Como a neurociência pode ajudar no emagrecimento; entenda
Cérebro Forte com Carla Tieppo
Doutora em neurociência
Como a neurociência pode ajudar no emagrecimento; entenda
A neurocientista e colunista da Novabrasil, Carla Tieppo, propõe um projeto de emagrecimento, mas o início deve ser imediato
A decisão de qualquer projeto de mudança, quase sempre, é atribuída ao nosso “eu” futuro. Ou seja, sempre começa na segunda-feira, no mês que vem ou no segundo semestre. A avaliação é de Carla Tieppo, neurocientista e colunista da Novabrasil.
“Geralmente é assim porque, quando projetamos a nós mesmos fazendo algo no futuro, não estamos ativando regiões do nosso cérebro que estão envolvidas com nosso processo de decisão própria”, diz ela. A maioria das pessoas, ao se imaginar fazendo algo no futuro, ativa áreas que são referentes a nossa apreciação sobre outras pessoas.
A colunista propõe um projeto de emagrecimento para o próximo verão 2025. “O ideal é que você comece exatamente no momento em que tomar a decisão. Se você concluir que precisa eliminar alguns quilos, modificar sua dieta por recomendação médica, o melhor é começar no momento em que toma a decisão”, diz Carla. A partir da definição de um projeto, a emoção está forte para iniciar, pois há a clareza de todos os prós e contras para a empreitada.
Se o projeto-verão está no roteiro, Carla Tieppo diz que “o ideal é começar a seguir algum plano que não seja radicalmente diferente do que você já faz. A melhor forma de começar é paulatinamente. Escolha alguns alimentos para retirar do cardápio aos poucos, de preferência aqueles que você gosta menos”.
A colunista diz que iniciar uma dieta antes do final de semana é algo positivo porque é o momento em que a pessoa está mais tranquila e pode se dedicar. Fortalecer o cérebro para alcançar esse objetivo é fundamental na missão.
Arnaldo Antunes é o 1º brasileiro homenageado no Festival Literário Escritaria em Portugal
Bruna Henares: "Pressão 120 por 8 é normal?"
Cérebro Forte com Carla Tieppo