontava a nova política. Isso porque era feito por artistas jovens, que possuíam uma visão nada conservadora e que faziam parte de outros movimentos políticos.

A MPB se tornou sinônimo de resistência para o povo brasileiro durante um dos períodos mais críticos de sua história. Ela era a voz de toda uma geração e, até hoje, representa milhares de vozes. 

Música Popular Brasileira como sinônimo de diversidade

A grande questão da MPB é que além de dar voz para uma geração, esse é um estilo que aposta na diversidade do país. Isso ocorre uma vez que para chegar ao seu som, esse estilo une características da Bossa Nova e do Samba para criar seu próprio som.

Na verdade, é possível afirmar que a MPB já vem sendo formulada desde o século 19, com artistas como Chiquinha Gonzaga. Na época, ela já unia diversas características musicais para criar um som único. Quer saber mais sobre a criadora da primeira marchinha de carnaval? Confira no Acervo MPB sobre Chiquinha Gonzaga.

O intuito da MPB é justamente esse, criar um som único, que exista apenas no Brasil. Sendo assim, a combinação de gênero é a melhor forma para se fazer isso.

Além disso, a Música Popular Brasileira também se atrela aos sons regionais, sendo assim cada região agrega seu ritmo a música, gerando diversos sons para um único país.

A MPB apresenta a diversidade cultural do Brasil de diversas maneiras, seja em suas letras, que abordam realidades distintas para um povo tão diverso, ou ao som, que une tantas vertentes musicais que nos levam a crer que a cultura é rica e única. 

É preciso falar também a respeito da importância dessa diversidade dentro da MPB, pois é graças a essa junção de culturas que nos destacamos pela qualidade de nosso produto musical. Além disso, essa diversidade dentro das canções é uma forma rica de apresentar o país para o mundo, quebrando preconcepções e barreiras.

Dia Nacional da MPB – 17 de outubro

A MPB, em 2012, foi reconhecida como um patrimônio brasileiro, um motivo de orgulho para todo o país. Em sua homenagem, no dia 9 de maio, a partir do Decreto-Lei nº 12.624, foi criado o Dia Nacional da MPB. A data oficial é o dia 17 de outubro, o dia não foi escolhido ao acaso, essa é a data de aniversário de Chiquinha Gonzaga, considerada a precursora da MPB, uma vez que foi ela que começou o casamento entre os sons brasileiros.

Além disso, Gonzaga é considerada a primeira compositora brasileira, além de ser uma das primeiras mulheres a tocar música no país.  

Inclusive, vale lembrar que o Festival Novabrasil 2022 acontecerá nos dias 15 e e 16 de outubro justamente por ser próxima a essa data tão importante da cultura brasileira.

A importância

Mas a questão que fica é: por que é tão importante celebrarmos a MPB até hoje? Pois bem, a Música Popular Brasileira não é apenas um gênero musical, ela é a representação do povo brasileiro.

Esse estilo de música até hoje possui diversos fãs, além de diversos músicos que se dedicam a compor. Isso porque a MPB nada mais é do que a voz do povo brasileiro, ela foi criada para expressar o que uma geração pensa, o que uma sociedade pensa. Ela une rock, samba, forró, pop, entre tantos outros gêneros.

O que faz de uma música MPB é justamente sobre o que ela trata e como ela é produzida. Todas as canções que unem estilos de música brasileira e tratam sobre nossa realidade, são música popular brasileira.

Sendo assim, podemos afirmar que a importância da MPB para o Brasil é justamente sua representatividade, a união de um povo e a combinação de suas diferenças. A MPB nos lembra de nossa miscigenação e da riqueza cultural que possuímos. Além disso, ela é a representação do povo brasileiro fora do país, é essa música a responsável por mostrar aos outros países como vivemos, como pensamos e o que passamos. 

Esse estilo de música também serve como um educador, uma vez que a MPB tem por objetivo contar a história do povo brasileiro e servir como um grito político e social. Com isso, podemos ensinar nossas crianças sobre o que já vivemos e o que devemos fazer para evitar que erros ocorram novamente. 

Em resumo, a MPB é a maior expressão cultural do Brasil, servindo como um retrato para nós e para os outros de quem somos e do que vivemos.

Gostou do nosso conteúdo sobre a MPB? Se sim, confira mais conteúdos semelhantes em nosso site e não deixe de ouvir a Novabrasil, a rádio da brasilidade!