Ouça ao vivo
No ar agora

Sócio de laboratório envolvido na contaminação de pacientes por HIV é preso no Rio

Sergio Leao
10:42 14.10.2024
Jornal novabrasil

Sócio de laboratório envolvido na contaminação de pacientes por HIV é preso no Rio

Dois dos três sócios são parentes do deputado federal Doutor Luizinho, ex-secretário de Estado de Saúde do Rio

Sergio Leao - 14.10.2024 - 10:42
Sócio de laboratório envolvido na contaminação de pacientes por HIV é preso no Rio
FOTO: Polícia Civil

Walter Vieira, apontado pela Polícia Civil como sócio do laboratório de análises clínicas PCS Lab Saleme, com sede em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi preso, na manhã desta segunda-feira (14).

Ele é um dos suspeitos de envolvimento na emissão de laudos fraudulentos que resultaram no transplante de seis órgãos contaminados com HIV. O segundo preso é Ivanílson Fernandes dos Santos, apontado como um dos responsáveis pelo laudo.

Walter Vieira / FOTO: Polícia Civil

A ação da Delegacia do Consumir (a Decon), batizada de Verum, visa a cumprir, ao todo, quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Nova Iguaçu e na capital.

Walter Vieira é marido da tia do ex-secretário de Saúde e deputado federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, conhecido como Doutor Luizinho, que é líder do Partido Progressistas.

Outro sócio do PCS Lab Saleme também é parente do parlamentar: Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira é primo dele e já foi empregado da Fundação Saúde.

A irmã de Doutor Luizinho, a dentista Débora Lúcia Teixeira Medina de Figueiredo, é diretora na Fundação Saúde, empresa responsável pela escolha do laboratório.

Os alvos dos mandados de prisão são investigados por: crime contra as relações de consumo; associação criminosa; falsidade ideológica; falsificação de documento particular e infração sanitária.

Operação começou na manhã desta segunda(14) / FOTO: Polícia Civil

Na última sexta-feira, Doutor Luizinho afirmou em nota que lamenta o ocorrido e que deseja que os responsáveis pelos erros que causaram as infecções sejam punidos.

Repercussão Nacional

O Ministério da Saúde reforçou o compromisso com a segurança e a transparência no processo de doação de órgãos, assim como com a supervisão dos processos de trabalho envolvidos. O caso é apurado pela pasta e outras instituições como Polícia Civil, Ministério Público, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj).

Responsabilidade agora somente do Hemorio

O Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, recomendou que a Secretaria de Saúde do RJ e a Fundação Saúde utilizem apenas o Hemorio para analisar amostras de sangue referentes à Central Estadual de Transplantes. O objetivo do MP é evitar novas contaminações de pacientes que realizarem transplantes na rede estadual de saúde.

Entenda a Denúncia

A denúncia sobre o transplante de órgãos contaminados com HIV foi feita na sexta-feira, pela rádio BandNews e em seguida confirmada pelo jornalismo da Novabrasil.

Com diversas irregularidades, o laboratório foi interditado pela Anvisa e pela Vigilância Sanitária estadual no último dia 4. Três dias depois, um dos sócios enviou um ofício à Fundação Saúde informando que tinha feito melhorias.

Segundo mostrou o programa “Fantástico”, da TV Globo, o laboratório clínico não possuía licença para funcionar dentro do instituto onde a paciente que recebeu os rins foi atendida, na Zona Sul.

A vistoria mostrou ainda que as amostras de sangue estavam sem identificação, não foram apresentados registros de treinamento dos funcionários, o material era armazenado em uma geladeira comum, e os aparelhos de ar condicionado estavam malconservados e sem condições de higiene.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil atualidades Brasilidades hiv notícias Policia Civil
< Notícia Anterior

Senador do PL celebra votação nas eleições municipais e prevê direita forte em 2026

14.10.2024 10:04
Senador do PL celebra votação nas eleições municipais e prevê direita forte em 2026
Próxima Notícia >

"Ensaios da Anitta": Após ingressos esgotados, SP e Rio ganham datas extras

14.10.2024 12:20
"Ensaios da Anitta": Após ingressos esgotados, SP e Rio ganham datas extras