No dia de hoje, dia 27 de março de 2022, um dos maiores nomes da música brasileira, Renato Russo, faria 62 anos, caso ainda estivesse vivo.

O cantor, compositor, multi-instrumentista, líder e vocalista da eterna Legião Urbana nos deixou em outubro de 1996, com apenas 36 anos, por conta de complicações causadas pelo HIV.

Mas suas canções – consagradas até os dias de hoje – fizeram história em nossa música e influenciaram uma geração. Suas letras geniais – carregadas de ideais, sensibilidade e críticas sociais – e sua interpretação única carregam uma legião (com o perdão do trocadilho) de fãs pelo Brasil inteiro.

Separamos 07 curiosidades sobre o aniversariante do dia:

1 – Seu nome verdadeiro é Renato Manfredini Júnior. Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem a dois pensadores: o inglês Bertrand Russell e o suíço Jean-Jacques Rousseau, e também ao pintor francês Henri Rousseau.

2 – Trabalhou como professor de inglês e jornalista. Carioca da Ilha do Governador, morou nos Estados Unidos dos 7 aos 10 anos e por isso tinha inglês fluente. Já o jornalismo, cursou depois de mudar-se para Brasília, na adolescência. Mas largou para dedicar-se à música.

3 – Antes de fundar a banda Legião Urbana, Renato integrou o grupo musical de rock Abordo Elétrico, ao lado dos irmãos Fê e Flávio Lemos, baterista e baixista do Capital Inicial.

4 – Entre o Aborto Elétrico e a Legião Urbana, Renato se apresentava em carreira solo com o nome de Trovador Solitário. Neste período compôs grandes clássicos como Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica e Música Urbana 2.

5 –  Entre os 15 e 16 anos, enfrentou uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o deixou por um período entre a cama e a cadeira de rodas. Foi nesta época que passou a ter a vitrola e os discos de vinil como seus melhores amigos e que começou a compor incessantemente.

6 – Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone colocou Renato Russo em 25° lugar na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira.

7 – Sua vida virou filme, em Somos tão Jovens, bem como duas de suas canções: Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica (que teve o seu lançamento adiado por conta da pandemia).

Você sempre estará entre nós, Renato! Temos nosso próprio tempo. E com você, temos todo o tempo do mundo.