Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

#5 ForasDeSérie | CAZUZA: A relação do poeta com o Barão Vermelho

F.Content
12:00 26.07.2022
Foras de sÉrie

#5 ForasDeSérie | CAZUZA: A relação do poeta com o Barão Vermelho

O Barão Vermelho é uma banda histórica do rock brasileira, que foi criada há 40 anos atrás em 1981, no Rio de Janeiro, marcada por dois líderes: Cazuza (entre 1982 e 1985) e Frejat (que comandou o grupo nas três décadas seguintes). Rodrigo Suricato é o responsável pelos vocais desde 2017. Ela se tornou um … Continued

F.Content - 26.07.2022 - 12:00
#5 ForasDeSérie | CAZUZA: A relação do poeta com o Barão Vermelho
Cazuza no Foras de Série. | Foto: Produção interna.

O Barão Vermelho é uma banda histórica do rock brasileira, que foi criada há 40 anos atrás em 1981, no Rio de Janeiro, marcada por dois líderes: Cazuza (entre 1982 e 1985) e Frejat (que comandou o grupo nas três décadas seguintes). Rodrigo Suricato é o responsável pelos vocais desde 2017.

Ela se tornou um grande sucesso nos seus primeiros anos de carreira, mas a banda também ficou muito marcada por seus problemas nos bastidores entre os membros da equipe.

Inclusive, muitas pessoas ainda se perguntam o porquê de Cazuza ter deixado a banda Barão Vermelho. Por isso, para deixar de lado qualquer tipo de dúvida, leia a seguir:

Em 2018, a Netflix disponibilizou um documentário sobre a história da banda Barão Vermelho para contar os bastidores dos membros durante as produções das músicas e mostrar como era a convivência entre eles. A produção se chama “Barão Vermelho: Por Que a Gente é Assim?”, dirigida pela cineasta Mini Kerti.

Assista ao trailer:

Nesse projeto traz muitos dos bastidores da banda e alguns depoimentos da época feitos por Cazuza e Frejat. É algo que qualquer fã vai amar assistir para acompanhar mais de perto sobre a vida dos artistas e sobre a banda “Barão Vermelho” e seus processos criativos que tinham na época.

Saiba mais sobre Cazuza e Barão Vermelho
Saiba mais sobre Cazuza e Barão Vermelho. | Foto: CazuzaGallery.

Por que Cazuza saiu do “Barão Vermelho”?

Por que Cazuza saiu da banda “Barão Vermelho”? Essa é uma das grandes perguntas feitas por todos os fãs em todo o Brasil. Por isso, é importante mostrar como era a relação dos membros da equipe para entender melhor sobre o processo de saída do vocalista da banda.

Jovens iniciando a carreira

Os membros Barão Vermelho tinham muitos conflitos durante os processos de produção das músicas que eram feitas. Pois, mesmo sendo artistas, os membros eram novos de idade e carreira, todos estavam na faixa dos 20 anos de idade. 

Cazuza, por exemplo, era muito cobrado por errar muito a sua entrada nas canções, pois ele não estava acostumado com aquele processo. Já que o vocalista não tinha prática sem possuir uma base ao vivo, pois ele fazia todas as gravações ouvindo nos fones de ouvido. Isso foi um relato feito por um integrante da Barão Vermelho no documentário.

Outro fator que foi citado na produção era a falta de profissionalismo dos produtores, por conta da falta de experiência que tinham em produzir projetos de rock mais pesados em estúdio. Dé Palmeira lembrou sobre a entrega do disco feita pelos produtos: “Levaram o disco para a gente ouvir, com aquele ‘sonzinho perna’ para caramba. Falei: ‘Tá horrível isso!’.

E Frejat ainda afirmou que a gravadora colocou como um disco ruim sobre a obra que foi para venda em setembro de 1982 e se tornou um grande sucesso em todo o país. Por conta disso, viraram grandes estrelas dos anos 80 no Brasil.

Primeira formação da banda Barão Vermelho
Primeira formação da banda Barão Vermelho. | Foto: Reprodução/Internet.

Porta quebrada no Cazuza

Um dos episódios que são contados dentro do documentário “Barão Vermelho: Por que a gente é assim” é do dia em que Cazuza teve uma porta acertada em seu rosto e que gerou uma lesão.

Após uma briga entre os membros da Barão Vermelho, por conta de Cazuza ter chegado 1h30 atrasado em um show a ser feito pela banda, o artista, após a briga, resolveu se trancar dentro do banheiro para fazer a utilização de drogas.

Assim, Frejat se sentiu incomodado com a situação, e começou a bater muito forte na porta do banheiro para que Cazuza saísse do ambiente para entrar no show rapidamente. O artista teria ficado de costas para a porta para poder chutar-lá. Mas quando ele conseguiu fazer o arrombamento, Cazuza estava com o rosto perto do trinco da porta e acabou sendo acertado no supercílio e lábio. 

Após o acontecimento, Frejat relata que ficou chorando no camarim enquanto o restante dos membros tentavam acalmar Cazuza.

Capa do CD “Barão Vermelho - 30 Anos”
Capa do CD “Barão Vermelho – 30 Anos”. | Foto: Reprodução.

Cazuza de saída da Barão Vermelho

O membro da Barão Vermelho, Frejat deu entrevista no programa “De frente com a Gabi” em 1988 e contou que ele e Cazuza eram próximos, com muita afinidade entre os dois. Em certas ocasiões, eram confundidos como se fossem parentes. Porém, o integrante da banda disse que apenas uma briga foi feia e que foi a predominante para que Cazuza saísse da banda.

Durante a entrevista para Marília Gabriela, Frejat contou sobre a relação e o que resultou a saída de Cazuza da Barão Vermelho: “Já vinha de discussões, mas sempre tínhamos acordos. Quando ele saiu, fiquei muito chateado. Nós conversávamos sobre esse tipo de atitude e ele havia se comprometido a não tomar esse tipo de atitude. Quando ele tomou e avisou a todos da banda, fiquei frustrado. Eu tinha muito mais contato com ele, me senti subestimado”.

Entretanto, em 2020 para o programa “Provocações” apresentado por Marcelo Tas, Frejat contou que sente saudade de Cazuza e complementou falando sobre as ações do artista: “Nas brigas e nos acertos, a gente falou tudo o que precisava falar”. 

E ainda complementou contando: “Eu funcionava como um filtro entre a banda e ele. Só que, na hora que eu estourava, é porque não dava mais. Ele já tinha passado dos limites”

Todos esses problemas que aconteceram entre os integrantes e Cazuza foram fundamentais para que ocorresse a separação da banda “Barão Vermelho”. Porém, a banda continua viva celebrando seus sucessos. Se você quer saber mais sobre a banda, acesse o Acervo MPB com a temporada especial do mês do Rock.

E por falar em sucesso, você sabia que alguns dos maiores hits da MPB são composições de Cazuza, sem que ele tivesse cantado? Amanhã, no FORAS DE SÉRIE, você confere 3 composições de Cazuza que talvez você não saiba. Te esperamos às 12h!

Tags relacionadas

artistas marcantes da mpb artistas mpb banda barão vermelho Barão Vermelho brasilidade cantoras mpb cantores mpb Cazuza Especiais fora de série fora de série mpb membros barão vermelho
< Notícia Anterior

BRASIL COM S - Acarajé

26.07.2022 09:30
BRASIL COM S - Acarajé
Próxima Notícia >

"Vozes Negras": Musical inédito traz a força do canto feminino para o palco

26.07.2022 15:00
"Vozes Negras": Musical inédito traz a força do canto feminino para o palco
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business