Antes de saber as curiosidades sobre Cazuza mais interessantes, é importante entender um pouco mais sobre ele. Se você acompanhou o Foras de Série até aqui, sabe que Cazuza foi um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. 

Além de ser uma das vozes mais marcantes da década de 80, o artista também se consolidou como compositor muito competente e respeitado, já que suas letras são tidas como uma verdadeira poesia.

Algo que marcou a carreira de Cazuza foi o HIV. Assim que foi descoberto que o cantor estava com a doença, que na época, era considerado um tabu, Cazuza não parou de se dedicar à música, apesar dos preconceitos. 

O cantor aproveitou o seu período em vida e falou com toda a sua geração. Foi a partir desse momento que surgiram “O Tempo Não Para”, “Ideologia” e “Brasil”, músicas bastante críticas e fortes, as quais acabaram por mostrar a sua indignação com a política do país. Ele, também, passou a escrever e a cantar sobre o momento em que enfrentou a Aids, o que é nítido na faixa “Cobaias de Deus”.

Cazuza ainda sentia na pele as nuances do preconceito. A homofobia era uma das batalhas que enfrentava, além da AIDS, que chegava a ser mencionada desrespeitosamente como “doença dos gays”.

O grande destaque do artista, além do seu talento, era a sua capacidade e inteligência para escrever. O seu talento natural fazia com que ele conseguisse descrever o que sentia e pensava de maneira bem corriqueira, sem dificultar o entendimento e sem usar palavras complicadas demais. Com o simples, Cazuza era capaz de se comunicar com todo mundo. 

Agora, vamos para as 17 curiosidades sobre Cazuza:

Cantor Cazuza foi fenômeno do Barão Vermelho
Cantor Cazuza foi fenômeno do Barão Vermelho. | Foto: Reprodução/Cazuza.com.br.

1. Altura

Cazuza tinha 1,76 (um metro e setenta e seis) de altura e pesava cerca de 68 quilos antes de ficar doente. Ele calçava 42.

2. O cantor comia muito bem

Ele adorava camarão, então comidas como: bobó de camarão, risoto de camarão eram seus xodós. Além disso, Cazuza gostava muito de comida baiana.

3. O uísque acabou se tornando indispensável para ele

Cazuza costumava beber de tudo, mas carregava uma garrafa de uísque dentro da mochila, para qualquer lugar. Por isso, quando não queria exagerar,, ele colocava água dentro do uísque e bebia aos poucos.

4. Cazuza não era muito ligado aos esportes

Por mais que o pai adorasse jogar vôlei e futebol. Mas, ele tinha um time do coração: o Flamengo.

5. Cazuza amava fotografias

 Tanto é que cursou faculdade nos Estados Unidos. Ele gostava bastante de fotografar e, também, de ser fotografado e de posar para as fotos. Sua preferência era que as fotografias fossem em preto e branco. 

6. O compositor adorava cachorros

Ele costumava dar nomes de gente aos seus cães, como é o caso de Wanderley, um lindíssimo vira-lata que o acompanhou por vários anos. O nome dele acabou sendo uma brincadeira com o cantor Wanderley Cardoso. Isso porque os olhos do cachorro eram verdes iguais ao do cantor em questão.

7. Cazuza tinha muito medo de viajar de avião

O cantor tinha medo das alturas, principalmente sozinho, mas precisou se acostumar com a situação, já que sua agenda era muito grande e costumava fazer shows por todo o Brasil. 

8. O Cazuza já fez parte do “Barão Vermelho”

Mas isso você já sabia, certo? Cazuza era o mais velho entre os integrantes, muitas vezes se responsabilizando pelo mais novo deles, o Dé.

9. O nome Cazuza, na verdade, é um apelido dado pelo pai, que tinha origem nordestina

O seu real nome é Agenor Miranda de Araújo Neto. O cantor também tinha um outro apelido. Ele era chamado pelo seus amigos de “Caju Escalibur”.

10. Pedro Bial e Cazuza colegas de classe

O jornalista e também apresentador Pedro Bial estudou com Cazuza quando eram mais novos e na adolescência. Juntos eles entrevistaram Vinicius de Moraes para uma atividade do colégio em que estudavam, o “Santo Inácio”. Depois disso, os dois acabaram se encantaram pela bebida que Vinicius  tomava (uísque) e eles beberam, na ocasião, junto a Vinícius.

11. Composição

Cazuza costumava compor suas letras a qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, mas  o horário em que ele mais gostava de escrever era no período da tarde, logo após o almoço.

12. Desde muito pequeno, Cazuza era apaixonado por carros

Quando tinha apenas 12 anos ele já dirigia e aos 13 já possuía a chave de um carro. Cazuza, sempre que podia, dava uma volta nos carros de seus parentes. Ele, além de gostar muito da velocidade, colocava medo em quem não estava acostumado a andar de carro com ele.

13. Cazuza gostava de muitos estilos de música e de diferentes cantores

Em relação a música pop americana dos anos 80, ele curtia bastante o Prince.

14. Morte

Cazuza morreu por conta do vírus da Aids.

15. Cazuza adorava cinema e os filmes, de maneira geral

Ele tinha o hábito de ir ao cinema, muitas vezes sozinho, à tarde, e ficava facilmente emocionado com as cenas.

16. Cazuza não era tão fácil de lidar

Por causa do seu problema com as bebidas, o cantor costumava brigar bastante com o seu parceiro de banda (Barão Vermelho), Frejat. Em uma turnê deles pelo Brasil, a dupla fez uma parte dos shows sem se falar. 

17. Cabelo

Cazuza teve o seu cabelo alisado, mas não gostou e não repetiu o processo.

Amanhã, neste mesmo horário, você confere o 5° episódio de FORAS DE SÉRIE com Cazuza. É amanhã, às 12h, aqui no site da Novabrasil.