Os sucessos de Cássia Eller são inegáveis, isso porque são canções que conquistam o público desde que foram lançadas e, até hoje, estão no imaginário dos brasileiros. Seus hits, em sua maioria, são composições de outros artistas, grandes admiradores de Eller e que criavam a partir de seu timbre de voz e sua personalidade selvagem. Dois grandes exemplos foram Cazuza e Nando Reis, que compuseram as canções que mais fizeram sucesso na voz de Cássia. 

Foi justamente pelos grandes hits, compostos por artistas diversos, que Cássia Eller foi considerada uma das artistas mais ecléticas do país. Acreditava-se que Cássia poderia cantar samba, rap, rock, MPB e tudo o que ela quisesse. Inclusive, em sua adolescência, ela fez parte de diversas bandas e grupos de gênero distintos. Essa sua facilidade em ser camaleoa e sua faz grave e rouca a tornaram, segundo a Rolling Stone, uma das 40 melhores vozes do Brasil.

Conheça os principais sucessos de Cássia Eller
Conheça os principais sucessos de Cássia Eller. | Foto: Acervo Deborah Dornellas.

Dito isso, a seguir, confira os sucessos de Cássia Eller para você se apaixonar ou continuar apaixonado pela artista! 

Por Enquanto

Cássia Eller começou sua trajetória na música ainda muito jovem, fazendo parte de corais e cantando em bares de Brasília. Ela trabalhou muito até se tornar conhecida Brasil afora e a canção responsável por seu sucesso foi “Por Enquanto”. Escrita e gravada por Renato Russo, a jovem fez uma interpretação única da canção e agradou a gravadora PolyGram com sua fita da música. 

Foi após essa gravação que Cássia conseguiu assinar seu primeiro contrato e gravar seu primeiro álbum, intitulado “Cássia Eller”. A artista, inclusive, cantou essa música diversas vezes em shows, falava abertamente sobre sua admiração por Renato Russo e chegou a conversar com o músico algumas vezes. 

Confira um trecho da canção: 

Mudaram as estações, nada mudou 

Mas eu sei que alguma coisa aconteceu 

Tá tudo assim, tão diferente 

Se lembra quando a gente 

Chegou um dia a acreditar 

Que tudo era pra sempre 

Sem saber que o pra sempre sempre acaba 

Relicário

A canção Relicário fez muito sucesso na voz de Cássia Eller, a música, contudo, é de autoria e foi gravada por Nando Reis. A versão da artista, presente no Acústico MTV e na presença de Reis, entretanto, é tão famosa e adorada que muitos acreditam que a música seja originalmente de Eller. Sendo assim, Relicário é mais uma das músicas de sucesso de Nando, que os fãs amam ouvir Cássia cantando. 

Veja um trecho de Relicário, canção de Nando Reis

É uma índia com colar 

A tarde linda que não quer se pôr 

Dançam as ilhas sobre o mar 

Sua cartilha tem o “A” de que cor? 

O que está acontecendo? 

O mundo está ao contrário e ninguém reparou 

O que está acontecendo? 

Eu estava em paz quando você chegou 

All Star

Outra música que fez muito sucesso na voz de Cássia Eller, mas que foi composta por Nando Reis é “All Star”. O músico, inclusive, também gravou a letra de sua canção, em uma versão mais melodiosa que a de Eller. A letra, além disso, é muito especial, pois trata da amizade dos dois, do seu amor pela música e pelos tênis da Converse. 

A amizade de Nando Reis e Cássia Eller está entre as amizades mais famosas do mundo da música, e o cantor já afirmou que ela foi o grande amor de sua vida – não um amor de relacionamento amoroso, e sim, fraterno. 

Confira um trecho de “All Star” a seguir: 

Estranho seria se eu não me apaixonasse por você 

O sal viria doce para os novos lábios 

Colombo procurou as índias 

Mas a terra avistou em você 

O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário 

Estranho é gostar tanto do seu all star azul 

1º de Julho

Quem pode dizer que teve uma música escrita por Renato Russo e que a canção foi inspirada nela? Pois bem, Cássia Eller pode e a música se chama 1º de Julho. A artista era uma grande admiradora do trabalho do vocalista do Legião Urbana, e Renato, por sua vez, também admirava Eller. 

Em homenagem a gravidez de Cássia, a música escreveu 1º de Julho, uma canção que fala sobre maternidade e a importância de uma mãe na vida de um filho. A canção é linda e na voz de Eller se torna primorosa. 

Confira a letra a seguir: 

Não basta o compromisso 

Vale mais o coração 

Já que não me entendes, não me julgues 

Não me tentes 

O que sabes fazer agora 

Veio tudo de nossas horas 

Eu não minto, eu não sou assim 

Ninguém sabia e ninguém viu 

Que eu estava a teu lado então 

Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher 

Sou minha mãe e minha filha, 

Minha irmã, minha menina 

Malandragem

O maior sucesso de Cássia Eller, por incrível que pareça, não é uma composição da artista ou até mesmo de Nando Reis, seu maior parceiro na música. Malandragem, música gravada pela cantora em 1994, foi composta por ninguém mais que Cazuza! Sim, a voz de Codinome Beija-Flor e Ideologia é o dono da letra de Malandragem. Na verdade, a música foi composta pelo artista em parceria com Frejat, outro grande nome da música brasileira. 

A princípio, Malandragem foi composta para Angela Rô Rô, porém, a cantora negou a gravação, afirmando que a letra não combinava com ela. A canção, composta em 1988, ficou alguns anos paradas, até que entregaram a letra para Cássia Eller.  

Cássia, por sua vez, era uma grande fã de Cazuza e ao se deparar com uma de suas composições, não teve nem dúvidas: ela iria gravar Malandragem! A canção se casou perfeitamente com a voz da cantora, que além disso colocou sua personalidade na melodia. A música fez um grande sucesso, mas Cazuza não acompanhou toda a comoção, uma vez que faleceu em 1990 e a gravação ocorreu em 1994. Frejat, no entanto, pode ver de perto o que sua letra com Cazuza fizeram em todo o País.  

Confira um trecho de Malandragem, música de Cazuza e gravada por Cássia Eller, a seguir: 

Quem sabe eu ainda sou uma garotinha 

Esperando o ônibus da escola, sozinha 

Cansada com minhas meias três quartos 

Rezando baixo pelos cantos 

Por ser uma menina má 

Quem sabe o príncipe virou um chato 

Que vive dando no meu saco 

Quem sabe a vida é não sonhar 

Eu só peço a Deus 

Um pouco de malandragem 

Pois sou criança 

E não conheço a verdade 

Eu sou poeta e não aprendi a amar 

Eu sou poeta e não aprendi a amar 

Agora que já conheceu os principais sucessos de Cássia Eller, está na hora de pôr o fone de ouvido e viajar nas outras canções dessa grande artista. E se você é fã de Cazuza, o poeta e compositor de Malandragem, já adiantamos: ele é o próximo artista para se ler em temporadas! Cazuza é o próximo artista do Foras de Série.