Vida após infarto: “Larguei o cigarro e voltei ao exercício”
Vida após infarto: “Larguei o cigarro e voltei ao exercício”
Série especial “Saúde do coração combatendo infarto e AVC” traz relatos de pacientes e médicos sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) estão no topo da lista das que mais matam no Brasil.
Vários agentes entram nesse enredo, mas o que está nas nossas mãos para mudar esse cenário é a conscientização que que precisamos manter uma rotina minimamente saudável.
Como? Fazendo tudo aquilo que ouvimos todo santo dia de médicos, professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e na nossa conversa diária aqui na Novabrasil.
A lista inclui alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, controle do estresse, vida social ativa, atenção ao sono, interesse pelo próximo, preservação do meio ambiente, realização de exames de rotina.
Também inclui a necessidade de cada um de nós compreender que somos os grandes responsáveis (e que deveríamos ser os mais interessados) pela nossa saúde.
No primeiro episódio da série especial “Coração saudável: rotina equilibrada previne infarto e AVC”, divido com vocês o relato da paciente do HCor Wanda Regina Mota, de 73 anos, que há duas décadas sofreu um infarto e precisou mudar completamente a rotina.
“Eu fumava muito, desde os 17 anos, e fazia 10 anos que vinha num processo de muita correria, muitos problemas, muito estresse. Eu tinha largado completamente o exercício físico, estava zerada! Esqueci de tudo o que era saudável”.
Ela também conta que o corpo foi dando vários sinais de que algo não estava bem, mas admite que ignorou todos eles, até que acabou indo parar às pressas no hospital.
Wanda traz detalhes de como tudo aconteceu, sobre o que sentiu, o que passou e como conseguiu mexer na rotina e mudar seu estilo de vida.
Confira abaixo:
SERVIÇO:
Você pode conferir a série especial no ar, às 5h55 da manhã, no site e no canal da Novabrasil, e também no meu canal e nas minhas redes sociais:
Canal Corpo Cabeça Coração: https://www.youtube.com/@RenataVeneri
Instagram: https://www.instagram.com/rveneri/