Vida após infarto: “Diminuí o ritmo do trabalho”
Vida após infarto: “Diminuí o ritmo do trabalho”
No 2° episódio da série especial “Coração saudável: rotina equilibrada previne infarto e AVC” converso com um empresário que precisou combater o estresse para seguir vivo
“Até para adoecer precisamos estar saudáveis”. Ouvi essa sábia frase da médica Samira Ribeiro, que precisou dar uma pausa na vida profissional e pessoal depois de um diagnóstico de leucemia e a necessidade de um transplante de medula.
E me lembrei dela ao ouvir a história do Ronivaldo Otávio Alquimin, de 55 anos, que estava no auge da carreira e da rotina saudável quando levou um susto ao saber que precisaria passar por uma cirurgia cardíaca. Logo ele, que era tão saudável, tão comportado com a alimentação, tão assíduo nas atividades físicas.
“Fazia todos os anos meus exames preventivos e um dia o Dr. César Jardim, médico do HCor, me pediu para realizar uma angiotomografia. Para a minha surpresa estava com uma veia parcialmente entupida e precisei me submeter a uma cirurgia. Passou um filme na minha cabeça e achei que ali estava se findando um ciclo de esportes”.
Ronivaldo achava que a rotina saudável seria capaz de blindá-lo contra o estresse e o ritmo frenético de trabalho, mas constatou que não era bem assim.
A boa notícia é que todos os anos de cuidado com alimentação, prática esportiva e manutenção de check-ups foram fundamentais para ele atravessar o tratamento da melhor maneira possível.
“Acho que o fato de eu ter me cuidado foi muito bom. Logo após a cirurgia fiquei com uma certa cisma de fazer treinos de cardio, de correr, mas logo passou e minha vida voltou ao normal”. O empresário também mexeu na chavinha do estresse: “Diminuí meu ritmo de vida dando prioridade à qualidade do tempo.
Meu tempo para mim é o que tenho de melhor junto com minha família. Repensei minha vida e acabei implementando um ritmo mais tranquilo”.
SERVIÇO:
Você pode conferir a série especial no ar, às 5h55 da manhã, no site e no canal da Novabrasil, e também no meu canal e nas minhas redes sociais:
Canal Corpo Cabeça Coração: https://www.youtube.com/@RenataVeneri
Instagram: https://www.instagram.com/rveneri/