
São Paulo recebe maior evento de maternidade do país
São Paulo recebe maior evento de maternidade do país
Com o apoio da Novabrasil, 10ª edição do Seminário Internacional de Mães ocorreu no último sábado com o objetivo de acolher as mulheres na jornada de dores e delícias que é criar os filhos

Enxergar a mulher na totalidade e acolher as várias funções que exercemos ao longo da vida, inclusive o papel de mãe. Como equilibrar tantos pratos sem perder a essência de quem somos?
Essas foram algumas das muitas questões levantadas durante as mais de 10 horas do Seminário Internacional de Mães, que aconteceu no último sábado (4), no Centro de Convenções Rebouças, zona Oeste de São Paulo. O evento chegou neste ano à 10ª edição e teve pela primeira vez o apoio da Novabrasil. Aliás, a música esteve presente entre os diferentes painéis, com playlists da rádio feitas a partir da escolha de ouvintes com músicas que ajudaram a “embalar” a própria maternidade ou a relação com suas mães. As palestrantes também escolheram as suas músicas, como a Gabriela Prioli, que iniciou a palestra ao som de “Me espera”, de Sandy com Thiago Iorc.
A jornalista e educadora parental, Ivana Moreira, uma das organizadoras do evento, destacou a emoção de se chegar a 10 anos de evento com uma troca tão rica de experiências e reflexões: “imagine em 2015 a gente pensar que centenas de mães iriam passar o dia juntas só trocando experiências sobre maternidade, não existia algo assim. É muito legal ver como essa troca ajuda e a grande conversa é essa, exercer a maternidade mas sem deixar de olhar pra outras questões da nossa vida como mulheres”.
Além da advogada e apresentadora Gabriela Prioli, participaram do evento a jornalista e escritora Daiana Garbin, empreendedora Dani Junco, a escritora e influencer Cris Paz, a educadora portuguesa Magda Gomes Dias e a sexóloga Cida Lopes, que reforçou a importância das “pazes” das mulheres com a própria sexualidade e a busca de prazer. “Somos sobreviventes de uma educação sexual que punia as mulheres que sentiam prazer. Resgatar esse direito nas mulheres e, principalmente nas mães, estaremos passando também para as crianças um conceito mais bonito e saudável de sexualidade”, destacou Cida.
Já a empresária Rachel Maia destacou a importância de fortalecer as mulheres negras, já que elas representam 88% das mães solo no Brasil. E distribuiu abraços na plateia.
A reportagem da Novabrasil conversou ainda com algumas participantes, como Cecília Vilela, que é dona de casa, mãe de 3 filhos e participou do seminário pelo segundo ano seguido. “O evento faz a gente pensar muito na nossa maternidade e enxergar que a gente não está sozinha e que muitas mães passam pela mesma coisa que a gente passa”.