Chico Buarque é conhecido por ser um cantor importante na história da MPB e ser um símbolo de resistência da arte contra o Regime Militar. Entre as diversas músicas que demonstram sua luta, a canção “Apesar de Você” está entre as principais.
Neste artigo, vamos falar mais sobre a carreira de Chico Buarque e algumas de suas músicas mais famosas. Além disso, mostraremos a história e análise por trás da canção “Apesar de Você”. Confira.
Quem é Chico Buarque?
Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu em 19 de junho de 1944 no Rio de Janeiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim, Chico é músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro.
Conhecido como um dos maiores nomes da música popular brasileira, ao longo da sua carreira, Chico Buarque colecionou aproximadamente 80 discos, tanto em carreira solo quanto em parceria com outros artistas.
Nesse universo da música, ele já fez parceria com compositores e intérpretes de prestígio, como: Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime.
A partir de 1966, ele começou a ganhar destaque como cantor quando lançou seu primeiro álbum e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música “A Banda”.
Em 1969, Chico Buarque se exilou na Itália devido à repressão do Regime Militar no Brasil e, quando retornou, em 1970, consagrou-se como um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização do país. Muitas de suas músicas, inclusive, demonstram o comportamento de oposição do cantor à ditadura.
Além do reconhecimento como músico, ele também se desenvolveu na carreira literária, sendo autor de peças teatrais e uma série de livros. Com suas obras, foi vencedor de três Prêmios Jabuti e ainda recebeu o Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa.

2 principais músicas de Chico Buarque
Confira, agora, 2 músicas importantes da carreira de Chico Buarque e que podem ser consideradas hinos da MPB.
Cálice
A música “Cálice” foi composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, mas, devido à censura do regime militar, ela só foi gravada em 1978. Para driblar a repressão, o título da canção apresenta um duplo sentido, pois o som da palavra “cálice” se refere ao imperativo do verbo calar, ou seja, “cale-se”.
Na canção, Chico pede para que o pai afaste dele esse “cale-se”. Ou seja, ele pede que possa se expressar em paz. Porém, o cantor aproveita o jogo de palavras e estende a ideia: “o cale-se é manchado de sangue vindo da repressão imposta pela ditadura”.
Isto é, a música apresenta uma analogia entre o sofrimento enfrentado pelos brasileiros no período e a Paixão de Cristo, sendo o mesmo cálice que, segundo a tradição cristã, servia o sangue de Cristo.
Construção
A música “Construção” conta a história de um homem que sofre um acidente durante o trabalho. Ao longo da canção, a narrativa permite que a pessoa que está escutando acompanhe o dia do trabalhador até a tragédia final.
Essa música já foi eleita a melhor música brasileira de todos os tempos pela revista Rolling Stone, por isso não poderia ficar de fora dessa lista. A sua montagem rítmica, sua letra enigmática e crítica social presente nela são explicações para tanto sucesso.
História por trás da música “Apesar de Você”
Além das 4 músicas que citamos acima, a canção “Apesar de Você” também é uma das principais da carreira de Chico Buarque e uma das mais famosas de seu repertório. O cantor gravou essa música depois de retornar de seu exílio.
No período em que ela foi escrita, o Brasil enfrentava os chamados “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar do governo Médici. Com a forte censura, a canção só foi lançada oficialmente oito anos depois.
Apesar de toda a repressão daquele período, a canção chega a ser otimista em relação à uma mudança de toda aquela situação e ironiza de forma brilhante a ditadura. Por esse motivo, tornou-se um clássico da MPB e comprovou mais uma vez a genialidade de Chico Buarque como compositor.

Análise da música
Quem ouve a música “Apesar de Você” e faz uma interpretação superficial da letra, pode pensar que se trata somente de um desabafo a respeito de um relacionamento tóxico. Porém, mais uma vez, Chico Buarque demonstra seu talento e, através de suas letras, faz críticas à ditadura militar.
Acompanhe a letra da música:
“Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa”
Chico já abre a música lembrando que o outro é quem manda. Quando perguntado sobre quem era o “você” na canção, Chico respondeu que era uma mulher muito autoritária. Mas, devido ao contexto da época, podemos concluir que o “você” eram os responsáveis por trás do regime militar.
Na música, Chico ainda fala sobre a situação do povo brasileira. O “fala de lado” representa um povo que abaixa a cabeça para não ser percebido, com medo da repressão. Além disso, para remeter mais ao regime, ele menciona os crimes que foram “inventados” nos Atos Constitucionais e faziam várias pessoas serem presas ou até mesmo torturadas e mortas.
Por outro lado, Chico Buarque traz um ar de esperança na música. Aquela esperança de que, em algum momento, aquilo tudo irá acabar e a vida será normal novamente. Depois, ainda há espaço para uma certa ameaça, inclusive ousada para a época: os responsáveis por isso vão se arrepender e pagar.
Detalhes sobre a música “Apesar de Você” e informações sobre outros artistas e canções, você encontra no site da NovaBrasil FM. A rádio apresenta os melhores e mais atualizados conteúdos de música para você ouvinte. Clique aqui e saiba mais.