Ouça ao vivo
No ar agora

Funcionários de hospital em SP trabalham sem climatização em UTI’s

Camilo Mota
10:15 11.02.2025
Saúde

Funcionários de hospital em SP trabalham sem climatização em UTI’s

Funcionários do Hospital Estadual Mario Covas, referência no tratamento de infarto, relatam dificuldades no trabalho por causa do calor excessivo

Camilo Mota - 11.02.2025 - 10:15
Funcionários de hospital em SP trabalham sem climatização em UTI’s
Hospital Mario Covas é referência mundial no tratamento de infarto. Foto: PMSBC

O Hospital Estadual Mario Covas, reconhecido pela excelência no atendimento a pacientes com infarto, tem sido alvo de reclamações devido ao calor excessivo em alguns setores. Acompanhantes relatam desconforto durante as internações e funcionários apontaram dificuldades para cumprir a jornada de trabalho.

Uma funcionária relatou que, apesar da ventilação natural, em dias quentes o ambiente se torna insuportável. “Todos os andares têm janela, bate bastante vento sim, porém, quando está muito calor, alguns setores acabam ficando abafados, principalmente as clínicas cirúrgicas”, afirmou.

Além disso, um servidor destacou que muitos acompanhantes trazem ventiladores próprios para suportar o calor. “Os acompanhantes trazem o próprio ventilador para conseguir ficar. Tem gente que fica meses no hospital”, revelou um funcionário.

Aliás, a situação atinge até mesmo a UTI Neonatal. A Professora Doutora Anna Sara Levin, especialista em Doenças Infecciosas e infecção hospitalar pela USP afirma que o calor não representa um risco direto à saúde dos pacientes, “mas compromete a qualidade do trabalho dos funcionários”.

Já, outro servidor contou o refeitório não tem ventilação. “O espaço foi reformado, é bem agradável e a comida é muito boa. Mas precisa de um ar-condicionado”, disse.

Do mesmo modo, a reportagem também recebeu relatos sobre infiltrações no prédio. “No quinto andar, pinga [ água ] do teto. No quarto e terceiro andares também. Às vezes tem baldinho espalhado pelo hospital”.

A administração do hospital atribui o problema ao chiller do ar-condicionado central, que não suporta a demanda e aguarda manutenção. Segundo o servidor, a administração prometeu trocar a peça em no máximo dois meses.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou, por meio de nota, que “o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) realiza periodicamente ações de melhoria em sua estrutura com o objetivo de garantir assistência aos pacientes e acompanhantes, incluindo colaboradores”.

Ainda, a pasta afirmou que “o refeitório da unidade foi completamente reformado e receberá um ar-condicionado exclusivo para o local. O HEMC adquiriu um novo aparelho de ar-condicionado que será instalado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, nos próximos dias. Além disso, outros três equipamentos do tipo estão em processo de aquisição”.

Por fim, a pasta informou que “a equipe de engenharia da unidade trabalha para minimizar os impactos das infiltrações, que ocorrem em pontos isolados, devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.”

Confira a reportagem:

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Ar-condicionado hospital Calor em hospital Condições de trabalho Hospital Mario Covas Infraestrutura hospitalar saúde pública UTI Neonatal
< Notícia Anterior

Alceu Valença destaca alcance global da MPB em turnê pela Europa

11.02.2025 08:00
Alceu Valença destaca alcance global da MPB em turnê pela Europa
Próxima Notícia >

A importância de Martinho da Vila para a música popular brasileira

11.02.2025 13:43
A importância de Martinho da Vila para a música popular brasileira