Hoje em dia é muito difícil achar alguém que ouça o nome de Jão e não saiba cantar pelo menos uma das músicas dele. A verdade é que esse cantor está se tornando, cada vez mais, um grande fenômeno da música popular brasileira.

Jão já emplacou mais de um hit, tem álbuns bem escutados e faz shows lotados, entretanto, nem todo mundo conhece a história do cantor e nem sabe como foi todo o processo que fez com que ele ficasse cada vez mais conhecido no cenário musical brasileiro.

Conheça as diversas versões de Jão jão imaturo, jão ‘essa eu fiz pro nosso amor’, jão idiota, jão lobos
Conheça as diversas versões de Jão jão imaturo, jão ‘essa eu fiz pro nosso amor’, jão idiota, jão lobos. | Foto: DivulgaçãoInstagram.

Quem é Jão?

Jão é João Vitor Romania Balbino, um menino de 27 anos nascido em uma cidade consideravelmente pequena (por muitos considerada até uma vila) chamada Américo Brasiliense, que está localizada no interior do estado de São Paulo. Ele nasceu no dia 3 de novembro de 1994. O apelido, que no futuro se tornaria seu nome artístico, veio de sua irmã, que o chamava de “Jão” com certa frequência.

Durante a sua infância, Jão sempre cresceu com muita influência musical e diz que costumava escutar música quase que o dia inteiro, isso porque além dele próprio, toda a família sempre gostou muito de música em geral. As suas maiores influências, nesse campo, foram grandes músicos, cantores e compositores do MPB e do Rock brasileiro, assim, nomes como Cazuza, Marisa Monte, Nando Reis, Titãs e vários outros apareciam na playlist de Jão. 

Esses grandes artistas fizeram com que Jão não se limitasse somente à ouvir a música, mas procurasse saber mais sobre composição e sobre instrumentos. Querendo saber mais sobre a construção de uma canção, Jão na infância estudou flauta, violão e teclado. Além disso, o cantor diz que se apresentou bastante nos mais diversos eventos culturais de sua escola.

Mais adiante na vida de Jão, mais precisamente quando ele tinha 17 anos, o cantor passou na USP no curso de publicidade e propaganda e, com isso, se mudou para a capital para fazer a faculdade. Mas logo Jão percebeu que não era aquilo que ele queria e trancou a faculdade para se dedicar ao mundo da música, que era realmente seu maior sonho.

Como ele ficou famoso?

Após deixar a faculdade, Jão começou a se dedicar inteiramente à música e, no início, ele cantava em barzinhos e casas de show para conseguir se sustentar. Em paralelo a essas atividades, o cantor gravava vídeos cantando músicas famosas e postava nas redes sociais, especialmente no Youtube.

As suas publicações davam um número legal de visualizações e de curtidas e isso fez com que dois produtores musicais, Pedro Dash e Marcelinho Ferraz, se interessassem por Jão e entrassem em contato com ele.

Assim, no ano de 2016, Jão assina com a Head Media, e já no mesmo ano lança o seu primeiro single, que recebeu o nome de “Dança Pra Mim”, com o apoio da gravadora e com a ajuda profissional, Jão conseguiu ganhar um pouco de espaço como cantor nesse mercado da arte.

Nos anos seguintes, em 2017, ele lançou mais dois singles: “Ressaca” e “Álcool” e participou de remixes de outras músicas e colaborou para a construção de outras canções. 

O ano de 2018 foi bem positivo para Jão, o cantor lançou um EP (que é, basicamente, um álbum pequeno), com 4 músicas remixadas. Adiante no ano, o cantor gravou o videoclipe de uma música chamada “Imaturo”, que era seu mais novo lançamento. Essa música fez tanto sucesso que alcançou o primeiro lugar na Lista Viral Brasil, feita pelo Spotify. Nesse ano ele lança seu primeiro álbum, que foi chamado de “Lobos”.

A partir daí Jão foi ficando cada vez mais famoso e escutado pelas mais diversas pessoas. Seu sucesso fez com que ele fosse chamado para vários projetos, sendo convidado para cantar com o Jota Quest.

Seus próximos álbuns, “Anti-Herói” e “Pirata” tiveram dois singles que viralizaram muito nas redes sociais, “Eu Vou Morrer Sozinho” e “Idiota”, fazendo com que o cantor se tornasse um dos maiores e mais famosos da atualidade, sendo parte da mais nova geração do MPB.

Músicas & álbuns

O primeiro single de Jão foi lançado lá em 2016, se chama “Dança Pra Mim” e, apesar de ele ter feito algum sucesso, não foi colocado no primeiro EP do cantor, que foi lançado em 2018 e se chama “Primeiro Acústico”, nele, há 4 músicas: “Aqui”, “Álcool”, “Ressaca” e “Imaturo”, sendo a última canção, jão imaturo, a que ficou mais famosa entre as quatro. 

No mesmo ano, em 2018, Jão lança o seu primeiro álbum, que recebeu o nome de “Lobos”. O jão lobos conta com 10 músicas e foi o responsável pelo sucesso “Vou Morrer Sozinho”.

Em 2019, o cantor vem com seu segundo álbum, o “Anti-Herói”, que também continha um total de 10 músicas e emplacou canções como jão essa eu fiz pro nosso amor”. Houve, em 2020, um álbum lançado mostrando a turnê “Anti-Herói”, com músicas ao vivo.

Em 2021 Jão lança seu último álbum, até agora, que se chama “Pirata” e nesse disco está sua canção mais famosa, a jão idiota. Agora em 2022 Jão fez uma bela parceria com Nando Reis e os dois cantores regravaram a Música SIM – Jão e Nando Reis, que foi escrita pelo Nando e já era conhecida em sua voz.

Jão em 2022

Agora em 2022, Jão está colhendo o grande sucesso de seu último álbum, o “Pirata”. O cantor, que está em turnê de divulgação, está sendo responsável por shows extremamente concorridos em que os ingressos se esgotam em poucos dias ou em poucas horas, em alguns lugares do Brasil.

As suas apresentações estão sendo consideradas muito boas e muita gente fala que vale a pena pagar para ver de pertinho o cantor performando.

Jão foi um dos nomes mais esperados e lotados do Lollapalooza e fez um show que, segundo os críticos e o público, foi super incrível e fez o ingresso e a chuva do dia valerem a pena. Ele também é um dos confirmados para o Rock in Rio de 2022 e o público está ansioso para mais uma apresentação.