A música popular brasileira é um gênero musical que ocupa um espaço relevante na história das manifestações artísticas, políticas e culturais do país. Para mostrar a importância da MPB para a música brasileira, decidimos preparar este artigo com músicas marcantes para a história do estilo musical e mostrar nomes famosos que prometem dar continuidade a esse gênero. Leia este artigo e conheça a carreira de artistas como Ana Carolina, entre outros!

Anavitória e Ana Carolina
Anavitória e Ana Carolina. | Foto: Divulgação/Instagram.

História da Música Popular Brasileira

Antes de te apresentarmos canções importantes da música popular brasileira, acreditamos que você esteja curioso para saber como esse gênero surgiu. Por essa razão, trouxemos este tópico!

A MPB apareceu em uma situação na qual a Bossa Nova estava em declínio. A Bossa Nova foi um gênero renovador para a música brasileira, que se manifestou na segunda metade da década de 1950. Influenciada pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova trouxe mudanças para o samba tradicional.

Porém, no começo dos anos 1960, a Bossa Nova sofreu com transformações que resultaram no seu declínio. Com a intenção de encontrar uma nova identidade musical, surgiu a MPM, Música Popular Moderna, que é o estilo musical que conhecemos hoje, como a MPB.

A denominação foi criada para fazer a identificação de músicas populares que não tinham similaridade com a Bossa Nova, mas que também não eram samba, nem moda ou marchinha. Na verdade, essas músicas aproveitavam a suavidade do repertório da Bossa Nova, tradições regionais e, ao mesmo tempo, envolviam influências norte-americanas.

A música “Arrastão”, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, foi interpretada por Elis Regina no ano de 1965. Essa canção é bastante associada ao início da MPB, visto que não é possível afirmar que ela se encaixa no gênero musical Bossa Nova.

Outras canções que são consideradas como marcantes para a ruptura entre Bossa Nova e MPB são: “A Banda” e “Pedro Pedreiro”, de Chico Buarque e, “Disparada”, de Geraldo Vandré.

A MPB tem como característica principal a presença de uma crítica velada à injustiça social e à repressão governamental. Por isso, artistas e público da MPB foram associados a estudantes e intelectuais do Brasil, sendo assim, mais tarde, a música popular brasileira ficou conhecida como “música das universidades”.

Conforme o tempo, a Música Popular Brasileira começou a abranger influências de outros ritmos, como rock, funk, samba e o soul. Essa mistura resultou em outros estilos como samba-rock e samba-funk.

Além disso, a música pop também começou a fazer parte da Música Popular Brasileira, fazendo com que surgissem nomes famosos como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Raul Seixas, Maria Bethânia, Rita Lee, Gal Costa, Roberto Carlos, assim como muitos outros.

No final da década de 1990, a influência do samba e do reggae na música latina foi a responsável por dar origem ao samba-reggae, que tornou possível o surgimento de outras fusões, como o manguebeat e o axé music.

Até aqui, você conheceu um pouco sobre a história da Música Popular Brasileira. Saiba que é muito importante você conhecer canções desse gênero musical, pois são letras que carregam a capacidade de fazer qualquer um se sentir inspirado. No próximo tópico deste artigo, você irá conferir cinco músicas da MPB para você se inspirar. Vamos lá?

5 músicas da MPB para você se inspirar!

No tópico anterior, você percebeu como a MPB é bastante marcante para a história da música brasileira. Que tal conferir algumas canções marcantes para a MPB e incluí-las na sua playlist? Veja!

1. Arrastão – Elis Regina

Muitas pessoas consideram a música “Arrastão”, interpretada por Elis Regina, como um marco inicial da MPB. Essa música ficou registrada como uma produção importante para a música brasileira e, inclusive, para a própria cantora. “Arrastão” é uma composição de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.

2. O Melhor de Mim – Ana Carolina

“O Melhor de Mim” é uma das principais músicas de Ana Carolina. Ela é uma canção romântica que resume tudo o que o amor significa e transmite. A letra aborda a representação do sentimento mais belo e cada verso emana uma energia de paixão e romance.

3. Singular – Anavitória

Ana Caetano e Vitória Fernandes Falcão são uma dupla de cantores que estreou no ano de 2014 e está cada vez mais popular. Ainda que tenham pouco tempo de carreira, a dupla Anavitória é respeitada no cenário musical e possui três discos de estúdio: “Anavitória”, “O tempo é agora” e “Cor”.

No ano de 2016, Anavitória fez o lançamento do seu primeiro disco, que trouxe grandes sucessos como “Trevo”, “Nós” e “Singular”.

Em “Singular”, a dupla conseguiu transformar em poesia a simplicidade de estar em um relacionamento apaixonado. A canção apresenta um ritmo suave e fala sobre o dia a dia de um amor leve, mas, ao mesmo tempo, intenso.

4. Quando Bate Aquela Saudade – Rubel

O primeiro disco de Rubel, chamado Pearl, foi lançado no ano de 2013 na internet, de forma totalmente gratuita. A ideia do artista era registrar as coisas que ele estava vivendo, com a intenção de fazer com que as pessoas se identificassem. Entre todas as músicas, uma se tornou um grande sucesso: “Quando Bate Aquela Saudade”. 

O primeiro trabalho de Rubel é uma fusão entre poesias com ritmos do folk e da MPB. A originalidade foi o que trouxe para o cantor a notoriedade.

5. Ensaio sobre ela – Cícero

O cantor e compositor Cícero Rosa Lins traz uma nova proposta musical que atrai inúmeros fãs. Cícero é responsável por produzir músicas com letras e melodias cativantes. Sendo assim, ele está se tornando cada vez mais relevante no cenário musical nacional. Além disso, o artista possui talento e compromisso no seu trabalho.

As músicas de Cícero apresentam letras brilhantes que merecem uma escuta atenta, pois são repletas de mensagens inspiradoras. De forma geral, as composições são extremamente sentimentais, capazes de fazer com que o ouvinte tenha experiências singulares. É quase impossível não se emocionar ao ouvir o disco do artista, uma vez que as músicas compartilham dores e sofrimentos experimentados pelos protagonistas.

“Ensaio sobre Ela” é uma das músicas mais incríveis de Cícero, pois essa canção consiste em uma trama amorosa. Nela, o cantor relata um amor não esperado que leva à dependência.

Ao terminar de ler este artigo, você conferiu músicas da MPB de artistas como Ana Carolina, Anavitória, entre outros. Você gostou do nosso conteúdo? Então, navegue pelo site e continue a explorar os artigos aqui da NovaBrasil FM!