É notório que Agenor de Miranda Araújo Neto é um dos grandes cantores da história da música brasileira, talvez você o conheça pelo nome artístico de Cazuza.

Um grande ponto que acaba passando despercebido por muitos são as letras de suas músicas (compostas ou não por ele) que foram escritas com diversas mensagens subjetivas e cheias de poesia e críticas sociais, que por muitas vezes acabam passando batido durante a música. Por isso, resolvemos selecionar alguns dos maiores sucessos de Cazuza para que você possa entender a história por trás de cada obra.

Cantor Cazuza: Conheça um dos maiores sucessos de Cazuza
Cantor Cazuza: Conheça um dos maiores sucessos de Cazuza. | Foto: CazuzaGallery.

Com uma vida conturbada, recheada de diversas polêmicas e histórias um tanto quanto curiosas. Fato é que em todas as músicas de Cazuza existem diversas referências à situação política do país ou também a sua sexualidade e vida pessoal. 

O cantor misturava a sociedade e sua vida amorosa quase que na mesma estrofe de forma brilhante. Por isso, confira abaixo as histórias por trás de algumas das suas músicas de sucesso.

Saiba mais sobre o Cazuza
Saiba mais sobre o Cazuza. | Foto: CazuzaGallery.

Exagerado

A música “Exagerado” foi composta por Ezequiel Neves, escritor e um dos responsáveis por lançar o Barão Vermelho e posteriormente o Cazuza, no mercado fonográfico. Apesar disso, diversos relatos acabam dando a entender que a música acaba fazendo mais referências à própria vida de Cazuza, do que em relação ao escritor.  

Sem dúvida, essa música foi o grande sucesso de Cazuza, mesmo para aqueles que não conhecem a história do cantor, de uma forma ou outra acabam conhecendo a música. Apesar de ser bastante conhecida, a sua interpretação é muito ampla e nunca foi realmente explicada pelo autor, o que mostra o verdadeiro significado da arte. A música traz relatos de várias situações que podem ser entendidas como a sua relação com as drogas, ou com a própria mãe, ou até mesmo com um relacionamento tóxico. 

Não existe uma explicação clara se a canção era baseada em fatos reais, mas podemos considerar que o cantor era uma personalidade bastante intensa. Em uma entrevista para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro em uma entrevista para a apresentadora Geisa Herrera, Cazuza disse:

“O exagerado é uma música que marcou muito a minha carreira, foi a música que assim que sai do Barão vermelho. Foi o meu primeiro trabalho depois do Barão e até hoje as pessoas me gritam na rua “O exagerado”, e virou meio um apelido meu. E o Cazuza e o exagerado ficou uma coisa muito próxima uma da outra. E de repente virou um apelido mesmo. Eu sou o rei do apelido, né. Tem gente que me chama de Caju, outros de me chamam de Cazuza. Meu nome é Agenor”

Fato é que qualquer que seja a interpretação é notório que o autor cita momentos em que ele demonstra o comportamento de alguém em uma relação complicada. Nesse caso,  ele fazia de tudo para conquistar o amor desejado, e além disso deixava claro algumas ideias que mostravam-se como um relacionamento tóxico ou um amor não compreendido. É possível ver na letra abaixo, diversos exageros que o eu-lírico faz para chamar atenção da amada, o que pode ser interpretada de diversas formas, tendo em base as vivências do cantor. Confira abaixo a letra da música na íntegra:

Letra:

Amor da minha vida

Daqui até a eternidade

Nossos destinos

Foram traçados na maternidade

Paixão cruel, desenfreada

Te trago mil rosas roubadas

Pra desculpar minhas mentiras

Minhas mancadas

Exagerado

Jogado aos teus pés

Eu sou mesmo exagerado

Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar

Se você não me notar

Eu posso até morrer de fome

Se você não me amar

E por você eu largo tudo

Vou mendigar, roubar, matar

Até nas coisas mais banais

Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado

Jogado aos teus pés

Eu sou mesmo exagerado

Adoro um amor inventado

E por você eu largo tudo

Carreira, dinheiro, canudo

Até nas coisas mais banais

Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado

Jogado aos teus pés

Eu sou mesmo exagerado

Adoro um amor inventado

Jogado aos teus pés

Com mil rosas roubadas

Exagerado

Eu adoro um amor inventado

Jogado aos teus pés

Eu sou mesmo exagerado

Adoro um amor inventado

Ideologia

Ideologia é definitivamente um dos grandes sucessos de Cazuza. Nessa obra, o cantor consegue trazer uma abordagem política e de sociedade em um cenário pós-ditadura, mas também traz frustrações pessoais e questionamentos, depois de ter sido diagnosticado com AIDS. 

Portanto, na letra existem diversos trechos que mostram um sentimento mútuo em relação a sua própria vida, e a sociedade, trazendo consigo as ideias de impotência, hipocrisia e de conformismo. Quando o garoto que queria mudar o mundo, descobre a sua impotência perante a sociedade, e a sua vida com os dias contados, já que naquele tempo o diagnóstico de AIDS era quase uma sentença de morte, devido a ausência de tratamentos eficazes, tudo o que lhe resta é o papel de mero espectador da sociedade e da sua própria vida. 

Além disso, outra interpretação possível é acerca de um cenário coletivo, já que a sociedade é repleta de jovens sonhadores, que buscam fazer a diferença, e em um cenário pós-ditadura acabam tendo um choque de realidade e descobrindo a sua real importância na luta para “mudar o mundo”. 

Essas são as interpretações mais lógicas de serem feitas acerca da letra e do refrão que soa como um hino catastŕofico e melancólico, mas pela complexidade da obra, existem diversas possibilidades de interpretação, com base naquilo que o ouvinte da música tem como experiências individuais, e obviamente aquilo que se sabe sobre o eu-lírico. Confira a letra abaixo:

Letra:

Meu partido

É um coração partido

E as ilusões estão todas perdidas

Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Eu nem acredito ah

Que aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Frequenta agora as festas do “Grand Monde”

Meus heróis morreram de overdose

Eh, meus inimigos estão no poder

Ideologia

Eu quero uma pra viver

Ideologia

Eu quero uma pra viver

O meu tesão

Agora é risco de vida

Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll

Eu vou pagar a conta do analista

Pra nunca mais ter que saber quem eu sou

Saber quem eu sou

Pois aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Agora assiste a tudo em cima do muro, em cima do muro

Codinome Beija-Flor

A música Codinome Beija-Flor trata das decepções amorosas. Em um leito de hospital, Cazuza observava um beija-flor que lhe visitava constantemente e tirou disso um inspiração e diversas metáforas para tratar das suas decepções amorosas. Na letra fica claro uma mudança no estilo do compositor que trouxe alí uma pegada muito mais reflexiva do que ele rock costumeiro. 

Outro ponto bastante presente na música, é o relato de uma história de amor, traições, separações e uma eterna união através da dificuldade de superar um amor. Existem diversas hipóteses sobre quem de fato seria o Beija-Flor da música, mas a realidade é que todas se tratam apenas de suposições. Confira a letra da música abaixo: 

Letra:

Pra que mentir

Fingir que perdoou

Tentar ficar amigos sem rancor

A emoção acabou

Que coincidência é o amor

A nossa música nunca mais tocou

Pra que usar de tanta educação

Pra destilar terceiras intenções

Desperdiçando o meu mel

Devagarzinho, flor em flor

Entre os meus inimigos, Beija-flor

Eu protegi o teu nome por amor

Em um codinome, Beija-flor

Não responda nunca, meu amor, nunca

Pra qualquer um na rua, Beija-flor

Que só eu que podia

Dentro da tua orelha fria

Dizer segredos de liquidificador

Você sonhava acordada

Um jeito de não sentir dor

Prendia o choro e aguava o bom do amor

Prendia o choro e aguava o bom do amor

O Tempo Não Para

Essa música possui uma riqueza gigantesca de figuras de linguagem o que traz consigo diversas reflexões acerca da sociedade e da repetição de fatos do passado. As antíteses e metáforas trazem uma riqueza de sentido e conteúdo que faz a música ser realmente uma obra de arte, que traz uma visão crítica de sociedade. 

A antítese criada pelo “Museu de grandes novidades” é simplesmente uma comparação subjetiva daquilo que a sociedade, em geral, traz como novidade e que já é antigo, e conhecido por todos. 

Além disso, existe um verso que diz “Minha piscina está cheia de ratos” que claramente é uma referência ao rato ser um animal que vive nos esgotos e acaba sendo sinônimo de sujeira. Quando a sua piscina está cheia de ratos, significa que as pessoas sujas, ou corruptas e que te menosprezam, estão logo ao seu lado, bem no seu quintal. Confira a letra abaixo: 

Letra:

Disparo contra o sol

Sou forte, sou por acaso

Minha metralhadora cheia de mágoas

Eu sou um cara

Cansado de correr

Na direção contrária

Sem pódio de chegada ou beijo de namorada

Eu sou mais um cara

Mas se você achar

Que eu tô derrotado

Saiba que ainda estão rolando os dados

Porque o tempo, o tempo não para

Dias sim, dias não

Eu vou sobrevivendo sem um arranhão

Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos

Tuas ideias não correspondem aos fatos

O tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado

Eu vejo um museu de grandes novidades

O tempo não para

Não para não, não para

Eu não tenho data pra comemorar

Às vezes os meus dias são de par em par

Procurando agulha num palheiro

Nas noites de frio é melhor nem nascer

Nas de calor, se escolhe, é matar ou morrer

E assim nos tornamos brasileiros

Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro

Transformam um país inteiro num puteiro

Pois assim se ganha mais dinheiro

A tua piscina tá cheia de ratos

Tuas ideias não correspondem aos fatos

O tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado

Eu vejo um museu de grandes novidades

O tempo não para

Não para não, não para

Dias sim, dias não

Eu vou sobrevivendo sem um arranhão

Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos

Tuas ideias não correspondem aos fatos

Não, o tempo não para

Eu vejo o futuro repetir o passado

Eu vejo um museu de grandes novidades

O tempo não para

Não para não, não, não, não, não para

Agora que você conhece o significado das expressões e um pouco daquilo que significam as letras dos maiores sucessos de Cazuza, faço o convite para que você conheça a Novabrasil. Diferentemente de uma rádio tradicional, ela possui o objetivo principal de levar a verdadeira música brasileira até o povo brasileiro. Com um foco em MPB, a rádio busca resgatar artistas e aproximá-los de novas gerações. Para saber mais acesse o site

Gostou de conhecer a vida de Cazuza? Então não perca o segundo capítulo que sai amanhã às 12:00 aqui no site. Você vai conhecer um pouco do que foi a relação de Cazuza com Ney Matogrosso.

E para conhecer o cantor de uma forma mais profunda ouça o Acervo MPB, podcast da Novabrasil com episódios de áudio biografia de grandes nomes da música popular brasileira. Ouça: