Milton Nascimento é uma das maiores vozes da música popular brasileira. Preparamos um conteúdo para você conhecer toda a história do cantor, desde a sua infância e adolescência, o início de sua carreira, até os dias de hoje. Além disso, quais são as músicas de maior sucesso, quais são seus álbuns lançados, entre outros. Continue a leitura e não perca nada!

Cantores de destaque no cenário brasileiro: idade Milton Nascimento, Milton Nascimento músicas e mais
Cantores de destaque no cenário brasileiro: idade Milton Nascimento, Milton Nascimento músicas e mais. | Foto: Reprodução.

Biografia de Milton Nascimento

Confira, abaixo, informações sobre a vida de Milton Nascimento:

Infância e adolescência

No dia 26 de outubro de 1942 nasceu, no Rio de Janeiro, Milton Nascimento. Desde pequeno já mostrava grande interesse pela música. Quando Milton tinha apenas 2 anos, perdeu sua mãe e foi morar com a avó em Juiz de Fora, Minas Gerais. Quando completou seis anos, se mudou para Três Pontas com os pais adotivos, o bancário e professor de Matemática Josino Campos e a professora de Música Lília Campos.

Como muitos sabem, Milton Nascimento também é conhecido como Bituca. A origem do apelido vem da infância, e faz referência aos povos indígenas que foram chamados de botocudos por utilizarem botoques labiais.

Dessa maneira, quando o pequeno Milton se sentia contrariado, ele sempre fazia um bico grande, assim, recebeu o apelido. Segundo o cantor, qualquer coisa que o pessoal fazia que ele não gostava, o bico aparecia.

Ganhou seu primeiro violão com 13 anos e com 15, Milton criou o grupo vocal Som Imaginário, com seu amigo de infância, Wagner Tiso. Logo depois criaram o W’s Boys, com Milton, Wagner, e seus irmãos Wesley e Wanderley. O grupo se apresentava nos bailes da região.

No ano de 1963, Milton mudou-se para Belo Horizonte, para fazer o vestibular para Economia, mas a música já estava dominada em seu coração. Na época, formou com Lô Borges, Beto Guedes, Márcio Borges e Fernando Brant, o Clube da Esquina.

Como iniciou sua carreira?

A carreira de Milton Nascimento se iniciou com a primeira canção gravada profissionalmente, intitulada Barulho De Trem, em 1962. Depois, como vimos, se mudou para Belo Horizonte e acabou se formando em economia, mesmo sabendo que a música predominava em sua vida.

Juntamente com o baterista Paulinho Braga criou o Berimbau Trio, e com o pianista Marilton Borges, fundou o conjunto Evolusamba. Durante os ensaios na casa de Mariton, o cantor acabou conhecendo os irmãos Márcio e Lô Borges, além dos músicos Beto Guedes e Fernando Brant, com quem mais tarde formaria o Clube da Esquina. 

Mudou-se para São Paulo em 1966 e, na cidade, Milton Nascimento participou do 2º Festival da Música Popular Brasileira com a canção Cidade Vazia, se classificando em quarto lugar. Mais tarde, conheceu Elis Regina, que gravou “Canção Do Sal”, primeira música do compositor a se tornar nacionalmente conhecida.

Em 1967, Milton teve três canções classificadas no Festival Internacional da Canção: Maria, Minha Fé, Morro Velho e Travessia. Esta última ficou em segundo lugar na competição e ainda o consagrou como o melhor intérprete.

No ano seguinte, teve seu disco Courage lançado nos Estados Unidos. Isso marcou o estopim para o início da carreira internacional de Bituca. Milton Nascimento, disco de 1969, traz as canções Beco do Mota e Pai Grande. Em 1970, ele grava Milton com a banda Som Imaginário. 

O Clube da Esquina, parte importante da carreira de Milton, nasceu em 1972. Em parceria com Lô Borges, o disco batiza um dos principais movimentos da MPB. A musicalidade de Clube da Esquina destaca nacionalmente Lô e Márcio Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Fernando Brant e Ronaldo Bastos, entre outros.

Durante esse período, Milton e seus parceiros começam a sentir a pressão da ditadura militar e entram na mira do governo devido suas letras que clamam por liberdade. Seu disco de 1973, “Milagre dos peixes”, tem quase todas as letras censuradas e acabou saindo com várias faixas apenas instrumentais. Para fugir dessa perseguição, Bituca passa a fazer shows promovidos por diretórios estudantis

Em 1974, o mundo do jazz se deslumbra com Bituca. Ele e o saxofonista Wayne Shorter gravam o disco “Native dancer”, nos EUA.

Bituca torna Clube da Esquina uma obra global, dividindo microfones e estúdios com Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Hubert Laws, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon, Jon Andersen e Duran Duran. Maurice White, do Earth, Wind and Fire, já afirmou que as músicas e seu grupo se inspiraram nos falsetes de Milton Nascimento. A cantora Bjork é outra grande fã de Bituca.

Principais sucessos de Milton

Confira, abaixo, a lista com os maiores sucessos do cantor:

  • Travessia (1966);
  • Sentinela (1969);
  • Clube da Esquina (1970);
  • Cais (1972);
  • Nada Será Como Antes (1972);
  • Fé Cega, Faca Amolada (1975) em parceria com Beto Guedes;
  • Ponta de Areia (1975);
  • Maria, Maria (1979);
  • Canção da América (1980);
  • Caçador de Mim (1981);
  • Coração de Estudante (1983);
  •  Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (2002).

Álbuns

A carreira de Milton Nascimento conta com um caminho de sucesso. Milton coleciona mais de 30 álbuns lançados, que foram gravados com inúmeros artistas nacionais e internacionais. Ao longo de sua trajetória, o artista compôs trilhas para o cinema e o teatro e conquistou prêmios importantes, incluindo quatro Grammy. 

Não se pode deixar de ressaltar alguns destaques, como as canções Maria, Maria e Coração de Estudante, que se tornou o hino do movimento Diretas Já, em 1984. Ainda, nos anos 90, a música Canção da América emocionou o país ao se tornar tema do funeral de Ayrton Senna. 

Alguns álbuns de Milton Nascimento:

●     Travessia (1967);

●     Caçador de mim (1981);

●     Amigo (1995);

●     Minas (1975);

●     Encontros e despedidas (1985);

●     Geraes (1976);

●     Anima (1982);

●     Milagre dos peixes (1973);

●     Ao vivo (1983);

●     Clube da Esquina 2 (1978);

●     Txai (1990);

●     Último Trem (2002);

●     Angelus (1994);

●     Pietá (2002).

E muitos outros.

Gostou de saber tudo sobre uma das maiores vozes da música popular brasileira e até do ocidente, Milton Nascimento? Quer ver mais conteúdos sobre música como este? Não deixe de conferir o site da NovaBrasil e explore diversos artigos interessantes sobre música. Inclusive, confira o nosso artigo especial para o dia de aniversário de Milton Nascimento.