5 cantores brasileiros que já homenagearam a rainha do Rock
5 cantores brasileiros que já homenagearam a rainha do Rock. | Foto: Produção interna.

Rita Lee é uma cantora conhecida e querida por diversas pessoas, e isso já rendeu homenagens de diversos cantores brasileiros para a Rainha do Rock nos últimos tempos. 

Sejam eles amigos da tão querida cantora ou apenas fãs que se inspiram nela, Rita Lee sempre recebe diversas homenagens de artistas brasileiros. Inclusive, semana passada, a atriz Mel Lisboa, que interpretou Rita Lee no espetáculo “Ria Lee Mora ao Lado” em 2014, relembrou o momento com fotos caracterizada:

Veja, aqui, alguns artistas brasileiros que também já prestaram homenagens a cantora:

Gilberto Gil

O aniversário de Rita Lee é no dia do ano novo, 31 de dezembro. Em 2019, o colega de profissão Gilberto Gil fez uma linda homenagem para comemorar os 72 anos completados pela cantora, tendo uma foto de um encontro dos dois, com a legenda: “Quando o mesmo dia tem dois motivos de comemoração, podemos dizer que é uma ‘refestança’, certo? O último dia do ano também é dia da parceira, amiga de sempre e comadre Rita Lee. E nesse encontro, o que não faltou foi conversa, amor, afeto e comida deliciosa e transformadora da Bela Gil”.

Gilberto Gil e Rita Lee juntos durante a gravação do programa Refazenda, de Bela Gil
Gilberto Gil e Rita Lee juntos durante a gravação do programa Refazenda, de Bela Gil. | Foto: Divulgação/Instagram.

Na publicação, outros amigos de Rita Lee e grandes fãs famosos também deixaram mensagens para ela, como Lulu Santos, Branco Mello e Roberta Campos. Depois disso, a cantora comoveu seus fãs dividindo um outro clique com o fiel amigo Gilberto Gil. Na foto, Rita dava um grande abraço no seu grande e velho amigo, e na legenda escreveu “Meu cumpadi e eu”.

Os fãs deixaram muitos outros comentários na publicação, elogiando e exaltando os artistas presentes na foto, deixando elogios como “Gênios!”, “Lindos”, “Que saudades de vocês”, “Não sei quem eu admiro mais”, expressando a felicidade pelo encontro dos dois.

Rita e Gilberto são dois dos vários cantores renomados como líderes do movimento Tropicália, ocorrido no fim dos anos 60, em que as canções faziam críticas e diversos protestos ao cenário político da ditadura militar que o país enfrentava naquela época. Em 1977, os dois fizeram o show ‘Refestança’, que foi relançado pela gravadora Universal Music.

A amizade entre Rita Lee e Gilberto Gil é de longa data
A amizade entre Rita Lee e Gilberto Gil é de longa data. | Foto: Divulgação/Instagram @GilbertoGil.

Ronnie Von

Ronnie Von, o cantor e apresentador de TV que também leva o nome de “Eterno Príncipe”, celebrou os 55 anos de amizade com a rainha do rock brasileiro Rita Lee fazendo uma homenagem por seu legado a música brasileira lançando o clipe da música “Só de Você”, sendo um dos maiores clássicos que a cantora já gravou.

O clipe teve como seu cenário a exposição Samsung Rock Exhibition Rita Lee, que foi sediada no Museu da Imagem e do Som, na cidade de São Paulo, que mostrava toda a trajetória de vida e carreira da cantora Rita Lee. Ronnie Von apresentou uma versão totalmente orquestrada da música, sendo acompanhado por uma big band e também diversas influências de jazz, trazendo muitas outras novas nuances a esse grande sucesso da cantora rainha do rock, lançada em 1982.

Além dessa performance, a produção trouxe ainda diversas gravações de depoimentos totalmente inéditos de Ronnie sobre a sua longa amizade com a rainha do rock, que começou em um encontro literário que tomou lugar na casa de amigos em comum dos dois. Sobre o momento, Ronnie relembra: “Era a menina mais bonita que eu já vi na minha vida, deslumbrante”.

Esse encontro literário foi responsável por gerar momentos marcantes na vida cultural brasileira, como a apresentação de Os Mutantes no programa de estreia na TV de Ronnie “O pequeno mundo de Ronnie Von” que aconteceu em 1966.

Ronnie Von e Rita Lee tem mais de 50 anos de amizade
Ronnie Von e Rita Lee tem mais de 50 anos de amizade. | Foto: Reprodução/R7.

A gravação era um presente de aniversário a Ritinha, apelido que Ronnie chama a rainha do Rock, pelos seus 74 anos. Assim, um CD foi enviado a Rita com uma orquídea Cattleya Lc Ronnie Von (espécie que leva o nome do cantor). 

Quando recebeu a surpresa, Rita, por meio de sua assessoria, declarou ao Estadão: “Achei uma delícia ouvir o príncipe cantar ‘Só de Você’. Melhor que isso, seria dançar com ele a noite toda. Pode apostar que desta vez não vou perder meu sapatinho de cristal…”.

Em 2020, o cantor chegou a entrevistar a amiga para seu canal no Youtube ‘A Garagem do Ronnie’. Após Ronnie relembrar os tempos de TV Record nos anos 60, Rita chegou a dizer: “Como é que a gente, com você, lindo desse jeito, me achando linda desse jeito, como é que a gente não se pegou, hein?”.

Gal Costa

No dia 16 de abril de 2022, aconteceu o Rock the Mountain, um festival para cerca de 20 mil pessoas, em Itaipava, na região Serrana do Rio de Janeiro. Estiveram nele Caetano Veloso, Djavan, Mc Tha e muitos outros grandes artistas da música brasileira, incluindo a famosa Gal Costa.

Em seu show, Gal Costa faz uma linda homenagem a Rita Lee, que havia acabado de se recuperar de um câncer de pulmão. Antes de começar a cantar a faixa “Bem-me-quer”, música que a rainha do rock lançou nos anos 80, Gal Costa pede ao público: “Eu vou cantar uma música da Rita Lee e quero que vocês cantem com força pra ela ficar radicalmente curada”.

Fora “Bem-me-quer”, Gal Costa ainda tinha em seu repertório as músicas “Fé cega, faca amolada”, “Divino, maravilhoso” e “Baby”, contando com a participação do cantor Rubel no palco, entre muitas outras.

Thati e Sylvia Patricia

A grande amizade de Thati e Sylvia Patrícia nasceu em um show da temporada de verão de Sylvia em Salvador, quando Thati fez uma participação especial. As duas cantoras, compositoras e também instrumentistas descobriram diversas afinidades entre si, como o gosto em comum pela MPB e rock do Brasil.

A partir dessas semelhanças nasceu a ideia de fazer uma homenagem a grandes referências femininas na música, Rita Lee e Marina Lima. Assim surgiu o show “Entre Elas”, estreado no Café- Teatro Rubi em 2015. O repertório da apresentação passa por músicas muito marcantes das duas cantoras Marina e Rita Lee, sendo interpretadas por Sylvia e Thati, que vão alternando as suas guitarras e seus violões.

Outra pessoa muito importante na vida de Rita que faz questão de celebrá-la sempre que pode é Roberto de Carvalho, seu companheiro há mais de 40 anos. Quer saber mais sobre essa história de amor do rock? Então amanhã, 12h, acompanhe mais um episódio de FORAS DE SÉRIE com Rita Lee.