Elis Regina e Nara Leão são eternas referências do que diz respeito à música popular brasileira, duas das maiores cantoras e intérpretes que o Brasil já teve o prazer de conhecer e que nos enchem de orgulho.

Muito se fala sobre uma possível rivalidade entre as duas cantoras e muito se compara a voz, a obra, a popularidade, a personalidade ou as atitudes de ambas, quando – na verdade – o que devemos fazer é exaltar cada uma dessas mulheres na sua singularidade e na contribuição imensa que, cada uma da sua forma, trouxe para a nossa história.

Uma coisa curiosa em comum entre essas duas gigantes da MPB é o dia de hoje: 19 de janeiro. Nesta data, celebramos os 80 anos do nascimento de Nara Leão e os 40 anos do adeus à Elis Regina.

Confira mais 05 datas marcantes em comum na vida e na carreira de Nara e Elis:

1 – O dia 19 de Janeiro:

Nara Leão nasceu em 19 de janeiro de 1942. No dia em que ela estava completando 40 anos, Elis Regina nos deixou órfãos precocemente do seu talento avassalador – aos 36 anos de idade – em 19 de janeiro de 1982.

2 – Ambas nasceram na primeira metade da década de 40:

Nara nasceu em Vitória, em 19 de janeiro de 1942. Já Elis, nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945. A diferença de idade entre as duas era de pouco mais de três anos.

3 – As duas morreram na década de 80:

Elis morreu inesperadamente – causando grande comoção no país inteiro – no dia 19 de janeiro de 1982, no seu apartamento em São Paulo, após ingerir (acidentalmente, como conta o amigo Nelson Motta em seu livro Furacão Elis, alegando que a cantora não estava acostumada a usar drogas e não sabia lidar com elas)  uma dose letal da combinação entre álcool e cocaína.

Nara morreu sete anos depois, em 7 de junho de 1989 – também muito jovem, aos 47 anos – vítima de um tumor maligno no cérebro, com o qual convivia desde que o descobriu, em 1986, e que era delicado demais para uma cirurgia, que podia a deixar em estado vegetativo. Nara passou os últimos anos da vida tomando medicações contínuas e – quando se sentia bem – ainda se apresentava cantando.

4 – Ambas lançaram o seu disco de estreia na primeira metade da década de 60:

Em 1961, Elis Regina lançava o seu álbum de estreia: Viva a Brotolândia. Ela tinha apenas 16 anos e já mostrava toda a sua genialidade e exuberância vocal. As canções traziam a forte influência das primeiras referências musicais femininas de Elis: os sambas-canção das cantoras do rádio – principalmente Ângela Maria – e o rock-roll pioneiro de Celly Campello.

Já o disco de estreia de Nara Leão – Nara – foi lançado em 1964 e trazia um repertório que mostrava o dom que a cantora tinha para promover o encontro das composições de seus colegas de Bossa Nova – como Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Baden Powell – com os sambistas do morro, de quem era muito próxima: como Cartola, Zé Ketti e Nelson Cavaquinho.

5 – Ambas gravaram as mesmas canções de Tom Jobim na primeira metade da década de 70:

Algumas foram as canções que Elis e Nara gravaram em comum. Dentre elas, duas composições de Tom Jobim foram gravadas pelas duas cantoras na primeira metade dos anos 70. Ambas tinham uma relação bem próxima com Tom e chegaram a gravar discos inteiros com canções do gênio da Bossa Nova

A primeira música é Insensatez (de Tom e Vinícius), gravada por Nara em 1971, no disco Dez Anos Depois, e por Elis, no ano seguinte, em uma versão em inglês – How Insensitive – no álbum Elis Regina in London.

A segunda é Corcovado, gravada por Nara no mesmo disco de 1971 e, depois, por Elis, no álbum Elis & Tom, de 1974.