A música ‘Lança Perfume’, de Rita Lee, foi uma grande responsável na divulgação da música brasileira no exterior, além de marcar o começo da carreira solo da cantora após a sua saída da banda Os Mutantes.

‘Lança Perfume’ ficou tão famosa que acabou virando o “nome popular” do segundo álbum solo da cantora (1980), que na verdade leva o nome da mesma, e não da primeira música da obra.

Quer saber mais sobre a música lança perfume e as conquistas que ela teve? É só continuar a leitura!

Capa do álbum ‘Rita Lee’ (1980)
Capa do álbum ‘Rita Lee’ (1980). | Foto: Divulgação.

Lança Perfume como nome do álbum

O álbum de estreia de Rita Lee se chama “Rita Lee”, mas poucas pessoas o conhecem assim. Divulgado no início da década de 1980, o primeiro álbum solo da cantora ficou conhecido apenas como “Lança Perfume” devido ao enorme sucesso que a música principal teve no início da carreira de Rita. 

Sucesso que, aliás, não ficou restrito apenas no território brasileiro, mas foi para fora do país e até mesmo para a realeza, como a cantora mesma cita em sua autobiografia lançada em 2016.

Diferença na sonoridade

“Lança Perfume” conta com o início do que é a música pop dos dias atuais. A bela introdução em seu piano, junto com o riff no sintetizador, vai em parceria com um baixo totalmente funkeado, e juntos são a base sonora da música tão famosa de Rita Lee.

Assim que a música começa a desenrolar, mais sons surpresas vão brotando, como a presença de uma guitarra, naipes de metais, percussão latina e muitos outros efeitos sonoros, que vão aparecendo conforme a letra vai evoluindo, que faz uma referência bem sútil ao entorpecente que dá o nome da faixa.

Além disso, a premissa dessa música é completamente ousada, com trechos como “me aqueça, me vira de ponta cabeça, me faz de gato e sapato, me deixa de 4 no ato, me enche de amor”, que são repetidos várias vezes até a surpresa do refrão. 

A famosa música de Rita Lee deixa claro todas as influências musicais e carnavalescas, com apitos e climas bem “non-sense”. Não tem como não levantar e dançar com a presença de todas essas sonoridades.

Sucesso de vendas internacionais

A música Lança Perfume fez com que o álbum passasse a ser conhecido apenas por esse nome, além de ser considerado uma obra-prima da música popular brasileira.

Tal sucesso foi tanto, que todas as músicas tiveram a sua execução radiofônica, e os singles foram distribuídos pela Europa e pela América do Norte, o que fez com que a música título ficasse até dois meses no topo das paradas francesas, e rendeu mais de 800.000 cópias vendidas (sendo elas disco de ouro, platina e diamante) imediatas e até mesmo especiais na TV Globo.

As incansáveis execuções nas rádios brasileiras e o seu Top10 da Billboard fez com que a cantora se tornasse mania nacional, além de abrir portas para a sua carreira na Europa e tanto na América Latina e América do Norte. O jornal Daily Mirror, em 1988, chegou a revelar que graças a ‘Lança Perfume’, Rita Lee tinha se tornado a cantora favorita do Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico.

Todo esse sucesso que a música Lança Perfume fez, deixou a cantora Rita Lee no topo, e além dessa guinada na sua carreira e da sonoridade das músicas ter se tornado mais acessível, a cantora também estava em um relacionamento muito feliz, o que virou temática do disco e da música.

Mistura musical

Uma outra quebra na sonoridade está justamente dentro da confirmação do estilo das duplas em misturar tudo. Rita Lee, que é sinônimo de rock, conseguiu encontrar Roberto, que é um parceiro perfeito sem medo de ousar. Foi dali que os rockarnavais, como a própria batizou, assim como ‘Lança Perfume’ foi. Depois, saíram todas as misturas pop com boleros, bossa nova, R&B, reggae, jazz, rumba e muito mais, sempre sem medo de misturar.

Sucesso no mercado brasileiro

‘Lança Perfume’ conseguiu colocar Rita Lee na programação das rádios sem parar, o que deu à artista a possibilidade de rodar o país com diversas turnês por estádios lotados, e de ganhar um especial Grandes Nomes, na famosa emissora TV Globo. Ela também é responsável por influenciar artistas como Lulu Santos, Blitz, Barão Vermelho e Marina Lima, e continua ainda hoje sob a nova geração de seus músicos. 

O compositor Leo Israel, filho do famoso George Israel, afirma que quando Rita era parte da banda Os Mutantes, ela tinha uma “outra onda”, e quando ‘Lança Perfume’ saiu, ela tinha uma pegada mais dançante e também mais pop. Ainda tinha aquela veia psicodélica tão famosa de Rita Lee, mas com elementos diferentes.

Maior acessibilidade na linguagem de suas músicas

‘Lança Perfume’ faz parte do segundo álbum solo de mesmo nome que foi lançado pela cantora na década de 80. A música tão famosa é uma composição assinada pela própria Rita Lee e por seu marido Roberto de Carvalho.

Essa faixa é um clássico, e é responsável por unir o romantismo e também o erotismo, falando sobre o sexo de uma forma sem tabu, alegre e honesta. Tom Zé, compositor baiano, chegou a declarar sobre Rita e Roberto: “Eles ofereceram à geração de 1970 a educação sexual mais privilegiada.

As músicas deles podem ser chamadas de sexo-pedagógicas.” Enquanto isso, o título da obra faz referência à infância que a cantora e compositora teve, quando o seu pai distribuía lança perfume para família toda em comemoração às vitórias do Corinthians.

Na época, Rita Lee ambicionava em fazer com que as suas músicas se tornassem cada vez mais acessíveis. Todos os elementos musicais, como os arranjos de piano, sintetizador, minimoog, metais e bass synth traziam toques nem tão sutis de disco music, bossa nova e claro, carnaval, tendo teclados e um ritmo bem mais dançante, fazendo com que ‘Lança Perfume’ se tornasse uma faixa cada vez mais popular e acessível a grande parte da população.

Passando pela ditadura militar

‘Lança Perfume’ foi lançado na época da ditadura militar, ressaltando ainda mais a importância de Rita Lee como uma mulher destemida, que fez uso da sua fama para quebrar ainda mais as barreiras que ainda estavam no caminho feminino.

Você conhece todos os hits da Rainha do Rock? Amanhã, no mesmo horário, você confere em mais um episódio de FORAS DE SÉRIE com RITA LEE, aqui na Novabrasil.