Rita Lee e Roberto de Carvalho entenda como esse romance aconteceu através da música
Rita Lee e Roberto de Carvalho entenda como esse romance aconteceu através da música. | Foto: Produção interna.

“Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você”. Uma união que perpetua há mais de 40 anos anos do casal Rita Lee e Roberto de Carvalho mostram que mesmo com tanto tempo juntos, não há nada melhor do que a realização de um sonho, o apoio e o sentimento puro de amor. 

Ainda na época em que Rita participava da banda Tutti Frutti, a cantora conheceu Roberto de Carvalho, multi-instrumentista e compositor, pelo qual resolveu criar uma parceria musical e amorosa, com quem está se relacionando até os dias de hoje. 

Ao longo da matéria, você verá a história de amor que a música uniu, como e quando eles se conheceram, músicas que gravaram juntos, filhos de Rita Lee e Roberto de Carvalho e a permanência do casal em uma luta contra o câncer de Rita Lee. Continue a leitura!

Relembre com a Novabrasil FM o romance entre Rita Lee e Roberto de Carvalho
Relembre com a Novabrasil FM o romance entre Rita Lee e Roberto de Carvalho. | Foto: Reprodução/Instagram.

Uma história de amor a 45 anos!

O trio composto por Rita, Arnaldo e Sérgio passou a ser chamado de Os Mutantes e fizeram muito sucesso na década de 60. 

Tutti Frutti, que surgiu um tempo depois, foi outra banda que contou com a participação de Rita Lee e outros nomes, como Lúcia Turnbull, Sérgio Carlini e Leo Marcucci. O primeiro LP da banda foi lançado em 1974 e chamado de “Atrás do Porto Tem Uma Cidade”.

Ainda na época da banda Tutti Frutti, Rita Lee conheceu Roberto de Carvalho, e resolveu criar uma parceria musical e amorosa com o artista. O casal permanece unido até os dias de hoje. 

Como Rita Lee e Roberto de Carvalho se conheceram?

O cupido responsável por unir o casal foi Ney Matogrosso. Roberto era guitarrista de Ney e, após um show, Rita decidiu convidar a banda para um jantar.  

Na autobiografia da cantora, ela afirma já ter visto Roberto em um bar e que já estava de olho nele: “O gato, além de lindo, cheiroso e excelente guitarrista, também se mostrava exímio pianista. Amor à primeira tecla. Humm”. 

Rita Lee e Roberto de Carvalho ficaram juntos naquela noite. Pouco tempo depois do primeiro encontro, Rita fica grávida do primeiro filho do casal, Beto Lee. Durante a gravidez, a cantora acabou sendo presa por porte e uso de maconha, mas pôde cumprir pena em prisão domiciliar, e logo depois foi liberada.  

Mais tarde, com a entrada de Roberto à banda Tutti Frutti e com o lançamento do terceiro disco “Babilônia”, o grupo todo se desfez. Desde então, o casal decidiu seguir como dupla na carreira musical.

Rita e Roberto
Rita e Roberto. | Foto: Divulgação/Instagram @ritalee_oficial.

A parceria de Rita Lee e Roberto de Carvalho se deu tanto na vida profissional quanto na pessoal. Alguns clássicos da dupla, como “Lança Perfume”, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “Banho de Espuma”, foram produzidos em meio aos shows, com muito amor e em meio a criação de seus filhos. 

Mas quase que a história do casal não teve um final feliz. Rita Lee não esconde que usou drogas em uma parte de sua vida, mas foram as bebidas alcoólicas que quase separaram a família. A cantora bebia até na frente dos filhos, e chegou a ser internada em uma clínica de reabilitação, entre diversas recaídas. Foi nesse tempo que Roberto a colocou entre a parede e fez a cantora escolher entre a família ou a bebida.

Rita Lee e Roberto de Carvalho com os filhos Beto, Antonio e João Lee
Rita Lee e Roberto de Carvalho com os filhos Beto, Antonio e João Lee. | Foto: Divulgação/Instagram @roberto_de_carvalho.

Passou-se um bom tempo até que Rita conseguisse controlar a dependência do álcool. Infelizmente, durante esse período, um acidente afetou sua capacidade de cantar. A artista sofreu uma queda em seu sítio, localizado em São Paulo, no ano de 1996. Rita fraturou a mandíbula e precisou passar por uma cirurgia que reconstruiu seu maxilar. O relacionamento entre o casal já tinha 20 anos na época e o episódio fez com que o instrumentista pedisse a amada em casamento. Rita, por sua vez, só esperou ficar menos inchada da recuperação para oficializar a união. 

Casados, após muitos shows e apresentações, Rita decidiu se aposentar dos palcos em 2012. Desde então, o casal vive isolado em um sítio em São Paulo. As noites em cima dos palcos foram substituídas pelos dias cuidando da família. 

Músicas de Rita Lee e Roberto de Carvalho

A dupla não só fez sucesso no Brasil, mundo afora conhece Rita Lee e Roberto de Carvalho. Adotando um estilo mais voltado para o pop, foi nesse período de grande sucesso nacional e internacional que a dupla lançou o álbum “Rita Lee”, mais conhecido como “Mania de Você”, repleto de canções aclamadas pelo público. 

“Papai Me Empresta”, “Doce Vampiro” e “Chega Mais” foram alguns dos sucessos que levaram Rita Lee ao cargo de uma das maiores cantoras do Brasil. O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho alcançou recordes internacionais com a música “Lança Perfume”, que ficou em 7º lugar na parada Billboard. 

Ao longo dos anos, a dupla continuou lançando diversos álbuns com músicas que são hits nacionais até hoje, como “Cor de Rosa Choque e Desculpe o Auê”. Já no início da década de 90, após o lançamento do álbum “Rita Lee e Roberto”, o casal decidiu que seria melhor se cada um seguisse sua carreira solo.

 Rita e Roberto, parceria na vida e na música
Rita e Roberto, parceria na vida e na música. | Foto: Divulgação/Instagram @ritalee_oficial.

Luta contra o câncer

Atualmente, a rainha do rock está escrevendo um livro sobre os dias em que lutou contra o câncer no pulmão. A cantora começou suas anotações pouco tempo antes mesmo de saber do desaparecimento da doença.  

Ao lado do marido e dos três filhos, sempre muito presentes na vida da artista, a luta seguiu com as aplicações de quimioterapia. Os cabelos caíram e o  corpo se debilitou. No entanto, a resposta localizada durante cada tratamento animava a todos.  

Roberto de Carvalho foi quem viu os resultados dos exames mais recentes, ele ficou encarregado de levar a notícia a Rita de que ela estava livre dos tumores. Juntos, Rita Lee e Roberto de Carvalho decidiram manter-se discretos e seguem assim, por saber que ainda há toda uma reabilitação a ser feita, e cuidados necessários de vigilância permanente. Entretanto, a notícia boa existe. 

Notícia boa também é saber que amanhã, 12h, você confere mais um episódio de FORAS DE SÉRIE, a série para você ler em temporadas. Quer saber todos os detalhes da exposição sobre RITA LEE no MIS – Museu da Imagem e do Som, exibida entre setembro de 2021 e fevereiro deste ano? Então, aguardamos você!