Julho é o mês do rock! E para homenagear os maiores rockeiros que o Brasil já teve, a terceira temporada do Acervo MPB, lançada nesse mês, é totalmente Rock’n Roll! O Acervo MPB é uma série em podcast que apresenta os grandes nomes da nossa música em áudio biografias exclusivas para as plataformas digitais e de streaming. Além disso, resumos em vídeos de cada episódio também são disponibilizados no nosso canal de youtube, apresentados por Lívia Nolla, que serão lançados durante o mês de julho e agosto, toda segunda; quarta e sexta.

Os episódios que receberam destaque nessa semana através dos episódios lançados no Youtube foram o de Raul Seixas, Barão e Pitty.

Acervo Raul Seixas

Quando ouvimos as palavras “rock nacional”, logo pensamos no nosso “maluco beleza”. Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza do Brasil, foi um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor, dos mais autênticos e geniais artistas do nosso país. Poeta nato, ele foi também um dos pioneiros do rock brasileiro, muitos o consideram o pai do rock no país, e influenciou uma geração de artistas com a sua música, sua irreverência e autenticidade. Toca Raul!

Ouça o episódio completo:

Acervo Barão Vermelho

Barão Vermelho é uma das maiores e mais influentes bandas de rock brasileiras de todos os tempos. Formada em 1981, no Rio de Janeiro, foi responsável por popularizar o gênero na década de 1980. O baterista Guto Goffi, fã de Chico Buarque e Martinho da Vila, e o tecladista Maurício Barros, que escutava de Elton John a Mutantes, se conheceram em 1976, ficaram muito amigos e decidiram formar uma banda de rock. Pouco depois, apresentados por um amigo em comum, a dupla se uniu ao baixista André Palmeira, o , que escutava de Jacob do Bandolim a Jimi Hendrix, e era fã de Novos Baianos e Stanley Clark, e ao guitarrista Roberto Frejat, fã de blues e dos Beatles. 

Veja o resumo no Youtube:

Ouça o episódio completo:

Acervo Pitty

 Pitty é uma das artistas mais importantes do rock’n roll contemporâneo brasileiro. Além de cantora e compositora, Priscilla Novaes Leoni também é apresentadora, produtora, escritora e multi-instrumentista. A baiana nasceu em Salvador, em 1977, onde passou a sua infância, que foi bastante humilde e com uma criação muito livre. Amava brincar na rua. O seu apelido vem de “Pitica”, por conta da sua estatura baixa desde criança.

Ouça o episódio completo:

 

Veja outros episódios do Acervo Rock

Acervo MPB da semana: Rita Lee e Skank