Bar da terra de Zeca Pagodinho vence Comida di Buteco 2024
Bar da terra de Zeca Pagodinho vence Comida di Buteco 2024
Com parceria da Novabrasil, o "Oscar" dos botecos brasileiros anunciou os vencedores da edição nacional do tradicional concurso
“Dizem” que o brasileiro adora um boteco. E talvez esse seja um dos maiores símbolos nacionais. Não à toa, o concurso “Comida di Buteco”, do qual a Novabrasil é parceira, se consolida cada vez mais como um dos grandes eventos desse setor. Prestes a completar 25 anos de existência, a premiação anunciou na noite desta terça-feira (2), na capital paulista, os vencedores da edição nacional deste ano.
Participaram da disputa pelo título de melhor boteco do Brasil 27 estabelecimentos vencedores das disputas regionais. O Bar da Peixaria, de Irajá na zona norte do Rio, foi o grande vencedor. Em segundo lugar ficou o Boteco do Pezão, de Campinas e em terceiro, o Paladar Gi, de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém.
Petisco na Kombi
O Bar Peixaria venceu com um petisco formado por bolinhos de moqueca com bacalhau e pesto de azeitonas pretas. A apresentação também deu show, pois eles são servidos kombi. Segundo a proprietária Manuela de Abreu, conhecida como Manu do Peixe, o petisco retrata um pouco da história do início do boteco, quando ele ainda era um da Peixaria Divina Previdência, do pai dela, em Irajá, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O local é o mesmo onde nasceu e cresceu o cantor Zeca Pagodinho. “Eu levava todo dia água de Belford Roxo pra Irajá numa Kombi, porque não tinha dinheiro pra comprar”, contou nas redes Manuela. A vitória foi muito celebrada por ela e por toda a equipe.
Em entrevista ao Jornalismo da Novabrasil, Flávia Rocha, uma das organizadoras do Comida Di Buteco, explicou que a avaliação dos melhores botecos vai além dos petiscos. “O petisco é algo pra compartilhar, é a essência do brasileiro de dividir a mesa, mas também levamos em consideração a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. Esses quatro critérios que fazem um boteco ser bom. E o boteco está na essência do brasileiro, que também valoriza muito as suas regionalidades”, explica.
2º colocado:
O Boteco do Pezão foi o vice-campeão com o petisco “A louca da Rosana”: Carne de lagarto bovino servido com vinagrete de jiló acompanhado de pãozinho crocante.
3º colocado:
O Paladar Gi concorreu com o “Bolinho de Cordeiro”: Cordeiro recheado com queijo de pupunha artesanal, empanado em fina massa crocante, acompanhado de geleia de bacuri, levemente apimentada.
Acompanhe a reportagem ao vivo no Jornal Novabrasil, com Heródoto Barbeiro: