
Parada Cardíaca: Como agir para salvar uma vida

Parada Cardíaca: Como agir para salvar uma vida
Saber como agir rapidamente pode ser a diferença entre a vida e a morte

A parada cardiorrespiratória (PCR) pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Saber como agir rapidamente pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Se alguém desmaiar repentinamente e não responder ao ser chamado, a primeira atitude é verificar se a pessoa está consciente. Toque nos ombros e pergunte: “Você está bem?” Se não houver resposta ou sinais de respiração normal, é hora de agir.
O primeiro passo é chamar ajuda imediatamente. Peça para alguém ligar para o 192 (SAMU) e buscar um desfibrilador (DEA). Se estiver sozinho, faça isso você mesmo. Cada segundo conta!
Se não pedir ajuda, ela não chegará!
Enquanto o socorro não chega, inicie as compressões torácicas:
✔️ Posicione as mãos no centro do peito, entre os mamilos.
✔️ Mantenha os braços estendidos e faça compressões fortes e rápidas, no ritmo de 100 a 120 por minuto.
✔️ Para manter o ritmo correto, use como referência a música “Stayin’ Alive”, dos Bee Gees.
É importante lembrar que não se deve perder tempo com respiração boca a boca e que a vítima nunca deve ser transportada. A reanimação precisa acontecer no local, até a chegada da equipe de emergência.
Não se dá soco no peito!
Não é necessário fazer respiração boca a boca!
Conforme a orientação da American Heart Association (AHA), fazer apenas a compressão torácica rápida e forte “Hands only”.
Casos de morte súbita em esportes, como em maratonas e campos de futebol , reforçam a importância de saber agir rapidamente diante de uma parada cardíaca. Quanto mais pessoas treinadas, maior a chance de sobrevivência!
A cada 1 minuto sem reanimação, a chance de sobrevivência cai em 10%. Em 10 minutos, pode ser fatal.
💡 Você pode salvar uma vida. Está preparado?