Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

BRASIL COM S – Catira

Novabrasil
09:30 06.12.2022
Brasil com s

BRASIL COM S – Catira

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a Catira! Você sabe o que é? Catira ou Cateretê é uma dança pertencente ao folclore brasileiro A Catira – ou Cateretê – é uma dança pertencente ao folclore brasileiro, muito tradicional no interior do país, em regiões com influência da cultura sertaneja, principalmente Sudeste … Continued

Novabrasil - 06.12.2022 - 09:30
BRASIL COM S – Catira
BRASIL COM S – Catira

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a Catira! Você sabe o que é?

A origem da Catira remonta a heranças africanas, europeias e indígenas | Foto: Divulgação/Internet.

Catira ou Cateretê é uma dança pertencente ao folclore brasileiro

A Catira – ou Cateretê – é uma dança pertencente ao folclore brasileiro, muito tradicional no interior do país, em regiões com influência da cultura sertaneja, principalmente Sudeste e Centro-Oeste, como:

  • Mato Grosso;
  • Goiás;
  • norte do Paraná;
  • Minas Gerais;
  • Espírito Santo;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Tocantins;
  • e São Paulo.

A origem da Catira

A origem da Catira remonta a heranças africanas, europeias e indígenas. Acredita-se que ela faz parte da constituição cultural do país desde o período colonial. Para alguns estudiosos, essa manifestação cultural se relaciona com os tropeiros, fato que pode explicar ter sido praticada somente por homens durante muito tempo.

Pesquisadores afirmam que, como a principal atividade dos tropeiros era o transporte de gado, é provável que os momentos de descanso fossem marcados por essa dança.

Marcado pela batida sincronizada dos pés e das mãos

Outros pesquisadores indicam que os passos têm origem africana e há também historiadores, como Mário de Andrade, alegam que essa manifestação cultural brasileira já existia por aqui desde os povos originários e que, com a chegada dos portugueses (que trouxeram as influências da viola) e de jesuítas como o Padre José de Anchieta, a dança passou a se popularizar nos festejos religiosos do Brasil Colônia.

Na Catira, o ritmo musical é marcado pela batida sincronizada dos pés e das mãos dos dançarinos, que podem ser de seis até dez pessoas, normalmente acompanhados de um dupla de violeiros, que se posicionam inicialmente em duas fileiras – uns de frente para os outros – e depois formam uma grande roda. 

Entre os bate-pés e bate-mãos da Catira – hoje também executada por mulheres  em diversas regiões – temos passos chamados de rasqueado ou escova. 

 

Tags relacionadas

brasil com s Brasilidades Catira cultura dança folclórica Especiais folclore brasileiro inovação
< Notícia Anterior

10 anos sem Oscar Niemeyer: 7 obras do arquiteto

05.12.2022 15:00
10 anos sem Oscar Niemeyer: 7 obras do arquiteto
Próxima Notícia >

Viva, Emílio Santiago!

06.12.2022 12:00
Viva, Emílio Santiago!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business