Cazuza é um dos maiores símbolos da música brasileira. Além de ser um grande intérprete, compunha canções com facilidade. Por conta disso, muitas faixas de tremendo sucesso foram composições escritas pelo cantor. 

Verdadeiros hits possuem a mente de Cazuza por trás delas.

Inclusive, outros grandes artistas possuem muitas músicas compostas por Cazuza em seu repertório, entre eles estão: Cássia Eller, Ney Matogrosso, Luiz Melodia e Gal Costa. Esses são só alguns dos cantores que possuem canções com composições de Cazuza enquanto ele estava vivo. 

Por conta disso, veja a seguir 3 músicas de sucesso que foram composta por Cazuza que talvez você não saiba:

Cazuza foi um dos cantores mais especiais da música brasileira e produziu diversas canções que são ouvidas até os dias de hoje. Quem não conhece “O Tempo Não Para”, por exemplo? Ela é considerada umas das maiores composições feitas da música nacional. A canção foi lançada em 1988 por Cazuza em seu quarto álbum solo e logo caiu no gosto popular dos brasileiros que continuam cantando em 2022. 

Um dos maiores ícones da música, Cazuza, também é muito lembrado pela sua música Exagerado. “Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado, adoro um inventado”.

E para finalizar, com todos exemplos de obras de Cazuza, Ideologia lançada em 1988 no álbum “O tempo não para”. Nessa canção, o cantor faz diversas críticas de forma bem clara sobre a sociedade em que se vivia na época. Algo que foi muito importante para todos os artistas e para a população. 

Infelizmente, Cazuza veio a falecer em 1990 por conta do vírus que o artista havia contraído em 1985, a Aids. Mas, ele deixou seu legado, além de suas músicas que ultrapassam gerações. 

Separamos algumas dessas faixas para relembrarmos a genialidade do poeta na música brasileira: 

Malandragem (1994)

Malandragem” é uma das músicas que, desde a pessoa mais velha até a mais nova, todos conhecem, certo? É um clássico da música brasileira que foi cantado pela belíssima voz de Cássia Eller. A música foi lançada em 1994 e se tornou um grande hit da época. 

Mas, algo que nem todos conhecem nesta história é, a princípio, essa música foi escrita para Angela Rô Rô, pois Cazuza amava seu espírito e a sua energia. Porém, a cantora se negou a cantar a canção, já que ela não teria curtido tanto a letra. 

Muitos acreditam que a parte “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha”, teria sido a parte que Angela Rô Rô não gostou, isso porque ela estava com 40 anos. E desta forma, após 4 anos da morte de Cazuza, Cássia Eller gravou a canção e ela se tornou o sucesso que conhecemos.

Vale lembrar que a incrível Cássia Eller foi o último nome a ser retratado no FORAS DE SÉRIE. Fica o convite para essa leitura em temporadas!

Poema (1999)

Essa música foi cantada pela linda voz de Ney Matogrosso, em 1999, no álbum “Olhos do Farol”. Essa música foi feita por Cazuza também, mas essa tem uma história um pouco diferente do que as outras canções. 

Pois, Cazuza teria escrito um poema para a sua avó, Maria José, quando o artista tinha apenas 17 anos de idade. E assim, o cantor teria tido a ideia de compor a canção, que anos depois seria gravada por Ney Matogrosso. E não tem como dizer outra coisa, né? Foi um completo sucesso por todo o Brasil. 

Todo Amor Que Houver Nesta Vida (2003)

Essa é uma das mais lindas músicas feitas na música brasileira e foi cantada pela marcante voz de Maria Bethânia, em 2003, no álbum “Maricotinha – Ao vivo”. Essa é uma música que acerta no peito de quem a ouve. Maria Bethânia tem um timbre único, e não é à toa que a música caiu como uma luva na sua belíssima voz. 

Um dos grandes sonhos de Cazuza era gravar alguma música com a Maria Bethânia ao seu lado. Algo que, infelizmente, não foi possível. Mas, após a sua morte, Maria Bethânia e seu irmão, Caetano Veloso, regravaram essa linda música, que foi composta por Cazuza.

E nem precisa dizer que foi um sucesso, né? Com as composições de Cazuza e com a linda voz de Maria Bethânia, a música foi sucesso em todo o país. 

Inclusive, vale adiantar uma notícia. Sim, Maria Bethânia é o próximo nome a ser retratado pela Novabrasil, no FORAS DE SÉRIE. No próximo mês, você confere a série completa para ler em temporadas sobre a ilustre cantora baiana. Não vai perder, hein?