O festival de MPB era um evento promovido anualmente pela TV Record, para a revelação e premiação de grandes nomes da música popular brasileira. De todas as cinco edições, a terceira – ocorrida no ano de 1967 – foi a mais memorável e entrou para a história como um grande marco na revolução musical.

Naquele ano, o festival MPB Record levava o evento mais para o lado de um programa musical de sucesso do que uma ideia de importância política e cultural. No entanto, a intenção era adaptar o Festival de Sanremo (Itália) para padrões brasileiros.

Ao longo da matéria, você verá o que foi o festival de MPB de 1967, a importância dos festivais de MPB, as principais vozes de destaque do festival de MPB e quais são os benefícios que ele trouxe para a história musical. Continue a leitura para saber mais sobre o festival!

Entenda a importância do festival de MPB.
Entenda a importância do festival de MPB.

O que foi o festival de MPB de 1967?

O festival de MPB ocorria por fases, na qual eram três eliminatórias e a grande final. Cada eliminatória tinha 12 apresentações de canções e apenas quatro delas se classificavam para a próxima fase. Na fase final, as doze últimas canções classificadas competiam pelo troféu Viola de Ouro.

Como a ideia do evento era adaptar a versão de um festival italiano para os padrões brasileiros, era exigido que os artistas se vestissem com trajes de gala, que traria à apresentação um ar de mais seriedade e glamour, a fim de contestar a animação da plateia.

Esta por sua vez, era formada por jovens universitários que tanto aplaudiam como vaiaram os músicos conforme suas preferências musicais (ou políticas).

Entretanto, foi nesse ano que a música popular brasileira passou por muitas tensões e rupturas, pois, de um lado, havia os defensores da música tradicional brasileira – influenciados pela bossa nova – e, do outro, os jovens descolados inspirados no rock ‘n’ roll estrangeiro – influenciados pelos Beatles e Elvis Presley.

Em meio a toda essa tensão, ocorreu uma Marcha Contra a Guitarra Elétrica, no dia 17 de julho de 1967, na cidade de São Paulo. O Brasil ainda enfrentava um período muito crítico com o regime militar e o cenário dessa marcha transmitiu ser algo tão absurdo que alguns pensaram que aquilo fosse parte de uma armação da TV Record para promover o programa “O Fino da Bossa” – apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues.

A importância do festival de MPB

Apesar de toda a vigilância, repressão e perseguição do golpe civil-militar, em 1964, todos os nichos ligados à cultura, como literatura, teatro, cinema e, em especial, a música, serviram como forma de protestos contra esse regime militar da época.

Dentro da música, surgiram diversas canções que abrangiam muitos conteúdos políticos e sociais, chegando a uma grande parte da população através da participação de músicos e canções nos festivais de música popular brasileira transmitido pelas emissoras de televisão.

O festival de MPB de 1967, por sua vez, foi transmitido pela emissora de TV Record para todo o Brasil, o que fazia aumentar cada vez mais sua audiência. Além disso, havia boa participação do público, devido a paixão por suas músicas preferidas.

Levando em consideração a grande popularidade desses festivais, todos os compositores e intérpretes passaram a ser vigiados pelos agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), que acreditavam que algumas canções poderiam denegrir o sistema nacional e moral.

O movimento da música popular brasileira (MPB) passou a ser definido como qualquer música consumida e produzida pelas camadas populares no idioma brasileiro.

A sigla não representa nada mais que os movimentos dentro da música brasileira que receberam diversas definições: música dos festivais, músicas de protesto, músicas politicamente engajadas, entre outros.

Em suma, esse gênero musical ficou marcado devido ao seu grande compromisso com a realidade, pelas mensagens críticas associadas aos conteúdos e às participações políticas-sociais que as canções propunham.

A descoberta das principais vozes do MPB

No dia do festival de MPB, o mais esperado pelo público brasileiro, que ficou em quarto lugar, foi a canção “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, que foi defendida pelo próprio artista e pelo grupo argentino de rock Beat Boys.

Em terceiro lugar, ficou o samba “Roda Viva” de Chico Buarque de Hollanda, defendido pelo próprio artista e pelo MPB-4. A canção de tom crítico, em versos como “A gente quer ter voz ativa / No nosso destino mandar / Mas eis que chega a roda viva / E carrega o destino pra lá”, acabou se tornando tema da peça escrita por Chico Buarque.

Tomando a posição de segundo lugar, “Domingo no Parque” de Gilberto Gil, defendida pelo próprio artista.

E quem dominava o primeiro lugar era “Ponteio” de Edu Lobo e José Carlos Capinan, defendida por Edu Lobo, Quarteto Novo, Marilia Medalha e Conjunto Momento Quatro.

A canção de ares sertanejos, com voz, violão, flauta e uma marcação de xaxado, trouxe muita musicalidade nordestina e fez referências ao modo dos violeiros brasileiros, com o refrão “Quem me dera agora eu tivesse uma viola pra cantar / Ponteio”.

Os benefícios do festival de MPB de 1967

Agora que você já conheceu a história do evento mais lendário de 1967 e as principais vozes destacadas, veja alguns dos benefícios que o festival de música popular brasileira foi capaz de trazer:

  • O festival da MPB foi o momento mais oportuno para a entrada da guitarra elétrica no Brasil;
  • Os festivais de MPB, em um modo geral, foram exibidos na televisão, – canal midiático que ficou cada vez mais popularizado no Brasil – fazendo com que os artistas fossem reconhecidos e mais divulgados;
  • As movimentações artísticas ganharam força graças ao surgimento dos festivais de MPB, pois as pessoas se identificavam com as canções protestantes que eram recitadas nos palcos.

Gostou do conteúdo? Se você é amante da música popular brasileira e deseja estar por dentro dos sucessos do festival de MPB, não deixe de acessar a Nova Brasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!