Com ou sem uva-passa? Entenda mais sobre a polêmica decisão de final do ano
Com ou sem uva-passa? Entenda mais sobre a polêmica decisão de final do ano
Amada por muitos e odiada por outros, a uva-passa é um ingrediente polêmico, alvo de controvérsias e que divide opiniões. No entanto, ela sempre marca presença nas Ceias de Natal.
Poucos ingredientes despertam tantas emoções na Ceia de Natal quanto a uva-passa!
Amada por muitos e odiada por outros, a uva-passa é um ingrediente polêmico, alvo de controvérsias e que divide opiniões. No entanto, nesta época do ano – mais do que nunca – ela é a protagonista!
Seja em diversos pratos da ceia de Natal e de Ano-novo, seja nas discussões de família, sobre incluir ou não a uva-passa na receita!
Presente em pratos doces e salgados, esse ingrediente divide opiniões e, mesmo assim, continua a ser presença quase obrigatória nas mesas brasileiras, seja no arroz, na farofa ou em sobremesas.
A polêmica da uva-passa: amor ou ódio?
O debate em torno da uva-passa é tão intenso, que se tornou até um meme nas redes sociais durante o Natal: “Com ou sem uva-passa?”.
Há quem pense que as passas dão um toque especial de sabor aos pratos. Já outros, pensam que elas “roubam” o sabor do resto das comidas e preferem deixar as passas de lado. Tem ainda quem prefira substituir as passas por castanhas, para agradar a todos os gostos.
E você? De que time é? Pró ou contra uva-passa na comida?
Origem da uva-passa
A uva-passa nada mais é que a fruta in natura desidratada, ou seja, passa por uma técnica de secagem o qual reduz a sua umidade e com isso dificulta a proliferação de microrganismos que provocariam a deterioração da fruta fresca, conservando as características do produto natural.
Com origem na região do Mediterrâneo, a uva-passa surgiu quando as uvas caíam e secavam naturalmente. Na Roma Antiga, antes do cristianismo, os romanos festejavam o Natalis Solis Invicti, uma celebração que marcava o início do inverno no hemisfério norte.
Então os europeus passaram a guardar sementes e a secar frutas por causa do período de baixas temperaturas. Para festejar o novo ciclo, acendiam grandes fogueiras, dançavam com o objetivo de comemorar a vida e atrair boas energias, então a uva trazia a ideia de ausência de fome, pobreza e ainda protegeria contra os excessos da bebida (vinho).
Dessa forma a uva-passa carrega uma simbologia associada a festividades, alegria, prosperidade, fartura e longevidade. Mais tarde, fenícios e egípcios foram responsáveis pela popularização da produção e disseminação para o mundo ocidental.
Uva-passa no Brasil
O que pouca gente sabe é que – por conta do clima – quase 100% das uvas-passas consumidas no Brasil são importadas, sendo que 65% vêm da Argentina. “O Brasil não apresenta condições climáticas ideais para produção de uva-passa, que seria o clima quente e seco, que permite a secagem da uva ao ar livre”, afirma o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Reginaldo Teodoro de Souza, em entrevista ao Globo Rural.
Segundo o pesquisador, para fazer uva-passa no Brasil, é necessário que a secagem seja feita em fornos, o que encarece e inviabiliza o processo. “A alta incidência de chuvas nas regiões brasileiras produtoras de uva torna impraticável o processo de secagem ao ar livre, que precisa de 15 dias ininterruptos”, explica.
No Brasil, as uvas-passas se popularizaram em pratos como o arroz com passas, a farofa natalina e bolos festivos. Porém, o hábito gerou uma curiosa divisão entre os que as consideram indispensáveis e os que preferem passar longe delas.
Seja como for, as uvas-passas continuam a marcar presença. Afinal, a polêmica em torno delas também é parte da diversão e das histórias que tornam o Natal uma celebração tão única.
Receitas com uvas-passas para experimentar ou revisitar
1. Arroz com uvas-passas e amêndoas
O arroz com passas é um clássico que ganha um toque especial com a adição de amêndoas laminadas e douradas na manteiga. O resultado é um prato leve e sofisticado, perfeito para acompanhar o peru assado.
2. Farofa natalina com uvas-passas
Uma das receitas mais tradicionais da ceia, a farofa com passas equilibra o doce das uvas-passas com o salgado dos outros ingredientes, como bacon, cebola caramelizada e manteiga. É uma das versões mais defendidas por quem ama esse ingrediente.
3. Salpicão com uvas-passas
O salpicão, tradicional salada natalina, ganha um toque adocicado com a adição das uvas-passas. Elas contrastam com o sabor defumado do frango e o frescor da maçã verde, formando uma combinação que encanta muitos paladares.
4. Chester desossado com farofa de frutas secas
Falou em ceia de Natal, falou em chester. E desossado ainda que é para facilitar na hora de servir e de comer. O acompanhamento da vez é uma farofa de frutas secas molhadinha!
5. Torta de ricota com passas
Muito parecida com uma cheesecake, essa torta de ricota com passas é a sobremesa perfeita para o seu Natal. Diferente e deliciosa, você ainda pode incrementá-la com uma calda de frutas vermelhas ou até mesmo de caramelo.
Como agradar a todos: uva-passa à parte?
Uma solução para evitar desentendimentos é servir as uvas-passas separadamente, permitindo que cada um escolha se quer ou não adicioná-las aos pratos. É uma forma de respeitar os gostos individuais e manter a harmonia na mesa. Além disso, criar versões “com” e “sem” passas para os pratos principais pode ser uma alternativa prática e democrática.
Seja você do time “com passas” ou “sem passas”, uma coisa é certa: o Natal é feito de celebrações, sabores e, claro, um pouco de polêmica saudável! Afinal, a ceia é muito mais gostosa quando há histórias (e brincadeiras) para compartilhar.