Julho é o mês do rock! E para homenagear os maiores rockeiros que o Brasil já teve, a terceira temporada do Acervo MPB, lançada nesse mês, é totalmente Rock’n Roll! O Acervo MPB é uma série em podcast que apresenta os grandes nomes da nossa música em áudio biografias exclusivas para as plataformas digitais e de streaming. Além disso, resumos em vídeos de cada episódio também são disponibilizados no nosso canal de youtube, apresentados por Lívia Nolla, que serão lançados durante o mês de julho e agosto, toda segunda; quarta e sexta.

Os episódios que receberam destaque nessa semana através dos episódios lançados no Youtube foram o de Jovem Guarda e Pato Fu.

Jovem Guarda

 A Jovem Guarda é o primeiro movimento musical do rock brasileiro. Um dos maiores movimentos musicais e culturais de massa do país, que revolucionou o comportamento jovem brasileiro, chamado primeiramente de Iê-iê-iê, em alusão à expressão “yeah-yeah-yeah” presente no sucesso She Loves You, dos Beatles e logo depois, o nome mudou para Jovem Guarda, por conta de um programa de televisão de sucesso estrondoso, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa

Ouça o episódio completo:

Pato Fu

Com quase 30 anos de história, a banda de rock alternativo Pato Fu, uma das mais originais e criativas bandas do cenário pop nacional, é considerada pela revista norte-americana Time, como uma das dez melhores bandas do mundo, fora dos EUA, ao lado do Radiohead e do U2.  A banda é composta por: Fernanda Takai, que – além de cantar e compor – também toca violão e guitarra; John Ulhoa, que – além de compor e tocar guitarra – também toca violão, cavaquinho, faz alguns vocais e as programações eletrônicas de teclados e samplers; Ricardo Koctus – baixista e letrista; Glauco Mendes – baterista e percussionista e Richard Neves – tecladista.

Ouça o episódio completo: